Para Educadores de Infância
Se Chover, Deixe-me Ser Criança
Deixe que eu sinta o cheiro da terra molhada,
Que eu pise no chão descalço,
Que eu corra nos terrenos baldios,
Que eu espalme a grama do estádio,
Que eu pegue granizo da calçada,
Que eu tome banho nas goteiras do prédio,
Que eu vá as cabeceiras dos rios,
Que eu pule nas águas do riacho,
Que eu brinque com moleques na rua...
Que eu suje as roupas de lama,
Até eu me cansar de tanta alegria!
... Se chover, deixe-me ser criança!
Autor: Vauvei Vivian Do livro: Acordes para sonhar
Crianças no parquinho
Bebendo vinho
Seus brinquedos no cantinho
Querendo carinho
Quem imaginaria
Que um dia se esqueceria
Da diversão que teria
De brincar com o amiguinho
Hoje não é assim
Eles não estão a fim
Vendo o carmesim
Desejando o fim
Meus olhos doerão
E terei razão
De sentir aversão
Com a contradição
À frente de uma criança, devemos aplacar o vento, aparar os raios, afastar a névoa, eliminar os espinhos e possibilitar que os seus sonhos sejam limpos e sempre se realizem.
Não existe o livre arbítrio! Quando crianças nos dão as fadas, os dragões, os anjos, os bichos-papões, Papai-Noel e outras coisas. Ao crescermos, fundimos todos esses entes numa só entidade e passamos a reverenciá-la por toda a vida.
Aquela casa
Aquela casa tem flores, tem criança e tem bichinho
Aquela casa tem teto, tem paredes tem sofá
Aquela casa tem vista, tem garagem e celular
Aquela casa tem gente, tem mentira e tem verdade
Aquela casa tem oração, doação e caridade
Aquela casa tem tranqueiras, tem de tudo um pouquinho,
É igual a tantas outras, cheia de tudo...
Mas sem amor e sem carinho.
DISCÓRDIA NA FAMILIA
o servo do senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. deve ser um mestre bom e paciente (2 timóteo 2:24).
examine> romanos 16:17-20
2 timóteo 2:23-25
tito 3:10-11
considere>
como você deveria lidar com uma pessoa que causa divisões em sua igreja ou grupo de comunhão? o que deveria dizer-lhe?
um estudo feito em 2009 comprovou que homens e mulheres pecam de maneira diferente. constatou-se que o principal pecado dos homens é a luxúria, seguido de gula, preguiça, ira, orgulho, inveja e avareza, das mulheres, a lista de pecados por ordem de frequência é orgulho, inveja, ira, luxúria, gula, avareza e preguiça. esses sete pecados foram formulados por gregório, o grande, nos anos 600 d.c. porém, é errado dizer que há somente sete pecados mortais, pois todos eles são mortais (romanos 6:23; tiago 1:15). o rei salomão listou sete pecados detestáveis para deus deus (provérbios 6:17-19). contrário ao entendimento popular, ele não afirma que existem somente sete pecados especificos que deus detesta, pois todos lhe são detestáveis! na biblia, o padrão númerico " seis [...] sete" (jó 5:19; provérbios 30:15-16, 18-19,21-31) não fornece uma lista completa. em vez disso, esses padrões expõem todos os itens por igual, apontando para o item final - "a pessoa que provoca brigas entre amigos" (6:19)- como o ponto culminante dos itens anteriores. em provérbios 6, a passagem está agrupada em mentirosos que " espalham confusão por toda parte" e os que "provoca[m] brigas entre amigos" (vv.12,14,19) e descreve as atitudes e ações daquele que causa divisões. a pessoa que causa divisões é má (v.12), enganosa (v.13), perversa (v.14). orgulhosa (v.17) e tem um coração ruim (v.18). semeia discórdia através de ações hipócritas e palavras enganosas (vv.12,13,17,19). tal pessoa não tem valor para a comunidade e será severamente punida (vv.12,15), pois atrai sobre si a ira de deus (v.16). um encrenqueiro pode destruir a unidade da igreja. somos lembrados: "mande embora a pessoa orgulhosa e acabarão os desentendimentos, as discussões e os xingamentos" (provérbios 22:10). - k.t. sim
Lá nos Estados Unidos eles dão arma no Natal pras crianças. Eles levam o Natal mais a sério.
(Renan)
Quando você é uma criança bonita, você se torna um adulto esquisito. Você não pode ser bonito a vida inteira.
(Renan)
JOVENS ENTRE NÓS
Leia: "Mateus 19:13-25" Aí ele [Jesus] disse:
- Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso...(v.14).
Examine: Maldito seja aquele que não respeitar os direitos dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas ! ...
(Deuteronômio 27:19).
Considere: Que criança necessitada de sua comunidade você vai amar e sustentar? O que o motivaria a sustentar uma organização que cuida de órfãos em terras estrangeiras?
Nossa geração está experimentando o maior aumento de população de todos os tempos. Estamos vivendo durante uma era em que há mais crianças no mundo - 2,5 bilhões - do que jamais houve antes. Meio bilhão dessas crianças vivem em nações abastadas, e 2 bilhões vivem em países em desenvolvimento.
Enquanto vivia na Uganda, país da África Oriental, onde existem dois milhões de órfãos, e mais de 50% da população tem idade inferior à 14 anos, testemunhei a situação que as crianças estão enfrentando em nações reduzidas à pobreza. Reconheço a seriedade da exortação de Deus de que a igreja estabeleça como alta prioridade, amar e proteger as crianças - particularmente as que não têm pais.
"Alguém está pensando que é religioso ? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo. Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições..." ( Tiago 1:26-27 ).
Há muito trabalho a ser feito. De acordo com a UNICEF, "Perto de 11 milhões de crianças ainda morrem a cada ano, geralmente de causas simples de prevenir. Estima-se que 150 milhões de crianças estejam mal nutridas. Acima de 120 milhões não frequentam escolas. Dezenas de milhões trabalham - muitas vezes em situações abusivas. Milhões estão expostas a conflitos e outras formas de violência." De que maneira você pode ajudar as crianças em sua própria comunidade e ao redor do mundo ?
- Intervir em oração por crianças que são vítimas de injustiça ( Isaías 1:17 ).
- Em nome de Jesus, entregar e/ou doar alimentos e roupas para crianças necessitadas ( Deuteronômio 10:18 ).
- Seguir o exemplo de Jesus deixando que as crianças se sintam bem-vindas e amadas em Sua presença ( Mateus 19:14 ).
Faça como Jesus, abra seus braços a uma criança hoje. - Roxanne Robbins
Invista na educação do seu filho
Sabemos como mundo está
Coisas ruins vão aparecer
Ensinando já está ruim
Imagina se não for instruído por você.
#Reflita.
EDUCAR É A ARTE DE LAPIDAR TALENTOS, MAS SER EDUCADOR É MUITO MAIS DO QUE SIMPLESMENTE SER PROFESSOR.
EDUCADOR É TAMBÉM AQUELE QUE VIABILIZA AS CONDIÇÕES PARA O ENSINO, ATRAVÉS DE INFRA-ESTRUTURA PARA A CULTURA DO HOMEM DE AMANHÃ.
(Luciano L.Carvalho)
- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- Pensamentos para Crianças
