Para a mãe que ganha um bebê
(Maternal)
Muitos dizem que o amor maternal é comparado com o amor de Deus, eu discordo disso! Pois existem mães que não amam seus filhos, sentem não sei o quê. Mas amor não é! Muitas abandonam, sentem inveja e até mesmo maltratam os filhos. Quando a gente vê o amor de Deus, ele é puro, leve, agradável, sincero, honesto e verdadeiro. E, acima de tudo, é perfeito, pois mesmo nós, seres humanos, com toda nossa miudeza e insignificância, Ele nos perdoa e nos ama.
E mesmo que venham me dizer: "ah, mas você não está falando de uma mãe, isso não é mãe". Eu logo lhes respondo que sim, isso também é mãe. Pois existem as mães boas, mas também existem as mães ruins. E o fato de serem ruins não significa que não sejam mães.
Os dias, as estações, os anos... tudo isso é regido pelo movimento da Terra ao redor do Sol. Isso é mágico, quase um milagre.
Esse ritmo sagrado intercala luz e escuridão, frio e calor, flores e galhos secos... tudo é regido por esse movimento.
Então aprendemos a fatiar o tempo e inventamos calendários - tempo de trabalho intercalado por tempo de festa; tempo de sonhar e tempo de correr atrás dos sonhos; tempo de usufruir dos sonhos realizados e tempo de inventar novos sonhos. E tudo isso confere significado à nossa vida, esse movimento é como o sangue que corre nas veias e permite que a máquina perfeita do corpo abrigue o Espirito Sonhador.
E de repente quando o Alzheimer escancara as portas desse ritmo conhecido e confortável, toda a vida desanda e estaciona, como se o Tempo parasse e nós ficássemos suspensos em um agora eterno e angustiante.
A noite não é tempo de dormir e refazer as forças, porque o cuidador não dorme e o paciente vive um tempo estranho a este mundo; as horas do dia são imprevisíveis e cada minuto pode ser mais assustador do que o anterior; domingo é igual a segunda e terça e quarta... todos os dias são iguais.
E era exatamente igual ao Natal, Páscoa, segunda-feira passada...
Rompe-se a coluna do Tempo e estamos suspensos. Todos os dias e noites são iguais, sem sonhos, metas, brincadeiras, só susto, medo, trocar fralda, lavar roupa, fazer curativo e chorar escondido.
O Alzheimer rasga o calendário.
Mas o calendário foi criado por humanos, fomos nós que dividimos o tempo em fatias, nós inventamos o tempo de celebrar e tempo de construir.
Então eu posso reinventar o calendário, isso faz parte do talento humano.
Hoje é domingo. Tempo de celebrar.
Embora tudo ao meu redor seja assustador, eu posso colocar música, posso trazer mamãe para almoçar na sala e enfeitar a mesa; posso oferecer sorvete de sobremesa e quem sabe, dizer para ela que hoje é seu aniversário e vamos cantar parabéns.
Hoje é domingo e eu posso pegar uma flor do jardim e colocar um vaso bonito ao lado da cama, e avisar que chegou a Primavera.
Hoje é domingo e eu posso cantar com ela aquela música, que cantávamos quando eu era criança e rir da nossa loucura lúcida.
E quando ela me perguntar:
- Que dia é hoje Mirinha?
Eu posso dizer, sem nenhuma censura:
- Hoje é dia de celebrarmos o milagre da Vida. O planeta todo está em festa, porque hoje é dia da dona Nena.
E vamos celebrar juntas, porque a imaginação é mais poderosa do que qualquer outro talento humano.
Mães que odeiam seus filhos, como conseguem dormir tranquilas a noite, sabendo que estão maltratando aqueles que são parte de você? Como conseguem ser tão crueis, manipuladoras e sem escrupulos com o pretexto de sou sua mãe então eu posso? Você pode ter me gerado, mas não é nem nunca será uma boa mãe, tudo que sinto por você é repulsa, se um dia te amei como minha mãe já sequer me lembro, não passa de uma memória distante. Lhe ter como mãe é o equivalente a ter uma madrasta cruel.
Aos olhos de Deus somos todos especiais.
Cada jornada, cada victoria cada momento e cada passo que damos nas nossas vidas tem um propósito.
As vezes sentimos um vazio, mas ele está sempre lá no nosso coração preparando a próxima etapa, a próxima aventura.
