Pedagogia da Autonomia
Pequeno discurso sobre o princípio da Pedagogia
A missão acadêmica, propriamente dita, não consiste em preparar um aluno para a Vida. A natureza da existência Pedagógica, imanentemente, tem como teleologia forjar o aluno para o mercado de trabalho, através do intelecto. É o de fornecer material epistemológico, científico. Porém, a própria presença do aluno em sala de aula, isto é, toda carga horária usada durante toda sua jornada colegial ou acadêmica, inconscientemente, já é a própria parte da bagagem de preparação para a Vida. Não é papel docente, de um Professor, ensinar um aluno para a Vida. Mas fornecer-lhe material acadêmico. É bem verdade que, na Grécia antiga por exemplo, os aios tinham, também, esse brilhante papel. Mas com o advento do ensino sistemático acadêmico-colegial, o papel dos Professores se limitou apenas a transmitir conhecimentos especializados. O preparo para Vida é uma construção vivida no individual com a participação do coletivo. São os amontoados conexos e desconexos do dia a dia que forjam o caráter e capacita o cidadão a se inserir nos atos da própria Vida. Repito: inclusive, inconscientemente , quando ele passa boa parte de sua existência, na Escola.
Às 12h24 in 29.04.2024
Toda pedagogia é comprometida com o projeto de educação de acordo com os ideais de sociedade. E assim, reconfigura-se a histórica.
A pedagogia é a arte de inspirar a mente e nutrir o espírito, de desvendar o potencial de cada ser humano e guiá-lo no caminho do conhecimento. É através da pedagogia que se constrói um mundo melhor, mais justo e mais humano, onde a educação é vista como uma ferramenta essencial para a transformação da sociedade e para o desenvolvimento integral de cada indivíduo.
A Pedagogia não é libertadora!
Libertador é o ato de educar sem alienar ou doutrinar;
ensinando o aluno a se protagonizar, crescer, ser e fazer;
questionar, discernir e pensar.
A Pedagogia e a prática educativa,
jamais serão “Qualidade de Educação”,
se forem aplicadas sob tensão,
ignorância e cobrança,
com burocratização,
sob ameaça ou coação,
com sobrecarga ou imposição.
"O perigo da pedagogia moderna consiste em julgar que basta apenas informar bem o educando para atingir o conhecimento, quando a verdadeira pedagogia consistiria em dar a este a capacidade de, por si mesmo, investigar as causas, as razões, os porquês das coisas."
"A Neurociência, a Pedagogia Sistêmica e a neuropsicopedagogia desempenham papéis cruciais no desenvolvimento humano e na prática educacional.
Juntas buscam compreender as dinâmicas sistêmicas que afetam o desenvolvimento e a da criança e do adulto. Ajuda na educação famíliar entre pais e filhos, até mesmo entre os companheiros:
Estimular a curiosidade: ; Promover atenção e memória; Valorizar estilos de aprendizagem diversos:
Atenção às relações familiares: ; Sua contextualização; Considerando as Intervenções na escola, trabalho e no lar.
Em conjunto, a Neurociência e a Pedagogia Sistêmica oferecem uma base sólida para aprimorar a prática educacional e promover o desenvolvimento humano no todo: cognitivo, emocional e social dos entes familiares e sociais."
Relevância íntima
não é algo isoladamente conquistado; carecemos de
toda pedagogia e desafios
do mundo; e, das gentes
que nelehabitam!
O exercício da virtude da reflexão é muito importante, porquanto quanto mais autonomia reflexiva nós desenvolvermos, maior o discernimento para que possamos fazer escolhas conscienciais.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
Não sou a favor da autonomia do Banco Central porque quem governa um país, por óbvio, são os governos, eleitos democraticamente pelo povo, não os bancos...
Ouça a música e dance como um louco buscando por autonomia
Deixe seu coração bater
Não sinta vergonha, feche os olhos, agora guie sem as mãos
Deixe seu coração bater...!
O indicativo que você está resgatando sua autonomia como pessoa, é quando sente o prazer em dar seus próprios passos, sem a necessidade de ser confirmado a todo momento se está no rumo certo. Assim, você passa ter clareza da inteira responsabilidade por sua vida.
Dizem que 21 é a maioridade
A era das vaidades
Onde a autonomia se torna realidade
A coleção de amizades cae pela metade
Ideologias sem efemeridade
Respirando novos ares
Testando novas tonalidades
Eu busco pela autenticidade
E que se diga de passagem
Amor é minha única verdade!
Esses três fatores – autonomia, complexidade e relação entre esforço e recompensa – são as qualidades que o trabalho precisa ter para ser significativo.
Sejamos mulheres independentes!
Autonomia é o primeiro princípio, no qual a liberdade reina em nossa essência.
