Perdão
O perdão
O perdão é o processo consciente
Para liberar sentimentos de mágoa,
Raiva e desejo de vingança latente
Contra quem nos fere e não abençoa.
É também uma decisão consciente
No processo de libertação emocional,
Traz consigo o alívio presente
De liberação de algo pessoal.
O perdão proporciona paz interior,
Alívio emocional e cura da alma.
É um ato de amadurecimento contínuo,
De forma que nos acalma
Num processo sem recuo.
O perdão é algo difícil, mas não impossível.
Requer sempre de nós uma decisão.
É preciso estar sensível
E abrir o coração.
O perdão é como bálsamo para a alma,
Permite a cura do corpo emocional.
Traz leveza, melhora e acalma,
Encerrando um ciclo com ponto final.
Por fim, o perdão é um gesto de amor,
Uma ferramenta de inteligência emocional,
Um caminho para a liberdade sem a dor,
Essencial para uma paz sobrenatural.
Raimundo Nonato Ferreira
Março/2026
Sabe qual o problema de você não me perdoar no momento em que te peço perdão? É que quando você decidir me perdoar, provavelmente eu já terei novos pecados a serem também perdoados!
Sou alguém de perdão quase infinito, o que cria a imagem de fraqueza. Mas felizmente fui abençoado com a desistência. Desistir nem sempre é algo ruim. Desisto das pessoas após muito insistir, até que não sobra nada além de lembranças num pote.
Buscar a cura é ter coragem de enfrentar a dor mesmo depois do perdão, resgatando o amor-próprio, a paz e o autocuidado.
sem verniz, sem pedir perdão —
esse teu riso meio torto
que não cabe em padrão.
Chamam de ogro o que é verdade,
o que não sabe fingir,
o que prefere ser inteiro
a se moldar pra caber ali.
Mas não endurece por inteiro,
não deixa o mundo te levar:
até pedra guarda água
se aprender a escutar.
Helaine machado
"Perdoe sempre... porque melhor que o perdão só o Amor!!"
Otávio Abadio Bernardes
Goiânia, 17 de dezembro de 2025.
Travessia no deserto
O deserto é um lugar difícil e impiedoso,
nele, o perdão diverge da tolerância e as renúncias divergem do ego,
O que deixou de ser moradia hoje se transformou numa sequencia inusitada de tombos e através desses mesmos tombos foi criando asas para alçar os novos voos do amanhã,
Lembre-se, a pressa de algumas ações pode fazer a sua própria realidade doer, pois se uma rosa é apreciada calmamente ao sabor de um olhar atento ela será significativa e se manterá linda, agora se a mesma rosa for apreciada e tocada com euforia ela permanecerá bonita, mas seus espinhos irão fazer a sua tolice sangrar,
Já pedi muito por você para os céus, então a cabeça perguntou, o coração reagiu e o corpo sentiu, porém apenas o silêncio foi quem interagiu,
Logo, foi lá no vazio que eu aprendi como se deve voltar forte e abraçando o mundo.
" Pelo fogo que te consome
peço perdão
pela ousadia de acender-te
não
não me permitiria ver-te insossa
tal qual moça
em solidão...
" Hoje quero uma volta ao passado, para encontrar pessoas as quais devo pedir perdão. Acho que é chegado o momento de continuar minha viagem, sem esses sentimentos guardados, que tanto pesam o coração...
Mágoa prende o espírito enquanto que o perdão liberta…Portanto, liberte-se, tire do porão essa mala empoeirada (coração) e liberte esses sentimentos plangentes e retrógrados, pois o peso de carregá-los é que deixa tua alma pesada como pedra...
ALÉM DA ARMADURA
(Como o perdão e a gratidão se reconectam)
O perdão busca consertar um erro do passado, enquanto a gratidão celebra um vínculo no presente. Dessa forma, de maneira genuína, você despe sua armadura e reconhece que o outro agora faz parte da sua história.
Lu Lena / 2026