Mas nenhuma aventura, nenhuma etapa é mais bela que o momento em que o nosso Pai celestial decide e nos concede a vida. Hoje ele deu a vida para você minha querida. Então está decretado, hoje é o seu dia. Não há espaço para mais ninguém no seu coração hoje senão para ele que sabe de tudo e sobre todos. É a ele que eu peço que traga o bolo e soprem juntos as velas de todos estes anos, somente ele está a altura de cantar um parabéns a você digno da sua pessoa minha querida mãe. E com ele preenchendo o seu coração todo, não haverá espaço para dizer que a festa do seu aniversário devia ser neste ou naquele lugar, devia estar presente esta ou aquela pessoa. Deus representa tudo e todos. Que o seu coração esteja preparado para bater tanto ao longo de todo dia de hoje, porque esse é o meu presente para si, pedi a Deus para parar tudo que ele estiver fazendo, nem que seja preciso pausar o mundo, ele hoje aceitará passar o dia todo consigo a meu pedido e a pedido de todos que te amam.
Um dia especial com o pai todo misericordioso é o que lhe desejo.
Que ele renove suas forças lhe dê mais vida, lhe permita entender o seu propósito, lhe mostre o quão incrível já foi e o tanto que ainda pode ser.
Que o dia de hoje seja selado com muita alegria felicidade compaixão carinho e amor no seu coração e que perdure para todo o sempre.
Bjs.
🙏🏾
"Meu filho querido! Você foi embora tão cedo e deixou um vazio maior que o próprio mundo dentro de mim. A saudade é uma palavrinha tão pequena, mas tem provocado uma dor tão grande na minha vida. Sua presença e seu sorriso me fazem muita falta. Te amo e te amarei para sempre Vinícius. Logo estaremos juntos".
Para Minha Amada Lua
Sinto sua falta... os dias e as noites ficaram mais tristes... Imaginei você, senhora Lua, chegando com seu brilho radiante e dizendo "princesa da mãe, hoje é seu dia!" Com seu sorriso me alegrava, em seus braços me acolhia e meu rosto sentia o mais sincero beijo.
Que a morte se revele detentora de membros de suavidade idêntica àqueles que outrora pertenciam à minha querida mãe
Como é importante ser exemplo para as crianças, em diversos setores da vida, levando em consideração o desenvolvimento da responsabilidade, da empatia, do respeito, da verdade, do olhar atento e cuidadoso.
Isso refletirá e reverberará em sua conduta não somente na infância, mas ao longo da vida adulta...o que afeta diretamente sua forma de Ser no mundo.
Olhem com cuidado para as crianças! Mas antes, olhem com cuidado para si mesmos enquanto responsáveis por elas... A educação que você dá não determina a subjetividade desse outro ser, mas impacta fortemente em sua construção que se faz a partir dessa base.
É certo que pais, mães e cuidadores não nascem sabendo ser, eles tornam-se. E esse torna-se requer reflexão constante do seu modo de agir.
Sobre todas as coisas que deveria lhe dizer neste dia, acredito que não haveriam palavras para expressar a gratidão a Deus por você existir, afinal minha existência partiu da sua, então acredito que eu deva me limitar a simples frase " Obrigado por tudo, obrigado por ser parte da minha vida, ou melhor ter dado me a vida!" Feliz aniversário mãe, que este seja mais um ano de vitórias em fé; que Deus lhe conceda todos os dias saúde, longevidade e prosperidade. Te amo e amarei até que me falte fôlego para expressar meu amor por ti.
O amor dela era mais do que inflexível. Era brutal, com força industrial. Um amor enérgico que nunca dava espaço para nem um centímetro de fraqueza. Era um amor que via o que era melhor para você dez passos adiante e não se incomodava se doesse feito o inferno no intervalo. Quando eu me machucava, ela sentia com tanta profundidade que era como se fosse a sua própria aflição. Ela só era culpada por se preocupar demais. Agora eu tenho essa percepção, mas só quando olho para trás. Ninguém neste mundo jamais me amaria como a minha mãe, e ela nunca permitiria que eu me esquecesse disso.
Pelo resto de minha vida, haveria uma farpa no meu ser. Doendo desde o momento da morte de minha mãe até que fosse enterrada comigo.
Às vezes, meu luto é igual a ter sido deixada sozinha em uma sala sem porta nenhuma. Toda vez que eu lembro que a minha mãe morreu, parece que estou batendo contra uma parede que se recusa a ceder.
A chegada de cada criança ao mundo expande as fronteiras do coração materno, acrescentando novos horizontes à sua capacidade de amar. Como um ciclo encantado, quando a mãe revisita a sua própria infância, é o filho quem assume a dianteira na arte sublime de demonstrar o amor, como se fosse um elo mágico entre os tempos e os sentimentos que fluem de geração em geração.
Neste dia especial, celebramos uma mulher extraordinária, Ana Maria. Seu dom, aliado à fé, é uma bússola que guia sua jornada. Ana Maria é a personificação da preciosidade, sua versatilidade como satélite conecta a harmonia da amizade e a verdade das emoções. Com bravura e esperança, ela carrega consigo positividade e perdão, determinação e coragem, enfrentando o medo com compaixão.
