Pessoa Intelectual
Seja intelectual ao ponto de ser notado não pela sua beleza, mas sim por suas obras feitas com amor!
O intelectual não é aquele que reproduz o conhecimento de forma mecanizada. Mas, sim aquele que o reproduz pautado na cintilante luz que clareia e proporciona a reflexão, isto é , a Epistemologia.
Às vezes, nos perguntamos o que é ser bom. Vejo que muitos dos intelectuais consideram "bom" quem se assemelha à máquina de 'O guia do Mochileiro das Galáxias': trabalha sem parar para responder à pergunta mais fundamental de sua "vida" e, depois de milhares de horas, dá uma resposta insignificante para o mundo. O discurso é 'sejas multi e serás bom', mas o que se julga é 'Sejas exatamente o que eu quero que serás bom, para mim'. Mas eu fiz uma escolha, há algum tempo. E tenho a vantagem de saber que minha escolha me dá vida, de fato.
A atrofia intelectual de alguns seres humanos, e tão gritante que se tornar até ofensivo aos ignaras se compararem com os tais. Quem luta por direitos iguais não pode exigir privilégios diferentes.
Às vezes, temos que sair do mundo real e visual e adentrarmos no mundo intelectual, para mais facilmente, entendermos o melhor caminho aos nossos objetivos.
Não seja minúsculo, com suas críticas aos erros de quem quer que seja, pois até os intelectuais e sábios, cometem falhas e erros.
Um intelectual não é regido por livros, pensamentos e emoções, mas sim de todas essas coisas juntas.
Igreja ou Fundação?
Nos dias de hoje muitos intelectuais estão colocando em prática a ideia original de Jesus de fundar uma Igreja. Tema polêmico entre os cristãos essa Igreja tendo a frente seu discípulo Pedro se encarregaria de disseminar pelo mundo o ensinamento de Jesus. Assistimos hoje a criação de um sem número de Fundações que têm por objetivo a manutenção da memória viva do escritor, filósofo, políticos e outras personagens de destaque na sociedade, pelos seus admiradores e seguidores. Todos buscam a imortalidade.
O Brasil é uma nação intelectual atrasada que vive de esperanças sem fundamentos e de regras genuinamente irracionais.
A percepção predominante na América Latina é de que a teologia é um mero passatempo de intelectuais, quando na verdade deveria ser tema indispensável para a vida. A culpa da teologia ter se transformado nesse joguinho efêmero, em suma, é de responsabilidade dos próprios teólogos que "profissionalizaram" a reflexão teológica e a insularam das outras disciplinas humanas, privando a teologia de cumprir seu papel na história.
Por isso teologias como a da Libertação e da Missão Integral se fazem necessárias para retomar o diálogo multilateral com as diversas áreas do saber e os variados movimentos que compõe a cidade.
As igrejas deveriam sim promover mais diálogos (e eu não disse monólogos) sobre as pautas da cidade como: igualdade de gênero, racismo, política, economia solidária, inovação, programas de transformação social, práticas sustentáveis, saúde mental e etc.
Eu diria que é no mínimo irresponsável que os líderes eclesiásticos sigam mantendo a teologia e a igreja numa ilha.
Menos razão, mais sentimento;
Menos intelectualidade, mais humildade;
Menos amargura, mais ternura;
Mais consciência; menos palavras...
É uma lei natural, por nós menosprezada, que a versatilidade intelectual é a compensação para mudanças, os perigos e as dificuldades. Um animal em perfeita harmonia com seu meio torna-se uma perfeita máquina. A natureza nunca recorre à inteligência, a menos que o hábito e o instinto sejam insuficientes. Não há inteligência onde não há mudanças nem necessidade de mudanças. Só desenvolvem a inteligência aqueles animais que tem que enfrentar uma enorme gama de perigos e necessidades.
(A máquina do tempo)
O homem é o único ser intelectual na natureza, mas as vezes pelos seus atos demonstra total ignorância.
Em qualquer debate, o mais importante não é vencer os duelos intelectuais, mas sim fazer com que todas as partes se tornem mais sábias, instruídas e capacitadas.
Não consigo entender porque a opção da intelectualidade política com as guerras, se com a paz ela nos une gerando mais inteligência e conhecimento..
