Outros
O mal não reside necessariamente no que os outros são, mas naquilo em que conseguem nos transformar quando se aproximam de nós. Percebo-o quando o desprezo que me fazem sentir por mim mesmo depois de um convívio de algumas poucas horas revela poder suficiente para me abalar por dias seguidos!
Parecer honesto aos outros é defender o lado que gostaria que vencesse a luta, por mais que não o mereça. Ser honesto consigo mesmo é admitir que o lado por quem torce não fez por onde ganhar aquele round, e desejar mais ainda que corrija as falhas antes do final da luta.
Existem três tipos de fraudadores: o primeiro é o dos que aplicam fraudes nos outros, o segundo é o daqueles que são uma fraude por si mesmos, e o terceiro e mais comum é o dos que reúnem as duas coisas!
Há aqueles que transformam o passado em fantasmas a assombrá-los pelo resto de seus dias. Outros não se refletem mais no espelho em que um dia se olharam, e descobrem a leveza do ser em permanente mutação que lhes revelou o sentido da vida. E é quando todos os fantasmas se apagam de suas lembranças e os resgatam para um agora de extasiante plenitude.
As pessoas tóxicas são as piores inimigas delas próprias: levam tanto mal aos outros que fecham o cerco em torno de si mesmas, obrigando-se a manter na defensiva o tempo inteiro. Com o retorno que obtêm tornam-se ainda mais tóxicas. E quanto mais tóxicas, mais doentes ficam. É um ciclo negativo em moto-contínuo.
Muitos se deixam convencer de que o tempo os transforma de participantes em expectadores. Outros, no entanto, sequer aceitam o papel de coadjuvante, e seguem até o fim no protagonismo de sua própria história.
Se as pessoas se limitassem a tentar convencer os outros apenas do que podem comprovar, sem cair na área da interpretação, já conseguiríamos eliminar um sem número de conflitos que dão causa, inclusive, a genocídios sob forma de “guerras santas” em defesa de teses que jamais se mostrarão irrefutáveis.
Tem quem se veja locomotiva passando por cima de tudo, mas tanto precisa de outros para fixar os trilhos quanto de alguém que atrele os vagões que puxa. Já o automóvel troca os trilhos pela estrada que seu destino aponta, e o comboio que se integra a ele fez a escolha de segui-lo.
A cobrança de ações assumidas com outros é constrangedora e frustrante, porque passa atestado de não comprometimento ou, no mínimo, de que não se previu etapas e possibilidades de se oferecer o resultado prometido. São coisas de que os envolvidos não podem se eximir com risco de revelar o despreparo que transforma qualquer empreitada em aventura. Antecipar-se à cobrança, antes de esperar por ela, é característica primeira dos que não negligenciam suas responsabilidades, nem falham com aqueles que dependem de suas ações.
Somos uma pequena engrenagem do mundo, não somos seres superiores, os outros seres não estão ao nosso serviço! Portanto, respeite a vida, a diversidade. Somos todos natureza!
Todos de certa forma erram no entanto a diversos outros atrativos para concertar a fórmula do descontentamento.
Por mais que a pessoa possa ser honesto sincero verdadeiro, a outros trabalhando para tirar vantagens por não conhecer o bom caráter do cidadão de valor.
A expectativa de vida para muitos é o fim, para outros é um empreitada é difícil de vencer, no entanto poucos conhecem a realidade vivem feliz por saber que dias melhores virão.
Muitos caminhos encontram a outros caminhos, que no final todos levam a lugares diferentes passando pelo o mesmo caminho.
