Ocasiões
SERÁ QUE TENTAMOS OU FAZEMOS...
A vida é feita de oportunidades e de ocasiões que em muitos casos nem percebemos.
Vivemos procurando sempre nossos sonhos. Sendo que cada um tem as suas prioridades e suas particularidades em alcançar o que queremos.
Muitos destes objetivos que temos e desejamos nos cobram um preço elevado, seja numa forma de trabalho, noutra em atitudes, muito em convivência com quem nos rodeia.
A vida nos obriga a ter uma finalidade sobre nossa existência, mesmo que muitas vezes nem percebemos. Tudo tem uma explicação, mas não temos como saber muitas vezes o significado de tudo que nos acontece.
Nos questionamos sobre o porquê de não aproveitar certas oportunidades, ou mesmo no caso de não termos tido a decisão de exercer algumas que estão a nossa frente, por falta de uma atitude positiva e decidida.
A vida segue nos ensinando, e colocando a cada um seu desafio, e o que realmente queremos fazer nesta nossa existência. Seja para nosso bem ou não.
Não existe o tentar, existe o sim ou o não. Geralmente em tudo que vamos fazer uma resposta nós já temos, que nada mais é do que a palavra NÂO.
O que temos de fazer, é não pensar em tentar, é simplesmente a decisão de fazer. Com uma atitude positiva podemos ter um SIM em muitas coisas.
O simples ato de propor e decidir fazer não é tentar. É executar.
Marcelo Martins (Marcelo1960)
“Adeus tormento”
Relembrando ocasiões do
romantismo.
Inocência perdida.
Buscando por memórias longínquas.
Suspirando por outrora, avancei
a procurar
Com o olhar afogando, em lágrimas
Me vi, lacrimejando por dias esperdiçados, sofridos
Relembrando coações
-- Gestos malevolos
-- Palavras de insulto.
Olhares de abismos!
-- Perversidade.
-- Crueldade.
Choramingando por uma agonia que já foi superada.
Sofrendo por aquilo que já foi tão sofrido!
Vão-se os infortúnios, finaliza o tormento!
Rosely Meirelles
🌹
Me chamaram de poeta
Me chamaram de poeta
Mas poeta eu não sou
Em outras ocasiões
Me chamaram de cantor
Que gosta de poesia
E canta versos de amor
Eu cantei a primavera
O outono e o verão
O inverno ficou frio
Eu fiquei sem opção
Mas pra completar a rima
Eu vou cantar o sertão
Canto o galo de campina
A coruja e o bem-te-vi
Admiro a seriema
O cancão e a juriti
Que canta na capoeira
Lá na Serra do Oiti
O canário gorjeando
No pé de jacarandá
Tem a graúna que canta
Lá no pé de jatobá
Fazendo a sua homenagem
À majestade o sabiá
A abelha italiana
O inxu e o inxuí
Capuxu, abelha branca
A Cupira e o jati
Maribondo e jandaíra
O breu e o munduri
Tem o peba de carrasco
O preá e o tatu
O veado que desfila
Lá na Serra do Ipu
Tem o gato macambira
E o porco caititu
O sertanejo que brilha
Vivendo nesse lugar
Colhendo os frutos da terra
Curtindo o raio solar
Admirando a riqueza
E a cultura popular
O vaqueiro nordestino
Que vive a se destacar
Tocando a sua boiada
Nem tem tempo pra sonhar
E um violeiro cantando
Num galope à beira mar
Na sombra do juazeiro
Eu paro pra descansar
Apreciando a beleza
Que mora nesse lugar
Se aqui eu tenho tudo
Para que me aventurar?
Vivo de agricultura
Meu amigo, o que qui há?
Já estou aposentado
Para que me preocupar?
Vou armar a minha rede
Depois vou me balançar
A cidade é muito boa
Eu aqui e ela lá
Não quero a proximidade
"Pra mode" não me estressar
Daqui para o fim do ano
Eu irei lhe visitar
Sou sertanejo "de vera"
Já dá pra você notar
Moro aqui no sertão
Nem preciso explicar
Por isso eu digo e repito
Esse aqui é meu lugar
Você não deve esperar ocasiões especiais ou desejar ter habilidades extraordinárias antes de ir trabalhar para Deus. Não precisa preocupar-se com o que o mundo pensará de você. Se a sua vida diária for um testemunho da pureza e sinceridade de sua fé e se os outros estiverem convencidos de que você deseja o bem deles, seus esforços não serão em vão.
