Passarinho Livre
Livre Pensar
Ensinar estoicismo e aristotelismo humanista na veia, contra os reacionários pré-modernos neoplatônicos racistas e fundamentalistas religiosos.
Esta turma reacionária vive de valores arcaicos e do irracionalismo de visão palingenesia milenarista de cultura pastoral.
Sair da Transcendência (Teocentrismo) para Imanência humanista antropocêntrica do Reino do devir.
A imanência opõe-se à transcendência. Os dois conceitos implicam maneiras radicais de vida, completamente diferentes uma da outra.
Livre Pensar
Leitura em ciências humanas, principalmente na análise de formação fenomenológica existencial que tem ligação filósofa histórica desde Antiguidade Clássica (estoicismo, aristotelismo, platonismo, etc). Esta Antiguidade Clássica serve de tijolinhos para Medieval Cristã, Humanismo renascentista, Iluminismo e marxismo. O erro reacionário é não analisar os tijolinhos que para compor a teologia cristã e diversas correntes ideológicas ao longo do processo histórico, necessita de tempo.
Imanência humanista antropocêntrica, pega tijolinhos da Antiguidade Clássica contra Teocentrismo medieval que é helenização do Cristianismo igual a junção do Cristianismo com neoplatonismo pagão. Para pegar os reacionários, vai bater no neoplatonismo pegando correntes que contestam na Antiguidade Clássica.
Apaisanar
Não precisavam
Deles
Sentiu-se
Livre
Para ir
Seguir
Principalmente
Não ir
Seguir
Se assim
For
Marginal
Finalmente
Livre
Para
Ser útil
Não sendo
Inútil
Menos mal
Livre Pensar
A estupidez
Tem origem
No estudo
Sistemático
Dos métodos
Sofisticados
De como
Se destruir
A insensatez
Na intolerância
Incapacidade
De convivência
Sapiens
Toma tento
Desse jeito
Seu destino
Num orna
Livre Pensar
O que
Desenho
É cópia
Do que
Idealizo
Abstração
Alma
Do que
Me vai
No espírito
Saber
Do conhecimento
A tradicional
Nostálgico
Feito
De matéria
Dos sonhos
Inatos
Livre Pensar
Preguiça
Da boa
É dádiva
Sem essa
De pecado
Capital
Preguiça
Alongamento
Do espírito
Preguiça
Saúde
Mental
Um pássaro voando longe do ninho
Livre, mas preso ao seu habitat
Por vezes perdido sem saber por onde está voando
às vezes recolhido em seu novo ninho
"A Torá ensina que o livre-arbítrio não é isento de perdas, pois escolher o 'tov' (bem) exige abandonar o 'ra' (mal), demonstrando que a vida é forjada em renúncias."
O livre arbítrio e o destino podem coexistir juntos, embora pareçam contraditórios... Enfim, o destino que alguns têm em mente, é o destino das escolhas, certas e/ou erradas que fazem, entre outros... Mas esses são aqueles que vivem numa bolha, olhando apenas para o próprio umbigo, esses são aqueles que não enxergam a bondade e muito menos a maldade. O destino na verdade, consiste nos momentos, e nas escolhas entram o livre arbítrio. O destino das escolhas foi criado à partir da seguinte pergunta: "Será que eu fiz a coisa certa?" ou também, criado para os fracos de pensamento justificarem seus erros. A coexistência do livre arbítrio e do destino, ainda é uma coisa que a mente humana não pode entender.
Quando você é muito livre você esbarra na liberdade dos outros, por conta da irresponsabilidade que ser muito livre produz. Então, prisão, de certa forma, e em algumas situações, pode ser bom porque te livra das liberdades que são nocivas a você e as outras pessoas.
Na minha insanidade
Procuro liberdade
Respirar ar livre
Sem que nada me prive
Em meio a tantos pensamentos
O desânimo quer tomar conta
Cheio de lamentos
E a fraqueza desponta
Entre o certo e o errado
Apegando ao passado
E ao teu lado desejando viver
Todo dia o mesmo amanhecer.