Pedagogia da Autonomia
A autonomia é essencial para o processo de envelhecimento e resulta de decisões tomadas ao longo da vida que devem ser equilibradas buscando benefícios e preservando a dignidade humana e a vida.
"Não pretendo fazer falta, pretendo sim torna-me dispensável. Educar é isso, dar autonomia e contribuir para que cada um siga da melhor forma o seu caminho."
Deus deixou Adão com autonomia, mas Adão ficou sem a assistência de Deus; pois Ele colocou diante de Adão algo como um triplo apoio, para que ele não pecasse e nem caísse. Ele lhe deu um preceito, para que Adão pudesse, com obediência, não escolher o pecado; Ele acrescentou uma advertência, para que Adão pudesse temer pecar, por causa da punição anexa e seguinte; Ele concedeu graça, para que Adão fosse capaz, realmente, de cumprir o preceito é evitar a punição advertida.
É a falta de autonomia ou independência da graça de Deus que confere á teologia de Armínio o toque de monergista (...). Armínio teria se aliado a Lutero em seu debate com Erasmo (...). Armínio é um monergista no sentido de que tudo procede da graça, mas ele é um sinergista no sentido de que o homem precisa consentir.
A construção de um adulto bem sucedido, maduro e feliz está na autonomia e voz que você dá à criança na infância. O rótulo de bonzinho faz ela crescer imatura, dependente emocional e muitas vezes financeiro de terceiros, serviçal.
Os jovens devem aprender a buscar a sua auto-satisfação com trabalho e autonomia; pois, enquanto dependerem dos financiamentos para se afirmarem como seres úteis para sociedade, viverão aprisionados aos bancos e/ou aos seus financiadores.
A autonomia de um Banco Central, representa uma melhor dinâmica no sector econômico e financeiro de um Estado, permitindo, amiúde, a desburocratização dos sistemas funcionais de complance.
A autonomia é um dos princípios didáticos do Ensino a Distância, onde o discente é o maior responsável pela aprendizagem.
Paulo Freire [*] já falava que um dos pilares do ensino é autonomia, independente de ser no ensino presencial ou a distância.
Contudo, esta autonomia deve ser primordial pois através dela o discente deve compreender e discernir as informações, organizar seu pensamento e a estrtura do seu processo de aprendizagem.
Muitos falam que a característica principal discente deve ser “autodidatismo”. Porém são características diferentes, pois enquanto o autoditada tem a capacidade de buscar o conhecimento e ensinar a si mesmo, o autônomo vai além disso devendo atuar de forma responsável e disciplinada de acordo com a metodologia de ensino oferecida.
Por esta razão faz-se necessário que as “regras do jogo” estabelecidas pela equipe pedagógica e docentes estejam claras e objetivas, intervindo, mediando e zelando para que os objetivos de ensino sejam alcançados.
[*] FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996
A autonomia da liberdade nos relacionamentos
O preço da liberdade é a responsabilidade. Sem a responsabilidade, os relacionamentos monogâmicos tendem a falhar e a moral coletiva da sociedade se torna cada vez mais distante. Esse fator se dá quando as decisões próprias ignoram o impacto das escolhas na vida sobre os outros envolvidos. Nesse contexto, o parceiro também precisa compreender certas individualidades do outro, como pequenos momentos vividos de maneira independente. Cada indivíduo carrega consigo necessidades e desejos próprios que, quando respeitados dentro do relacionamento, fortalecem o vínculo e evitam a sensação de aprisionamento emocional.
É importante destacar que, nos relacionamentos monogâmicos, a liberdade deve ser compreendida como um espaço de expressão individual dentro de um contexto de compromisso. Pequenos momentos de independência são essenciais para o bem-estar emocional dos parceiros, permitindo que cada um mantenha sua identidade sem comprometer a estabilidade da relação.
A natureza humana apresenta tendências egoístas que podem gerar conflitos nas relações interpessoais quando não reguladas pela ética. A liberdade quando dissociada da moral causa desiquilíbrio para o casal. Dessa forma, para que a autonomia seja benéfica dentro dos relacionamentos, é necessário que esteja alinhada a respeito mútuo.
A responsabilidade é o elemento que diferencia a liberdade da libertinagem. A verdadeira autonomia não está em agir sem restrições, mas em tomar decisões conscientes e respeitosas. Além disso, a responsabilidade implica diálogo entre os envolvidos, garantindo que expectativas sejam alinhadas. Sem essa consciência, os relacionamentos tornam-se instáveis, gerando distanciamento afetivo. Assim, compreender que liberdade exige responsabilidade é essencial para manter relações saudáveis e duradouras.
Portanto, a liberdade nos relacionamentos não deve ser exercida de maneira isolada, mas sim acompanhada de responsabilidade e reflexão sobre as consequências das escolhas individuais. Respeitar a autonomia do parceiro sem negligenciar o compromisso fortalece a relação e evita desgastes emocionais. O equilíbrio entre liberdade e responsabilidade é essencial para construir vínculos afetivos sólidos, baseados na confiança, no diálogo e na valorização mútua.
Após tomar conhecimento do fato abaixo, resolvi escrever sobre o tema “relacionamento interpessoal” e com assunto na liberdade e razão.
Um caso viralizou nas redes sociais: uma menina de 13 anos engravidou após fazer a brincadeira da “roleta russa”.
De acordo com a educadora Andrea Vermont, a prática consistiria em uma atividade em que “os meninos se sentam em várias cadeiras, ficam com ereção e as meninas passam sentando”, conforme teria explicado a própria aluna. A estudante afirmou desconhecer a identidade do pai da criança devido à polêmica dinâmica.
Cada criança com deficiência tem o direito de aprender a ler e escrever com autonomia, respeito e pertencimento, por meio da acessibilidade e do uso intencional da tecnologia assistiva.
Autonomia de Kant
A angústia é uma "azia existencial" percebida pelo nosso inconsciente quando ele conclui que a existência é comportamental.
Ninguém consegue viver kantianamente, tem dia que tomo uma xícara de angustia enquanto converso com o café,se você achar que tudo tem de ter um propósito, já é sinal de que você precisa de medicação.
Nunca perca a autonomia, a menos que você queira ser projetado por pessoas que mal lhe conhecem e pensam que lhe dominam.
”Quanto maior a vulnerabilidade, maior o risco de delegar o que deveria ser autonomia e tornar-se refém dos próprios salvadores.”
Irei enrolar minha causa na sua como se eu nunca fosse embora, mas te darei total autonomia para escolher se devo ou não ficar.
Cada um de nós tem o poder de moldar a sua vida em perfeita autonomia.
Podemos enriquecer as nossas vidas sendo criativos e felizes na medida em que nos permitimos ser.
Você se torna consciente de que qualquer um pode fazer você feliz porque felicidade é o resultado do amor que vem de dentro de si.
Gosto de gente que têm autonomia da própria vida, que responde por si. Que não se importa com o que os outros estão pensando dela, porque sabe que o mais importante é saber que ela não é o que os outros falam. Gosto de quem vê além das aparências, gosto de quem se dedica à assuntos não superficiais. Gosto de pessoas autênticas, espontâneas que sabem que a vida é uma jornada preciosa e única, e que não merece ser desperdiçada
Gosto de gente que têm autonomia da própria vida, que responde por si. Que não se importa com o que os outros estão pensando dela, porque sabe que o mais importante é saber que ela não é o que os outros falam.
A verdadeira forma de caridade, é ajudar alguém lhe proporcionando, a autonomia social que o exercício da plena cidadania exige.