Você me fala através das músicas, das lembranças, das ocasiões e dos lugares que minha cabeça elegeu
Por isso, decido liberar tua voz dos meus domínios e evito andar por certos lugares, me obrigando á distração em certos momentos marcados com a tua presença
Mas a vida já não se chamará vida no dia em que acatar nossas decisões sem nenhuma objeção, sem nenhum trocadilho barato nas estrelinhas
Por isso, encurralado te escuto nas praças, nas rádios dos carros, nos lugares em que a rotina força a minha presença, na fisionomia dos teus amigos vadiando pela cidade, na voz de algum cantor barato, nos assuntos alheios...
Em quase tudo.
“Os dias são feitos de ocasiões, circunstâncias, testes, provas, desafios, logo, nossas emoções, pensamentos, sentimentos, estes inferem ser notificados por cada ato, sim, um fato gerador, dado cada percepção e reflexão, o teor contundente de como testifica a própria vida, ações gerando reações.”
Giovane Silva Santos
“Somos interrogações, logo o próprio espelho a que o reflexo gera respostas, segundo ao ponto de reflexão e a que, quem dedicamos o coração.”
Giovane Silva Santos
“Muitas vezes colocamos o coração em labirintos escuros, nos perdemos por flertamos aos variados caminhos de incertezas e dúvidas, mas, porém, todavia, contudo, é que precisamos colocar o coração sob a luz de um caminho, a certeza de respostas em Jesus Cristo.”
Giovane Silva Santos
Se você soubece que oque te fez chorar em ocasiões é um antigo gerador de lágrimas que se mantém vivo por insistência errônea no mesmo, e que já mais o tal seria ativo sem seu mau investimento para o próprio.
Valoriza os que te respeitam, que está com você em todas ocasiões, os que te amam, os que não te ofendem com palavras obsoletas, porque onde tem respeito tem verdade.
Todas as ocasiões tem espinhos...
Por quê desejar tanto o que nunca vai ter...
Nada tem um real sentido...
Existem ocasiões na vida em que o silêncio é a melhor resposta...
Uma resposta mal colocada pode originar uma grande confusão...
Paz e amor, bicho...
Ósculos e amplexos,
Marcial
POR VEZES O SILÊNCIO É A MELHOR RESPOSTA
Marcial Salaverry
Infelizmente sempre existem criaturas que amam uma discussão, uma briguinha, e sendo assim, acontece durante nossa vida, que muitas vezes sofremos ataques injustos, ofensas, e até mesmo somos vítimas de calúnias, fatos provocados por momentos de raiva de algumas pessoas, que, com motivo ou não, se acham no direito de nos atacar. Quem não já passou por momentos assim? Sempre existem pessoas que se comprazem em agredir alguém. Parece que sentem um prazer especial em ferir seus semelhantes, o que é algo lamentável, mas que existe, existe, é um fato triste...
Que fazer nesses momentos? Nosso primeiro impulso é revidar, devolvendo as violências e as ofensas à altura, dando assim início a um círculo vicioso sem fim, pois sempre atos violentos, geram uma resposta de igual ou maior violência. Se tais ataques representarem iminente perigo para nossa integridade física, claro que deveremos armar um esquema de defesa. Contudo, se forem ataques meramente verbais, cuja resposta poderá originar uma discussão que poderá ir num crescendo, podendo levar a consequencias tristes, penso que a melhor política é usar a resposta do silêncio, e simplesmente ignorar os ataques, dando tempo para a pessoa refletir e possivelmente cair em si, e chegar à conclusão de que tais atitudes não levam a nada. E as reveja.
Bem a propósito, recebi de uma amiga, uma citação do Dalai Lama, colhida no livro "O Caminho da Tranquilidade". Vejam que beleza:
"Descobri que o mais alto grau de paz interior decorre da prática do amor e da compaixão. Quanto mais nos importamos com a felicidade de nossos semelhantes, maior o nosso próprio bem-estar. Ao cultivarmos um sentimento profundo e carinhoso pelos outros, passamos automaticamente para um estado de serenidade. Esta é a principal fonte da felicidade".
