Outros
Procurei em outros corpos celestes noites de sono
mas só no teu corpo perto eu tenho calma,
eu me encontro .
Eu sempre te amei, só que calado, de longe. E procurava nos outros todos os seus gostos, jeitos e trejeitos; mas não teve jeito, não era você.
As florestas não são como os outros espaços. Para começar são tridimensionais. As suas árvores rodeiam-nos, abafam-nos, comprimem-nos de todos os lados, obstruem a vista, deixam-nos baralhados e sem referências. Fazem-nos sentir pequenos, confundidos e vulneráveis, como se fôssemos uma criança pequena perdida numa multidão de pernas estranhas. Num deserto ou pradaria sabemos que estamos num grande espaço. Numa floresta apenas podemos pressenti-lo.
“A solidão não é a exclusão dos outros de sua vida, mas a exclusão de si mesmo do palco de sua própria história.”
Se estivesse tempo pra cuidar da vida dos outros.
Como cuidam da minha, minha vida seria um estrelato!
Shirlei Miriam de Souza
Os outros veem em mim o que não consigo enxergar. É como não poder olhar diretamente para as próprias sobrancelhas, sendo necessário um espelho para enxergá-las. Essa é uma visão restrita da situação.
Porém, sob uma ótica ampla, aberta, séria, responsável, é possível enxergar a si mesmo quando se assume o desejo de conhecer a si mesmo, sem subterfúgios para evitar o constrangimento do autoconhecimento que revela a miserabilidade do ser.
Viver de um jeito não é uma crítica a todos os outros jeitos de viver. Será que essa é a ameaça que a mulher sem filhos apresenta? Ainda assim, a mulher sem filhos não está dizendo que nenhuma mulher deveria ter filhos, ou que você – mulher empurrando o carrinho de bebê – fez a escolha errada. A decisão que ela toma para sua vida não é um discurso sobre a sua. A vida de uma pessoa não é um discurso político, ou geral, sobre como todas as vidas devem ser. Outras vidas deveriam correr paralelamente à nossa sem qualquer ameaça ou juízo.
Tão digna quanto a luz que ilumina
Já vem de outros carnavais,
Outras fantasias
Ela é chuva, tempestade e ventania
Se reinventa e acrescenta
Escreve em páginas de metal
Ela não usa folhas finas
À noite ela fecha os olhos
Pertencendo ao mundo
Leva consigo as palavras,
Sabe que para ser feliz
Tem que ir além e desejar profundo.
Não peça nada nem a Deus, tão pouco aos outros.
Ainda que, oque lhe aconteceu ou acontece seja algo que julgues trágico.
Apenas agradece e pondere
no que tudo oque nos ocorre
quer nos dizer...
A sabedoria de escolher se sentir pequeno e inferior aos outros é uma dádiva, porque só aí verdadeiramente conseguimos admirar a todos e ver quão grandiosos e únicos todos podem ser.
Jamais perca seu precioso tempo tentando impressionar os outros. Quem gosta de você de verdade te aceita como você é. Quando temos certeza daquilo que somos e queremos, não precisamos provar nada a ninguém e a opinião dos outros não fará nenhuma diferença. E, se mudar a si mesmo por causa das críticas alheias, além de se tornar alguém inseguro, continuará insatisfeito consigo mesmo para o resto da vida e por mais que satisfaça a vontade dos outros, sempre encontrarão algo para criticar. Somente você poderá saber qual o destino que irá dar sua vida...
Realmente nossos pensamentos tem poderes
Se dizermos para nós mesmos
Que as palavras dos outros significam nada
Não seremos afetados
Se pensarmos que não há certo e errado
Seremos mais livres que os pássaros que voam no céu azul
