Paixão Aniversário
Poema de amor
* Trecho da peça "Paixão" - todos os direitos reservados.
A loucura que você vê em mim deve ser aquela começada com A. A de artista, ou seria de autista? Vai ver que a loucura nem seja exatamente loucura, seja criatividade somada a uma paz interior que você nem sabe o que significa. Não consegue enxergar o que desconhece. Nunca teve algo parecido, pois a ganância não permite que paz alguma chegue próximo de qualquer sentimento que surja em você.
De qualquer forma é com sua raiva por mim que adubo minhas plantações de sonhos e é justamente dos sonhos que colho realizações que me elevam. Uso sim adubo de qualquer lugar, pois pra adubo qualquer B*ST* serve e isso você sabe produzir. No geral você desperta em mim um misto de pena pela situação e admiração pela coragem. Deve ser difícil se manter na corda bamba da mentira, da enganação, da farsa e principalmente do desvio moral. Não como do que te alimenta e Deus me livre comer no mesmo prato.
Se tem uma coisa que meus pais me ensinaram é ser respeitoso e correto nas minhas ações, independente de quem seja o outro. O erro de conduta pode até me atingir vindo de gente como você, mas jamais virá de mim justamente por conhecer e acreditar que a verdadeira beleza do ser está em saber me colocar no lugar do próximo. Eu não preciso de patuás, balangandãs ou qualquer outro penduricalho para proteção. Você sabe o motivo de minha fé? A verdadeira força está dentro do coração, minha proteção vem de algo muito maior que você não consegue acessar por lhe faltar bondade.
Entenda de uma vez por todas, observe ao redor e tenha a clareza de que todas as suas espertezas não lhe evoluem, você está parado, rodando em círculos sem conseguir enxergar que a vida passa rápido, a sua já está adiantada e você perdendo tempo correndo atrás de algo que nem você sabe o que é. Não percebe que há outra forma de conquistar seus desejos que não seja no tapetão, na penumbra, na surdina. Sempre pautei meus projetos no trabalho e no talento e nem um real do que tenho é de origem que me dê vergonha. Não saqueio o que não é meu, não humilho quem precisa trabalhar pra mim, não faço distinção de ninguém.
Já disse e repito, tenho uma paz interior que me mantém de pé mesmo diante os maiores turbilhões que você inventa só para testar meus alicerces. Permaneço com os dois pés no chão, sorrindo de canto de boca e te olhando como quem olha uma criança que brincou demais com tinta e se sujou demasiado. Minha vida deve ser motivo de revolta para alguém que não tem amigos, não tem amor, não conseguiu juntar nada nem ninguém. Justifica suas maldades em conceitos de justiça que na sua crença só serve para punir os seus inimigos e nunca parou para pensar que se também valesse para você, sua sentença seria triste?
O mundo é redondo e gira, gira em torno do sol, gira em seu próprio eixo e ainda tem a lua que gira em torno dele. Gira tanto que virou a mesa por mais de uma vez e mostrou que para ser superior é preciso ser antes de tudo justo. Já vi muita injustiça acontecendo, mas graças a Deus, sempre recebi de volta o que plantei. E se a semente é boa, a colheita não me assusta. Sou feliz dentro da loucura da arte e conhecedor de que minha cultura, tradições e raízes jamais me colocarão em situações desprezíveis como a tua.
E se hoje escrevo este lindo poema em sua homenagem é para dizer que mesmo sendo muito tranquilo e tolerante, não tenho estômago de avestruz e que enquanto você se enganou acreditando em uma ingenuidade minha, eu estava o tempo todo observando seus passos, seus caminhos, seus malfeitos e sabia onde você ia chegar. Agora levante e tente pelo menos sair do buraco. Mas não mexe mais comigo, isso nunca deu certo e você pelo visto não aprende.
E para não dizer que isso não é um poema, fica aqui uma rima:
Batatinha quando nasce espalha rama pelo chão...
*Texto desenvolvido para a peça de teatro "Paixão". Trecho do prólogo.
FINADOS
Perdida é a paixão no finados, ó Deidade!
Dentro do silêncio das lembranças, o choro
Dos que já se foram. Vácuo no peito em coro
E as orações repetindo o lamento, piedade!
Tantas flores pra tantas covas, pesar em goro
Tantos prantos pra tantas dores, familiaridade
Desfiando suspiros, em tal trágica fatuidade
No ocaso de glórias num plangor tão canoro
Devagar é o enterro no aflitivo perdido laço
Onde os olhares, passam, sem dar passo
Murmurando no vazio que o coração brade
Cada qual pega na alça do triste compasso
De conta em conta na magoa num repasso
Deixado as lágrimas e, arrastando saudade
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Novembro de 2018
Cerrado goiano
Sua mente é reflexo do seu espírito
Sua alegria é resultado em se doar
Sua paixão é a junção de tudo isso
A paixão é como um incêndio, o amor é como o fogo de uma lareira em dias frios, a primeira é perigosa e devastadora, o segundo é controlado, nos aquece e nos mantém vivos.