Realmente, esta mensagem nos leva a uma reflexão profunda. Se tivermos dentro de nós pensamentos negativos, atitudes de raiva e revide, estaremos prejudicando nossa própria paz interior. E essa paz interior deve sempre ser preservada. Se, pelo contrário, tivermos pensamentos positivos, voltados para a compaixão, estaremos trabalhando em prol de nossa paz interior. E esse é nosso principal objetivo, sermos felizes. Nessa linha de pensamento, a vida se torna muito mais produtiva, e sempre seremos olhados com simpatia e seremos benquistos, mas, cultivando ódios fica mais difícil conseguir isso, não tenham dúvidas.
Concordo que nem sempre é fácil "deixar prá lá" uma ofensa recebida. Mas experimentem fazê-lo, ao invés de revidar. Mesmo que o desafeto não caia em si e reconheça o erro, pelo menos a disputa não terá sequencia, embora por vezes a pessoa possa renovar os ataques, mas uma hora se cansa, vendo que não há resposta, que não se cria a polêmica desejada, e isso fatalmente fará com que ela perca o interesse pela briga, e então conseguiremos a paz. E o outro lado também acabará encontrando a paz, não tenham dúvidas. Essa é a questão, e a pergunta que jamais se cala, é entender o que pode levar uma pessoa desejar o mal de outra. Isso requer um estudo muito profundo sobre a personalidade humana, pois são tantas as razões que podem provocar o despertar de sentimentos negativos que chega a ser impossível chegar-se a uma conclusão.
Pode ser um amor não correspondido. Pode ser uma possível ameaça a uma eventual situação de liderança, pode ser inveja por prestígio adquirido, pode ser antipatia gratuita, pode ser uma situação de momento, pode ser intriga de outras pessoas, pode ser o que nem sempre pode ser... Enfim, são tantas as situações que podem levar uma amizade ao fim, que podem provocar situação de desentendimento, que seria muito cansativo enumerá-las todas.
O importante é que tenhamos em nosso interior um desejo de paz. Não digo que devemos perdoar a quem nos ofendeu e reatar laços de amizade violentamente rompidos, pois isso já exigiria uma preparação espiritual um pouco acima de nossa condição de pessoas normais. Basta esquecermos o ocorrido, e já daremos um grande passo para nosso bem estar interior. E de nosso desafeto também.
Bem, espero que todos meus amigos e amigas tenham UM LINDO DIA, e que aqueles que não o sejam, igualmente tenham esse LINDO DIA... Certamente desejando o mesmo lindo dia a todos, vai sobrar para mim também...
Haverá ocasiões em nossa vida em que seremos chamados a explicar ou defender nossas crenças. Quando essa hora chegar, o tempo de preparação já terá passado.
Livre arbítrio?
No fundo, você nunca decidiu, apenas reagiu às ocasiões da vida de acordo com sua "bagagem"..
Seus pensamentos, personalidade e atitudes são resultados da soma de fatores experimentados pelo caminho, que foram decodificados e "arquivados": Estímulos, crenças, herança genética, condições ambientais, interações sociais, traumas, regulação hormonal, neurotransmissores, contexto de vida, etc.
E se essa tragetoria é exclusivamente sua,
quem pode te julgar?
A arte descreve a vida, narra fatos e ocasiões, quem ama tem a vida pretendida, sobre fortes emoções.
Reparta o dia em ocasiões especiais
que se possa manter a alegria e a felicidade
em atividade plena, o restante se domina.
Seja autêntico em todas as ocasiões. Seja verdadeiro em todos os momentos da vida. Seja sempre você mesmo com caráter e honestidade.
Em todas as ocasiões, veja sempre pelo lado bom e positivo. Pois, em todas as situações existem dois lados.
"Em certas ocasiões é necessário que nós tomemos decisões mais racionais do que emocionais, pois mesmo a emoção sendo boa ela também pode acabar tomando uma pessoa."
Ela está nas simples ocasiões da vida. Dá mais profunda ciência do imaginário ao choque da realidade da humanidade. A Cultura é o poder da descoberta. Não basta talento, é preciso conhecimento de causa. Só existe respeito a cultura quando praticada com autonomia.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp