Outros
A necessidade de refrear os sentimentos nocivos à sociedade por meio de outros sentimentos fixados pela educação, a moral e os códigos, constitui, o princípio fundamental da vida coletiva, e nunca em vão os povos o desconhecem.
Ninguém se liberta dos sentimentos que o meio social tinha penosamente conseguido conter, sem criar anarquia. O seu primeiro sintoma é um rápido acréscimo da criminalidade, tal como o que hoje se observa. É favorecido, aliás, pelo desenvolvimento do humanitarismo, que paralisa a repressão e tende, por conseguinte, a destruir todos os freios.
A nossa democracia atual sofre cada vez mais as conseqüências da supressão dessas ações inibidoras, as únicas que podiam contrabalançar os sentimentos anti-sociais.
O ódio das superioridades e a inveja, que se tornaram os flagelos da democracia e ameaçam a sua existência, derivam de sentimentos muito naturais para que não tivessem subsistido sempre. Mas, nas sociedades hierarquizadas do passado, a sua manifestação era difícil.
Tendo adquirido hoje livre impulso, incessantemente alentados por políticos ávidos de popularidade e universitários descontentes da sua sorte, esses sentimentos exercem constantemente a sua desastrosa tirania.
Devido a grande dissociação das ações inibidoras, as desagregações sociais são consequências da fraqueza que o medo determina.
Diante da fraqueza dos códigos, progressivamente se criou a noção de que empregar a ameaça e a ação direta era um meio seguro de alterar leis outrora consideradas como invioláveis.
Uma sociedade subsiste graças ao fator de manter a convicção hereditária de que cumpre respeitar religiosamente as leis em que se funda o organismo social.
A força que os códigos possuem para impor a obediência é, sobretudo, moral. Nenhuma potência material conseguiria tornar respeitada uma lei que toda a gente violasse.
Se um gênio malfazejo quisesse destruir uma sociedade em poucos dias, bastar-lhe-ia sugerir a todos os seus membros a recusa de obedecer às leis. O desastre seria muito maior do que uma invasão a que se seguisse a conquista. Um conquistador limita-se geralmente, com efeito, a mudar o nome dos senhores que dispõem do poder, mas é seu interesse conservar cuidadosamente os quadros sociais cuja ação é sempre mais eficaz do que a dos exércitos.
Destruir a crença na necessidade do respeito aos freios sociais, representados pelas leis, é preparar uma revolução moral infinitamente mais perigosa do que uma revolução material. Os monumentos saqueados rapidamente se reconstroem, mas para refazer a alma de um povo, são necessários, em muitos casos, alguns séculos.
Combatendo a tradição em nome do progresso e sonhando destruir a sociedade para apoderar-se das suas riquezas, os sectários não vêem que a sua vida é um estreito tecido de aquisições ancestrais, sem as quais não viveriam um só dia.
Sabe-se como finalizam sempre semelhantes tentativas. Será, entretanto, preciso suportá-las ainda sem dúvida, pois só a experiência repetida instrui. As verdades formuladas nos livros são palavras vãs. Só penetram profundamente na alma dos povos ao clarão dos incêndios e ao troar dos canhões.
Quem faz agouros de morte...
Quem ajuda somente se preocupando com que os outros vão pensar...
Quem compete por despeita...
Quem humilha...
Quem trata pessoas com desdém...
Quem toma as dores de coisas falsas conscientemente...
Quem se une para destruir...
Quem abafa maus feitos... Desviando a atenção para bodes expiatórios
Quem exalta e aplaude maldades...
Quem valoriza o dinheiro mais que relações...
Não será minha família, e nem amigo...
Justa! Doa a quem doer!
"Quando você não quer consumir para ser melhor do que os outros e quando você não quiser ser melhor do que os outros, e para isso consumir, você se torna(rá) uma engrenagem estranha, um elemento inútil e bizarro para a máquina."
Ser gentil é passar pela vidas dos outros deixando marcas de leveza e delicadeza nos recônditos do coração.
Aquele que aponta e critica os maus feitos dos outros, é o mesmo que poderia praticar o bem, ajudando assim, para que possamos sonhar com um mundo melhor!
" Busquei por muito tempo formas de me manter alegre...
Ajudei os outros,
contei piadas,
falei sobre o bem,
sorri,
fui gentil,
amei,
fiz compras,
comi meus pratos favoritos,
viajei.
xinguei,
me enganei.
Nada me bastou...
Aí deixei de procurar a alegria por aí.
A encontrei em mim...
Muitos relacionamentos permanecerão na escuridão, e tantos outros jamais acontecerão, porque uma pequena mudança na direção do olhar que se espera de alguém, significa uma grande mudança na sua forma de ver a vida e de enxergar mais além.
Não queira gritar aos quatro cantos o quanto você tem um bom coração ou o quanto ajuda os outros, caridade quando muito exposta deixa de ser caridade e passa a ser vaidade.
Falamos muito mais a respeito de nós mesmos do que dos outros quando escolhemos lembrar das falhas dos outros!
Não seria muito mais amável ressaltar e falar das qualidades e do que foi bom ao invés de potencializar o que não é bom? Nossa palavras tem o poder de definir a atmosfera na qual vivemos.
Em qual atmosfera você tem vivido e tem proporcionado para as pessoas ao seu redor?
Procure encontrar as qualidades das pessoas, potencializar, encorajar e logo todos a sua volta serão impactados e influenciados pela sua maneira de pensar e falar.
Quem planta paz colhe paz!
Boa noite!
O cumprimento é extensivo a toda gente,
Não há noite boa se uns estão felizes e outros descontentes.
Não deixe que os outros digam o que te faz bem, ou não. O que vai te fazer sorrir, ou não. O que vai te fazer feliz, ou não. Não viva de indecisões, mas de certezas. A certeza da escolha certa e mesmo que não seja a certa, arquive como aprendizado. Não de ouvido ao desamor, viva suas tristezas e alegrias e frustrações. Permita-se sentir e viver. Viva, mas sem idealizar, viva sem a ânsia e espera da perfeição. Viva tudo o que te conduz a felicidade. Viva a sua realidade. Não se deixe embrutecer pelas pancadas da vida, do amor. Viva serenamente suas relações, sem perder a essência, o tato, o toque, o desejo, a vontade de amar. Não se torne escravo de seus medos. Vá de encontro ao amor. Viva o amor, sem a lisura dos trajes, sem requintes, mas, se vista com o glamour simplista da sinceridade. Viva seus amores, paixões e contos, sem que para isso deixe de viver.
Não ache que a vida é fácil, só porque o sucesso dos outros veio primeiro, às vezes mantê-lo é muito mais difícil que alcança-lo.
http://www.facebook.com/rascunhosescondidos
Há momentos, em que tudo caminha dentro do esperado e há outros que não, propriamente dito. A vida é assim, com os seus altos e baixos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Não estou aqui pra agradar a ninguém
- Frases para Pessoas que se Acham
- Se toca: frases para certas pessoas se tocarem
- Frases para Pensar
- Inveja: frases para se proteger da maldade dos outros
- O valor de uma pessoa: frases de reflexão para reconhecer o melhor nos outros
- Apontar o dedo para os outros