Obrigado meu Deus pelas Respostas
Manso e Suave:
Chorando me encontrava de dor meu coração não aguentava. As lágrimas rolavam a ponto de me afogarem. Quando uma voz eu ouvia: "Da ira já te livrei, agora caminhe para a casa do REI."
BORBOLETAS EM MEU QUARTO
Seguindo o curso natural das estações meu jardim secreto se foi!
E da noite para o dia dissipou-se as pétalas que mostravam a vividez precoce de uma fase onde as cores são mais vívidas e mais vibrantes
Me recordo por um instante das borboletas que de longe vinham para beijar-te as tulipas
E me encanto ao ver o vento balançando sutilmente tuas folhas novamente
descansando assim meus olhos bobos ao te ver transpassar meus pensamentos
Mas distante é melhor que perto!
Quando o incerto te prediz
Se distante agora és mais feliz?
Os teus pássaros fugiram para a segurança do abrigo permanente
e as borboletas morreram felizes no findar de seu ciclo
Distante é o passo quando me acho longe de você
quando disfarço e me embaraço e fingo não perceber
Agora largo todas a lida no campo e me resguardo na cabana segura e protetora que me aguarda pois é certo que as estações mudam, porem cada momento é único. Cada cor, cada flor "cataflor", cada gesto de amor.
A natureza por vez me mostrou o que a minha estupidez me custou
Pois foi tamanha a beleza e o encanto que a guardarei
Te guardarei sim! Como canção e quadro
em moldura à um quarto dentro do meu coração
Onde nem sempre as visitas vão
Mas quando eu vão me acharem em repleta inspiração
Dentro daquele jardim que me inspirou em gratidão.
Meu amigo(a) não se preocupe, o caminho é longo a estrada é cheia de adversidades, mas você não está sozinho(a) Deus está contigo, então poe um sorriso no rosto e prossiga porque a tua vitória é certa. (Ivonete Nogueira)
Sonhar, conteúdo dos sonhos e a sua interpretação sempre foram objetos do meu interesse de modo que, desde garota sempre li sobre este tema e tentei interpretar os meus sonhos. Acertei em algumas vezes; errei noutras. A princípio, ficava curiosa com o(s) significado(s) do sonho a partir da(s) imagem(ns) que o marcavam, e recorria a “manuais” que trazem exemplos como:
- sonhar com arco íris é sinal de sorte e êxito em tudo que desejamos realizar porque entramos em contato com energias superiores, que nos permitem tirar o máximo de proveito de nossas capacidades e habilidades pessoais;
- sonhar com animais ferozes: vê-los - deveremos guardar-nos da inveja dos demais; se nos ameaçam - nossa vida está em perigo. Em geral, os animais ferozes nos anunciam dificuldades profissionais.
Nesta linha, há muitos livros mas citarei dois deles: “O grande livro dos sonhos”, de Emílio Salas; “Os segredos dos sonhos”, de Roman Cano.
Este tipo de leitura não foi suficiente e passei a ler sobre a história dos sonhos, quando me deparei com algumas obras, inclusive o “Livro dos sonhos” de Jorge Luis Borges (1899-1986).
Nesta obra pode-se “viajar” até os primórdios das civilizações e se aproximar um pouco das interpretações dos sonhos sob diferentes óticas: místicas, filosóficas, religiosas etc. Ela é, assim, apresentada: “Este livro de sonhos que os leitores tornarão a sonhar abarca os sonhos da noite – os que eu assino, por exemplo – sonhos do dia, que são um exercício voluntário da nossa mente, e outros de raízes perdidas: digamos, o Sonho (anglo-saxão) da Cruz.”
Daí, tentei me aproximar um pouco da teoria dos sonhos de Sigmund Freud (1856-1939), aquele que, no dealbar do século XX, revigorou a antiga concepção de que:
“Os sonhos são, simultaneamente, significativos e importantes: não sonhamos nada que não seja uma expressão relevante de nossa vida interior e todos os sonhos podem ser entendidos se dispusermos da chave; a interpretação é a ´via regia´, o principal caminho para a compreensão do inconsciente e, por conseguinte, a mais poderosa força motivadora tanto do comportamento patológico quanto do normal. [...] o sonho é a consumação das paixões irracionais, reprimidas quando estamos acordados.”
A interpretação freudiana dos sonhos baseia-se no mesmo princípio subjacente a toda a sua teoria psicológica: o conceito de que podemos ter anelos (inconscientes), sentimentos e desejos motivadores de nossas ações dos quais, todavia, não tomamos conhecimento por razões diversas, incluindo o medo de perdermos a aprovação de pais, amigos; a necessidade de não nos sentirmos culpados; entre outros.
Coloquei a mão mais acima e alcancei um jovem contemporâneo de Freud, Carl Gustav Jung (1875-1961) que o encontrou pessoalmente em 1907, quando o visitou, em Viena e, logo, Freud reconheceu o valor de Jung vendo neste um filho mais velho.
Mas, em 1912, o Livro de Jung “Metamorfose e símbolos da libido” marcou as diferenças doutrinárias profundas que o separaram de Freud porque, enquanto para Freud, a única interpretação possível de um sonho está na teoria da realização de um desejo, Jung foi dispensando a livre associação e, de forma igualmente dogmática, tendeu a interpretar o sonho como a manifestação da sabedoria do inconsciente e a afirmar que a voz em nossos sonhos não é nossa, mas provém de uma fonte que nos transcende.
Um parêntese:
São inúmeros os livros de Jung. Gosto muito de “Memórias, sonhos e reflexões” e, também, de “Vida e obra”, escrito por Nise da Silveira.
Neste caminhar, conheci Erich Fromm (1900-1980) e me detive mais em “A linguagem esquecida”, obra que consegui no Sebo, em Salvador, que faz um paralelo entre as teorias do sonho de Freud e de Jung.
Ao retomar essas teorias, Erich Fromm demonstra maior aproximação com a Teoria de Jung, embora ressalte:
“A diferença entre a interpretação de Jung e a minha pode ser resumida nesta afirmação: Concordamos que muitas vezes somos mais sábios e dignos dormindo do que acordados. Jung explica o fenômeno com a hipótese de uma fonte de revelação que nos transcende, ao passo que eu creio ser nosso o que pensamos durante o sono e haver boas razões para o fato das influências a que estamos sujeitos em nossa vida de vigília terem um efeito sob muitos aspectos estupidificador sobre nossas realizações morais e intelectuais.”
AMOR DE MÃE
Querida mãe Ati eu Escrevo
Em quanto eu viver sempre eu direi, “Mãe” você
és o meu Mundo meu universo, meu tudo meu
verso a ti eu declamo, tu és minha existência, se
eu existo e porque você vives,
Mãe você és meu amuleto da sorte, e por ti que
eu rezo, dia e noite sempre peso ao senhor, que
os meu anos de vida seja descontado e
aumentado a ti, você e o meu ar, meu viver
minha caminhada minha luta, meu sorriso minha
luz do dia, não tenho como ti agradecer eu ti
amo,
A sua bondade todo mundo admira, quem ti
conhece eles dizem, tu és nobre tens um coração
bom•
senhora: Justina Inês, tu és uma super Mãe, eu
vivo tentando imitar a sua bondade, não consigo,
tem dias que eu digo como ela consegue?
tu não tens escolha, amas a todos como amas a
ti mesmo, eu acredito no meu pensamento tu
venhas do céu. Minha existência meu viver
Justina Inês esti e o seu nome, que Deus
deia a ti paz e muito amor e multiplique os seu
ano de vida,
Se viesses ao Mundo AC Deus escolheria você na
vez de Maria madalena.
Você és o meu amuleto da sorti, e por ti que eu
oro, que os meus anos de vida seja aumentado a
ti Mãe
Nunca me esquecerei do passado
eu lembro como era criança sentado ao chão
chorando, quando vás ao trabalho, sempre
querendo estar ao seu colo…
Mãe tu és a palavra amor, quando eu me
despertava do sono sempre eras a primeira visão da manhã
estavas sempre na cozinha, fazendo
algo para o seus filho.