Com uma imaginação de milhões, Ana Maria é uma guerreira ousada, cheia de alegria e, talvez, até uma alergia à monotonia, com sua energia contagiante. Sua voz é como um canto celestial, suas palavras são letras de sabedoria, e seu ensino de vida exerce uma influência duradoura. Ana Maria é uma artista, uma catequista dedicada, uma trabalhadora incansável e uma mão cheia de amor.
Apesar de às vezes esquecida, ela é uma preservadora de memórias, uma figura lendária de pele cheirosa, uma dançarina bonita, maravilhosa, toda linda, ela é a morena negona, a rainha da sua própria história.
Sua dedicação e amor incondicional inspiram não apenas aqueles que a conhecem, mas especialmente seu filho Lv7, que a ama profundamente. Que o Espírito Santo esteja sempre com a senhora. Parabéns por estas cinco décadas de vida. Te amo muito, e que continue sendo nossa eterna companheira, ensinando ao mundo a arte de viver com alegria e determinação. Feliz aniversário! 🙌🏾👏🏾🎉
Ontem tive medo
Ontem tive medo, não aquele medo de barata, de avião, de altura que às vezes nos incomoda... Ontem tive medo, o maior medo que já senti... Percebi que esses medos são pequenos perto do medo de ser mãe e não poder cuidar do seu filho... Ontem tive medo de cair e não ter forças pra levantar... Ontem tive medo de me machucar e deixar um ser tão indefeso sozinho... Ontem tive medo de não ter forças pra segurar minha filha, foi por pouco tempo, mas o suficiente para saber que o mais importante pra mim hoje é estar bem para cuidar de outro alguém... Ontem tive medo só de pensar que poderia abandonar, nem que fosse por um minuto aquele serzinho tão dependente de mim... Ontem tive medo, muito...
Talvez exagero, ou hormônios à flor da pele... Mas se você é mãe e já sentiu isso vai entender perfeitamente o medo que senti...
Carta para Antônia.
A princípio quero falar das saudades, das falas que nunca dissemos uma a outra, dos afagos, do colo que tento lembrar o calor, da sensação do seu toque... É absurdamente incrível o que uma filha pode ter em relação a sua mãe. É o elo, vínculo indissolúvel, esse feito de infinitos, das sensações que transbordam.
Mãe, na realidade me foi pedido um texto com dados e informações suas, mas, olhando por esse prisma vi que os mesmos, dados e informações são datados, e não tenho nenhuma data que me leve a esse conjunto, vi aqui a oportunidade de algo mais intenso, denso... Vou agora junto com nossas lembranças construir essa carta.
Sim, você foi uma mulher muito especial, visto que carrego muito do bem que sempre te fez ser quem foi. Antônia, minha mãe, uma amiga minha que há muitos anos não a vejo. Pessoa totalmente banhada de humildade, bondade, sensibilidade... Haja adjetivos para fazer um conjunto de informações. Por isso, estou escrevendo com o intuito de resgatar o que nos foi negado nessa vida, com a esperança de que essa carta chegue até você, que atravesse todos os espaços que desconheço nesse universo divino. Que fique aqui registrado que eu, sua filha Maria te escrevo e te descrevo como a saudade do amor que Sinto aqui dentro, que uma da mais bela mulher que faz parte da minha vida se chama :Antônia E que eu te amo muito.
P. S: Nessa dimensão de espaço e espírito, que a permissão divina te entregue essa carta.
O seu Carnaval.
No compasso da vida, um ano se foi,
Desde que o adeus à mamãe, doeu tão fundo em mim.
Entre o brilho do Carnaval, ecoam lembranças,
Das passadas de samba, nos tempos de bonança.
Não deixe o samba morrer, ela sempre dizia,
Na cadência dos passos, sua alma fluía.
Retalhos de cetim, na avenida a bailar,
Sua presença viva, em cada sorriso a brilhar.
Um ano se passou, desde que ela partiu,
Mas ainda é difícil, sentir que ela sumiu.
Recebi as chaves do meu apartamento, um novo lar,
Mas na casa dela, meu coração ainda a procurar.
Por trás do sorriso, uma dor silenciosa,
Mas uma rede de amor, tão calorosa.
Família, amigos e trabalho, um abraço constante,
Que me sustenta e me ergue, mesmo diante da dor flagrante.
Neste poema, minha mamãe vive, eterna inspiração,
No ritmo do samba, na batida do coração.
Um ano se passou, desde que ela partiu,
Mas seu amor, sua força, em mim nunca se extinguiu
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases bonitas de Mãe e Bebê
- Mensagens de Deus para mães: versículos e reflexões para iluminar o coração
- Parabéns Atrasado: 41 frases de desculpas para quem esqueceu do aniversário
- A Espera de um Bebê
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- Frases de Mãe para Filha