Pessoas que nos Magoam
O encontro das Cheganças
vem rompendo o silêncio
desta cidade romântica,
As pessoas pouco a pouco
estão aparecendo acenando
das janelas das suas casas,
Estas Cheganças nascidas
da fé e do nosso inspirado
povo que compõem
saudações ao Padroeiro
trazem o condão e a poética;
Um olhando para o outro
cumprem do mesmo jeito
o gostoso efeito de festa,
porque nossos corações
fazem música de orquestra,
e deixamos nos envolver por
este amor que a gente venera.
Existem pessoas que acham
que até nas leis da Natureza
podem mandar,
Que a vida alheia não
devem respeitar
e por onde passam o que veem
na frente vivem para estragar.
Este tipo de gente o Barba Ruiva,
a Cabra Cabriola, o Cabeça de Cuia
e o Papa-Figo podem
nos fazer o favor de carregar:
(Porque gente assim nunca irá fazer falta porque a civilização
para elas nunca será o real lugar).
Eis poesia que abençoa e que
também é capaz de amaldiçoar,
Quem procura acha,
e depois da vida não pode reclamar.
A verdade foi feita para falar
e cada um se coloque no seu lugar.
As lendas existem também para educar os adultos que estão a teimar.
A porta é o Mistério
do Morro da Mariazinha,
Lidar com algumas
pessoas hoje desafia
muito mais,
A poesia me ajuda
a ficar em paz,
e por pretensão encontrar
a porta que nunca
ninguém mais foi atrás,
Há tanto tempo isso faz...
O problema não é ser de direita, centro ou de esquerda, o problema é a ambição que pessoas assumem para si mascarada numa fantasia de fazer parte de um plano de poder que também pode ser nomeada por fanatismo. O fanatismo destrói com o patriotismo e arromba com o nacionalismo.
Uma crise política ou uma crise econômica não podem levar as pessoas a entrarem numa negação coletiva da memória afetiva dos símbolos, tradições, cultura e de reverência aquilo que nos faz Nação.
Não há graça ter contato com pessoas que pensem igual a mim, porque o assunto se esgota rápido, e acho melhor ainda que discordem de mim porque exerço e testo o meu poder de convencimento.
As pessoas devem aprender a ter discernimento para não transformar uma ocorrência social em uma ocorrência criminal. Quem não tem sensibilidade social precisa aprender a ter.
O ataque a identidade nacional, a cultura e o investimento para o desgaste afetivo entre as pessoas em um país e num continente inteiro, é o prelúdio de que estamos todos sendo assediados por terroristas para causar desestabilização na região.
Vejo pessoas de outros
lugares do mundo lutando
para ter direito a sua Pátria,
o seu Idioma, a sua Bandeira,
a sua Fé e a sua Cultura,
Há quem finge que não perceba
contribuindo com o aumento
do absurdo, da dor e da tormenta.
Mesmo diante das adversidades
nada é capaz de apagar
com o afeto e a ternura
de quem está no front da luta
do seu direito de existência.
Nós temos tudo e muito mais
para viver melhor e em paz,
e que para muita gente para ter
o direito de existir quanta falta faz.
Se você não gosta disso ou daquilo,
faça por si mesmo o quê que
você deseja sem ser depreciativo
com tudo aquilo que temos
e por tudo aquilo que foi construído.
As pessoas de uma maneira geral deveriam ser mais cautelosas na Internet antes de serem levadas por suas paixões políticas deveriam se centrar na busca pela verdade, se de fato querem passar um mundo a limpo. Mentir só para atender uma simpatia política é um ato nocivo.
As pessoas podem estar alteradas. As pessoas podem estar até provocando uma briga. Nada justifica o uso desproporcional da força.
Quando se procura mil motivos para justificar o uso desproporcional da força é sinal de retrocesso civilizatório.
Governos de esquerda e de direita erraram e acertaram. As necessidades das pessoas são flutuantes, não dá para esconder os erros do passado para tentar justificar um presente. Erros são erros e acertos são acertos.
É covardia e baixeza espezinhar a devoção das pessoas humildes e eleger um grupo devido as suas origens para fazer com que ambos se sintam abalados, e com isso por meio deles gerar conflito social para obter holofote político.
O apreço a liberdade é um valor a ser cultivado para que as pessoas não venham a delinquir, e quem delinquiu encontre a chance e o significado de não reincidir no mundo do crime.
Hoje de maneira muito sacrificada as pessoas têm acesso à Internet. Aulas de arte, artesanato e música ainda não estão democratizadas, mas a Internet ajuda a quem deseja aprender e pode pagar pelo sinal de Internet.
Não precisamos de machismo. Não precisamos de feminismo. Precisamos de pessoas afetivamente educadas e dispostas a conviver em harmonia.
Precisamos de alegria, sonho e romantismo.
Tudo aquilo que concorre para danificar psicologicamente as pessoas e caça a bondade nas relações sociais merece ser repudiado ou mesmo até ignorado para que não ganhe força para nos destruir.