Ai eu ainda era um menino sem saber o que
fazer, era como um filhinho de de passarinho no
ninho com asas sem saber como voar
A minha mãe sabe que eu li amo por tudo,
“Mãe eu dedico a minha vida a ti
” direito do amor"
, este e o meu dever, ti amarei sempre,
mesmo no fim do mundo eu ti amarei
Os meus amigos me dizem que a tua mãe e uma
anja que Deus criou para servir de exemplo em
aquelas mãe que maltratam os seus filhos
Mãe em teus olho eu consigo ver o paraíso por
perto, tu és a minha luz, o princípio do amor, o
paraíso vive de alegria pela sua nobreza, o seu
lugar seria no paraíso não na terra, cada palavras
suas e de si alegrar
os teus ensinamento estará sempre na memória
de o escuta, bendito sejas tu senhor nosso Deus
por ter me dado uma super-mãe
Só a senhora consegue suportar os meus erros,
as bestera que eu faço e que já o fiz, como era
menino, tu existe pra trazer ao mundo mais
amor. Que Deus ti livra de toda tempestade, que
ti livra de todo mal, que ti faz Sã como a agua
que ilumine o seu caminho,
com o pouco dinheiro que a senhora ganha servi
para todos, o senhor multiplica em muito
a senhora faz tudo fica melhor
com tudo que a senhora faz por nós, eu tenho
que ti agradecer
“OBRIGADO”
por tudo que tens
feito por mim e por nós,
sempre eu agradeço ao senhor por ter sedo a
minha mãe, a senhora me ama
incondicionalmente
“OBRIGADO”
{Sr: JUSTINA INÊS TCHILUDA}
"" Rabisquei teu nome em meu coração
tatuou
agora ele bate e faz onda
pois sabe que não tem como apagar...""
De onde eu venho o "NÃO" é uma palavra bem conhecida, faz parte da realidade do meu povo. Gratuitamente já se nasce e se convive com ele normalmente no dia-dia - já o "SIM" sempre foi um sonho distante, quase inalcançável; algo que se precisa vencer cruéis barreiras físicas, emocionais, socioeconômicas para obtê-lo...
Pensando bem eu quero ficar só no meu EU, e ver uns de meus mundos todo de vidro disperso pra realidade quântica
Quando eu morrer não quero flores
não quero lágrimas
não quero nem saber se alguém foi ao meu funeral
quando eu morrer nada mais importará para mim
afinal não levarei nada
mas deixarei tudo ao mundo
tudo que fui e tudo que fiz
e mesmo depois de minha morte o mundo sentirá as consequências de meus atos
então não me preocuparei com minha morte
me preocuparei com minha vida e com o mundo
quem eu sou e o que eu faço
porém pode nada disso fazer sentido
pode ser tudo isso em vão
a existência pode até ser uma farsa
mas quando eu morrer quero ter feito minha vida ter valido a pena e que meus atos mesmo depois de morto alegrem a vida de outras pessoas!
quando eu morrer estarei morto mas continuarei neste mundo...
sinto falta daquele você,
que era meu companheiro de vida.
é triste que a gente não tenha conseguido ajustar nosso amor a um novo contexto,
mas com a gente sempre foi 8 ou 80,
não seríamos bons amigos,
mas fomos bons juntos,
até o dia que não fomos mais,
e o fim foi inevitável.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de Deus: versículos da Bíblia que inspiram fé
- Feliz aniversário, meu amor: frases para uma surpresa inesquecível
- Frases de casal abençoado que celebram um amor protegido por Deus 🙏❤️
- Tudo é possível com fé em Deus: frases para não perder a motivação
- Deus, me dê forças para suportar: frases que fortalecem a alma
- Bom dia, que o Espírito Santo te ilumine: mensagens para fortalecer a fé
- Deus