Pais e Educacao Rubem Alves
O quê sobra de um país se não houver nacionalismo? Uma boa política externa não implica em menos nacionalismo. É preciso de racionalidade!
O espectro de cores
do crepúsculo místico
do meu país está
a cada dia mais próximo,
e admito que venho
sofrendo por antecipação;
pois a minha voz pertence
aos desimportantes,
e ciente disso me distraio
com a Lua e o Universo.
Peço as escalas e instantes
que ninguém perca
a grandeza original
que nos fez chegar até aqui
em dias de chuva ou sol,
e por tudo aquilo que vivi
e o quê ando a perseguir:
Uma fórmula que faça
florescer a bondade
e a nossa generosidade,
que na vida jamais
podemos delas desistir,
pois devemos ter algo
para nos segurar
quando essa hora chegar
ou se porventura houver
outra circunstância ou acaso
que faça tudo ao redor cair,
Para que estejamos
fortalecidos quando
chegar a esperada
mais longa tempestade
talvez invisível,
que sei que muitos
ainda não estão preparados,...
Como silenciosa prece a espera
e canto sereno em preparação
para encontrar ou abrir
um caminho de fina resistência
para que no tempo ainda
exista um assentamento
que me faça entender
tudo isso e os ciclos
amorosos partidos,
fazendo que eu desista de desistir
todas as vezes que eu cansar
de por você esperar
até tudo isso passar,
não importando quanto tempo isso durar.
Quando homens limitados estão ocupando posições estratégicas num país cabe a população agir com serenidade e individualmente para amenizar os nossos próprios problemas e não permitir que a limitação e a contenda entre eles faça parte das nossas nada fáceis rotinas.
Estou ansiosa para voltar o superávit democrático neste país, porque o déficit democrático está alto, temos as redes sociais como um recorte gritante de como andamos de ré. As pessoas não andam suportando opiniões divergentes em conteúdos elementares.
Neste país violentísismo para mulheres de todas as idades, precisamos ensinar as nossas meninas que para serem respeitadas não é preciso agir de maneira alterada, não é preciso falar alto e não usar palavras de baixo calão (mesmo que por ativismo na rede social e na vida).
A palavra tem um efeito muito poderoso, e mesmo que até por irreverência, ela tem que ser medida, porque a imagem das mulheres latino-americanas dentro dos nossos países e fora já está para lá de banalizada.
Não podemos nos acostumar sendo reiteradamente depreciadas e aceitar menos do que merecemos.
Ao deixar de criticar pontos importantes para o país é sinal que a oposição flerta com o poder e tudo não passa de uma enganação.
Moramos no mais belo país
No país da poesia tudo pode
Só o nosso amor nos sacode
A poesia é um país de gente feliz
Você é um sonho que eu sempre quis
No país em que a freira se perde
Em meio a estação invernal
E depois se encontra feliz
No país onde a santa vira meretriz
Só para te endoidecer e te ver feliz
No país da poesia, estamos a sorrir
Estamos à espera do lindo porvir
Somos habitantes do país da poesia
No país da poesia a espera é alegria
É desculpa para escrever versos e poesias
No nosso país da poesia
O caminho da perdição é um prazer
Incito com as minhas palavras
Escrevo sobre nós para você não se esquecer
Que viver no país da poesia só cabe eu e você
No país da poesia tudo é normal
Tudo pode, até devaneio
Até prazer carnal no meio da perdição
Acaba virando celestial
Somos parte de um todo angelical
No país da poesia não há traição
Somos um do outro, verso e dedicação
Sonhos cheios de imaginação
Somos eu e você, um projeto e um só coração.
Eu, muito menos todos vocês e todos nós juntos, NÃO somos a VERGONHA que os poderosos do nosso país nos fazem reiteradamente passar
Mantra: Toda e qualquer baixaria deve ser ignorada. Um país de alto nível se constrói com pensamentos, palavras e atitude de alto nível.
O país não merece ser xingado e nem entre nós não nos devemos nos xingar
por causa de gente canalha que está no poder ou por causa de quem deseja alcançar o poder. Quem quer um futuro melhor para a Nação tem que mudar esse hábito horroroso.
Um pouco de heroismo e auto cuidado em prol do nosso país que coleciona histórias de bravura e da mais alta humanidade. Vamos nos cuidar para que não percamos a nossa essência?
As oligarquias viciaram a nossa gente odiar o nosso país e tornar a nossa convivência odiosa e medíocre para nos tornar mais suscetíveis a exploração e conflituosos. Não cedamos mais ao plano do Maligno. Está na hora de não mais aderir a esse jogo!
A eficácia das ideologias nos países tem prazo de validade, e nem sempre o quê funciona num país necessariamente tem que funcionar em outro. Povos diferentes. Formações histórico-culturais diferentes. Formações sociais diferentes. Territórios diferentes.
Derramada nos teus braços, Somos habitantes do país chamado amor, O teu jeito me leva e me puxa para onde você for...
Esse excesso de campanha sobre a violência contra a mulher não tirou o Brasil da 5a posição dos países mais violentos para as mulheres viverem.
É preciso de uma revolução cultural para fazer com que homens e mulheres fiquem mais calmos e mais engajados para superar pontos de vista diferentes para não chegarem ao extremo que nos afasta um dos outros.
A violência contra a mulher ela é mais ampla do que uma simples convivência afetiva ou social, ela também é praticada todas as vezes que o Poder Público (mesmo de maneira legal) priva uma mulher de ter o acesso a tudo o quê é essencial para a inclusão social.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Frases de Rubem Alves
- Mensagens de Educação
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Textos de Feliz Dia dos Pais (perfeitos para homenagear)