Ela é dona da vida, ela é dona de tudo
Ela anda voando, ela muda o mundo
Ela é fogo e paixão tatuado na pele e em seu coração
Ela é o quero nem quero, ela é o couro, impulso
Ela é a fogueira, ela é o barulho
E também o silêncio quando não consegue fazer o que quer
Então abaixa cabeça que agora ela vai chegar
Triste é a liquidez,
Aos Colecionadores de fardos de corações,
Carregados de paixão,
Incendeiam largos em desilusão,
Amo à todos,
Amo de um Amor maior,
Aquele que venceu ao mundo,
Mestre o Senhor Jesus ensinou,
Esse Amor não é de corpo,
Meu corpo é Templo,
Ainda que não fosse antes por olhar desatento,
Às vezes me perco,
Amor de Alma,
Aquele que acalma,
Dá a vida,
Recheada de paz,
Amor pra mim,
Tem formato de Cruz,
Enquanto o coração faz seu papel, Perfeitamente,
Assombroso,
Papel de vilão,
Companheiro assíduo da Dona Emoção,
Fogo de fósforo,
Queima rápido,
Combustão,
Logo se apaga,
Levando com ele todo oxigênio,
Deixando em todo seu vácuo,
Perturbador vazio,
Rastro de gás carbônico,
Até que um dia,
Ninguém mais respira,
Se arrasta na fumaça.
Um sopro da paixão
Um vento passageiro bateu a minha porta,
Num primeiro momento trouxe alegria, euforia e um gosto tão bom que paralisou o tempo,
A paz e o alívio trazidos pelos gestos e os detalhes foram se esvaziando na mesma velocidade que chegou,
Foi tão bom e tão repentino, talvez tenha sido um engano, ou um sonho, não importa! As lembranças dessa paixão me fazem tão bem.
A paixão sempre nos surpreende! Alimenta a alma e coração. Perto dela o céu, longe dela sem chão. E assim seguimos sonhando. Essa é a sina da paixão.
De repente o amor me pegou acendendo a luz da paixão,a principio acreditei
que fosse ilusão.
E assim começou nosso amor pouco a pouco a gente ficou,depende desse sentimento que pouco durou.
Quando a gente se completa tem historias pra contar por que você foi embora se aqui e seu lugar
E agora essa saudade me machuca toda hora,não intende a rasão por que você foi embora
Tão longe de mim distante de mim passou perto dentro do meu coração.
QUERENDO PELA VIDA TE QUERER
De João Batista do Lago
No meu coração
Há um mundo de paixão
Guardado só pra você
Querendo pela vida te querer
Viajar contigo as emoções
Entre versos e canções
No meu coração
Há um campo vasto de ternuras
Sensato, sublime e puro
Capaz de suportar todas as dores
E assim alcançar teu porto seguro
Contigo viver instantes de amores
No meu coração
Há um jardim de flores
Pronto para o aconchego
Ao raiar de cada dia
Fazer do meu coração
Tua eterna moradia
Fogueira
Palavras que remetem paixão,
Paixão que acende uma fogueira,
Fogueira que explode um coração,
Coração que arde e não se queima.
Saudades daqueles momentos,
Onde o êxtase percorria os nossos corpos,
Uma carga enorme de sentimentos,
Sentimentos totalmente absortos.
E o calor dessa fogueira,
Mora dentro de um coração,
Como lava descendo a ladeira,
Destruindo a fria solidão.
Fogo puro e consumidor,
Que eleva o meu desejo,
Fazendo renascer o amor,
Perdido nas curvas de um segredo.
Fogo que clareia como um farol,
Essa estrada escura da solidão,
Como um peixe fisgado no anzol,
Se encontra o pobre do meu coração.
Fogo que aquece as noites frias,
Que anima os pensamentos,
Dando uma carta de alforria,
Apimentando aqueles momentos.
Fogo vivo de intensa luz,
Que brilha mais que diamante,
Como um farol que conduz,
As noites mágicas dos amantes.
Lourival Alves
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Mensagens de Aniversário
- Mensagens de Feliz Aniversário
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Feliz aniversário para pessoa guerreira e batalhadora
- Frases de aniversário para dar os parabéns (e tornar o dia mais feliz)
- Feliz Aniversário para Namorado
- Versos para Aniversário