Pedagogia da Autonomia
ENQUANTO EU RESPIRAR
Vou lutar pela minha Filha(o) Autista, pela sua autonomia, seu desenvolvimento e sua felicidade. Ser Mãe Atípica é viver o poder do amor incondicional e da resiliência, enfrentando cada desafio com coragem e esperança. O Autismo faz parte da nossa jornada, mas ele nunca vai definir nossos limites. Juntas(os), vamos construir um caminho onde ela(e) possa brilhar com toda sua singularidade e força!
"Quanto mais autonomia você tiver sobre si mesmo, mais tu saberá se suas boas ações são frutos de virtudes ou apenas obediência"
Prevalência de sentimentos como apatia, agonia, covardia, angústia e ausência de autonomia impulsionou o mercado de ajuda na sociedade pós-moderna.
CARROSSÉIS
Minha neta está desenvolvendo o processo da fala, já com um pouco de autonomia.
Sempre nos surpreende com palavras e frases certamente aprendidas na creche, nos desenhos da televisão, na observação de terceiros diferentes dos familiares.
Seus pais a levaram, pela primeira vez, a um parque de diversões, aquele mundo de máquinas maravilhosas, cheias de luzes, cores, sons, movimentos.
Pelas fotos e vídeos, pudemos vê-la nos brinquedos, com os olhos reluzentes e os sorrisos empolgantes.
Minha Nora nos contou seu comentário, na hora do retorno para casa, sentada na cadeirinha do carro, olhando aquela imagem fantástica, com a roda gigante, o tobogã, as coberturas coloridas. Ela disse: - Foi legal!
Nem precisava ter pronunciado essa frase inédita, dados os registros visuais que não canso de apreciar!
Vendo-a no carrossel, me lembro da música “O Caderno”, do Toquinho:
“Quando surgirem seus primeiros raios de mulher,
A vida se abrirá num feroz carrossel...”
E imagino seu futuro, entre temeroso e confiante!
Também olho para o meu passado, me lembrando dos tantos giros vividos nos carrosséis dos anos. Foram de todos os tipos: musicais, silenciosos, barulhentos, rápidos, lentos, felizes, tristes, inoportunos, violentos, trágicos.
Alguns contrariaram as regras da Física, pois apresentaram mais baixos do que altos.
Vários foram mais parecidos com um trem-fantasma, cheios de curvas fechadas e sustos!
Agora, quase na hora de ir embora, repito o seu sorriso no espelho, ao constatar sua existência, coroando a minha.
Em função disso, digo para mim mesmo: - Foi legal!
Sérgio Antunes de Freitas
Janeiro de 2025
A verdadeira autonomia não se limita à liberdade de escolha, mas se enriquece na responsabilidade moral e espiritual de se submeter à sabedoria divina.
"O ignorante não reconhece sua ignorância, vive de sonhos improváveis, fala em autonomia, mas não faz quase nada sozinho."
A maturidade é como se possuíssemos asas para voar, é autonomia! É a capacidade de saber separar o que interessa ouvir ou ignorar, saber equilibrar sentimentos e lógica para tomar decisões e se responsabilizar por elas. É lembrar que a cada passo dado, há uma lição a ser aprendida - e por isso cada etapa tem um significado especial para quem segue seu próprio caminho.
Insta: @elidajeronimo
A vida não é uma linha reta de acontecimentos sequenciais sobre os quais você não tem autonomia. Todos os dias, cada um de nós tem nas mãos o poder de decisão sobre acordar cedo ou tarde, sobre o que fazer com o dinheiro, sobre a forma como vai lidar com os seus relacionamentos, com o seu trabalho, com a sua saúde e com o seu tempo, o bem mais precioso que todos nós temos.
O ambiente social comum inibe qualquer inteligência e autonomia de pensamento, ela faz do indivíduo um mero bode expiatório da sua própria mediocridade em sua vida cotidiana. certo disto o indivíduo se mantém preso em uma bolha epistemológica onde fica eternamente preso em falsas crenças. o ambiente é propício em permanecer o indivíduo na ignorância, pois o ambiente é uma fábrica de embalagens humanas sem Autenticidade; é proposital mantê-los nisso, pois a rebeldia é fruto da inteligência, ela sobrepuja qualquer comportamento de submissão; e essa ameaça a elite dominante!
Liberdade é a autonomia de escolher, assim também a junção de pequenas escolhas. Mas, sabendo que toda escolha implica em uma renúncia, onde está a liberdade?
Ser livre seria utopia?
Todo santo dia temos o poder de escolha:
Escolher viver ao invés de sonhar;
Escolher amar ao invés de esperar ser amado;
Escolher viajar ao invés de só planejar;
São pequenas escolhas diárias que determinam se temos a real liberdade ou se somos eternos escravos de um sonho utópico.
Com frequência, a humanidade se equivoca ao confundir a reclusão com a autonomia, e a busca pelo entretenimento com a verdadeira essência da felicidade.
Quem não tem autonomia para questionar, tampouco tem liberdade para dar sua opinião e exercer seu direito constitucional e democrático.
