Pessoas Pobres
Quanto mais nos conhecemos interiormente, mais descobrimos o quão miseráveis, cegos, pobres e despidos do amor e de todas as suas virtudes somos. Mas, mesmo assim, Deus nos ama e nos aceita com um amor incondicional e imparcial.
Quando vemos os pobres se auto destruindo, tenho impressão que amor é um produto, e que só a elite pode ter.
§
confundi
a catedral dos pobres
com minha parede de oratória
joguei os livros ao chão
e parei de domesticar
a liturgia.
A ascensão social de alguns negros pobres da periferia não é a regra, mas uma exceção diante de um ambiente extremamente desigual.
Isso não invalida o descaso histórico do Estado brasileiro, os efeitos da escravidão, e a necessidade das políticas de reparação social, tampouco valida a ideia de meritocracia.
É porque os ricos negligenciam fazer pelos pobres a obra que Deus lhes indicou, que eles se tornam orgulhosos, mais autossuficientes, mais indulgentes consigo mesmos e de coração endurecido. Afastam de si os pobres simplesmente porque são pobres, e isto dá a estes ocasião de se tornarem invejosos e ciumentos. Muitos se tornam amargos, impregnados de ódio para com os que têm tudo enquanto eles nada têm.
"O regime de exceção (formal e informal) jamais deixou de existir nas comunidades pobres e negras deste país. O que há em alguns momentos históricos é, como foi no ano de 1964, uma 'democratização' da violência estatal. O Brasil desenvolveu seu ethos na aversão à igualdade social e no desprezo à dignidade humana. Para quem é negro neste país, o regime de exceção segue agindo sobre os corpos pretos, de maneira violenta, mortal e implacável."
Reconheçamos que o Brasil é um dos países mais pobres e menos instruídos do mundo. Reconheçamos isto, para que enfrentemos com denodo o mal que nos acabrunha.
"OS DIAS MAUS CHEGAM PARA TODOS: sejam ricos ou pobres, inteligentes ou estultos. Steve Jobs, dono da APPLE, milionário americano, antes de morrer, ainda jovem, 56 anos, disse: Eu daria todo o meu dinheiro para alguém sofrer no meu lugar. Então procure amenizar os teus dias maus (sofrimento) e aceite como bom o menos mau"
A religião foi criada para evitar que os pobres matem os ricos e gananciosos. Hoje, esses ricos gananciosos estão se tornando cada vez mais poderosos, e isso ocorre graças aos pobres que lhes entregam dinheiro e poder. Eles fingem humildade, o que é ainda pior do que a arrogância. Tornam-se, assim, arrogantes, sem compaixão e empatia pelos pobres, justamente porque foram os pobres que os tornaram ricos.
Apenas quando formos amigos dos pobres, teremos nos comprometido com eles.
Sempre haverá pobres e ricos; não se trata de uma luta de classes. Se assim fosse, a maioria ganharia, pois contra a força não há resistência. Trata-se de uma questão de espiritualidade e equidade.
Pobres lutam e lutam, mas não deixam legado, apenas problemas. A herança deixa o rico; fazer dinheiro é seu lema. Que se danem aqueles que não brilham; a minha luz não será ofuscada pela proximidade deles.
Sempre haverá pobres e ricos, e o meio termo. O problema é uma questão de espiritualidade, equilíbrio, equidade e integralidade. Você não precisa amar ninguém ou ser amado por alguém; você só precisa se respeitar e se amar primeiro.
