Pensamentos Góticos
“O preguiçoso é sombra que inveja a luz: não brilha, não caminha, e tenta apagar o passo de quem ousa seguir.”
Dentro dele cresce uma sombra que jamais conheceu o sol;
um fruto apodrecido que, mesmo preso ao galho, amadurece apenas para cair.
"Quando uma árvore quer crescer mais que as outras para ter mais sol e deixar sombra para as outras, a natureza se encarregará de fazê-la apodrecer."
Valei-me desse sol
que nasce já cansando.
A blusa pesa,
o cabelo desiste.
A sombra é pouca,
a paciência também.
Eu ando devagar
porque até o tempo
resolveu suar.
Valei-me ...
Mas nem tanto.
Tem dias
que a gente só derrete
com dignidade.
Tem gente que quer uma sombra no quintal, mas não tira uma folha da varanda. Tem preguiça até para olhar o sol.
“Algumas pessoas passam pela nossa história. Outras deixam uma sombra tão profunda que continuam existindo mesmo depois da partida.”
— Juliana Hoffmann Liska
O ódio é um vínculo, e eu escolhi ser livre. Se a sombra da sua maldade não conseguiu apagar a minha luz, é porque a minha essência é governada pelo que carrego no peito, e não pelo que recebo de suas mãos.
O descanso da alma é o instante em que o coração suspende o peso do mundo e se deita à sombra de si mesmo, onde o cansaço vira prece e o tempo vira paz.
O verdadeiro caminho não é iluminado só por luz que vivifica a alma, mas também pela sombra a dignificar o percurso.
