Obra de Arte
Existe um grande equivoco quando se acha que a avançada tecnologia vem se tornando uma grande concorrente da arte. Pois assim parece ser enquanto imagem mas entorno da invenção, imperfeição e criação da obra de arte, nada artificialmente substitui ainda a superatividade e a inteligencia emocional do pensamento ideia e visão do artista, que é e será por muito tempo ainda seu tradicional protagonista..
Cada obra de arte é criada para o mundo pelo seu criador mas ela em si particularmente escolhe privilegiadamente cada qual que será o seu maior e melhor admirador. Lembre se que cada uma delas é única e quando encontra o proprietário certo proporciona uma melhor qualidade de vida para quem a possui, para o lugar onde está e muitas vezes vai se tornando para o colecionador o mais lucrativo investimento econômico e financeiro sem qualquer comparativo de ganhos reais a tudo que se conhece no mercado patrimonial. Dinheiro traz riqueza mas nunca ouvi falar em nenhuma grandiosa fortuna que não tivesse o seu lastro garantido e agregado em um rico acervo de obras de arte.
Obras de arte de qualidade e objetos históricos geralmente não passam pelas galerias de arte e loja de antiguidades. Afinal o que é raro, muito bom, de grande valor histórico e especial, não tem preço convidativo para que o comerciante possa adquirir e revender. Sendo assim, geralmente os acervos a venda são de obras de fáceis reposições, quase que comuns e adquiridas por preços e valores bem abaixo que os praticados pelo mercado. Outro detalhe importante a saber é que nem toda galeria de arte e loja de antiguidades, é gerenciado e avalizado por um tradicional marchand ou antiquário, pois a exigência e a legislação comercial nacional assim não obriga e não condiz. Sendo assim é imperativo buscar uma consultoria profissional tradicional especializada antes de qualquer incursão financeira com responsabilidade no mercado de arte no Brasil.
Na verdadeira obra de arte a melhor parte e sempre a mais valiosa é a originalidade. O novo olhar que o artista consegue de original com as técnicas já conhecidas e amadurecidas a se expressar a partir de um novo ponto de vista, um novo tipo de cor, sombra, luz, forma e criação.
Na xilogravura, a obra de arte está na confecção do taco de madeira. Sendo assim, é isto que deve ser valorizado e nunca, como ocorre vulgarmente a autoria de quem da matriz, tirou.
A boa curadoria de arte é aquela que promove um novo olhar, um novo dialogo ao publico visitante, novas perguntas, novas respostas e uma nova abordagem da obra de arte e do artista no universo movente contemporâneo.
Algum dia a historia da arte e o mercado de arte universal, entenderá que a arte do desenho, não é um esboço e sim uma arte final, com toda sua maestria, valorização e importância.
Cabe ao povo bárbaro com sensibilidade padrão, diante de uma obra de arte, gostar ou não gostar em silencio. Só deve manifestar se publicamente e com serenidade própria do pensamento quem tenha sensibilidade evoluída e conheça o minimo básico da historia da arte e das civilizações.
É frequente a tentativa de
compreender ou apreciar uma obra
de arte recorrendo a análises
conceituais, isto é, apreciando-as em
termos de representação de ideias.
Sempre quando me perguntam o
significado de uma obra, digo que é
só olhar e entender.Sei que surgiu de
um sentimento, que por vezes sinto
dificuldade em identificar, mas tenho
a certeza de um grande alívio
quando consigo me expressar
através dos riscos incertos, ou por
traz das cores e perfeição de uma
imagem que eu gostaria de ser.
No entanto, uma pintura pode
encontrar seu significado maior na
própria forma. Pintar é também um
processo de descobertas e, nessas
condições, o quadro não obedeceria
a uma estruturação prévia, vindo a
constituir o registro de sua procura,
ao longo da execução.
Até mesmo o assunto se definiria no
ato de pintar, como se fosse uma
soma de hesitações e certezas,
remetendo a um clima de sonho –
que dispensa referências do mundo
real.
Nesse processo, a experiência e a
intuição do artista exerce papel
central.Formas e cores nascem da
memória, do ideário pessoal,
constituindo um organismo vivo e
autônomo, em vez de um veículo
para conceituação.
OBRA ANTIGA
O revisitar de uma obra antiga sempre nos surpreende com novos detalhes e nuances que teimam em escapar ao sentimento do momento. O sol nasce e adormece todos os dias e mesmo assim nos surpreendemos. A nossa alma cria o novo dia e dele se embevece, entristece ou se aborrece, não importa, o que de fato é significativo é que cada momento é único e se renova com outras formas todos os dias.
O valor de uma verdadeira obra de arte não segue uma tabela de preço qualquer por metragem e sim é estimada pelo especialista de mercado, pela sua qualidade, importância, raridade, expressividade, conservação e originalidade.
Em um local sem educação e sem cultura, a avaliação correta e criteriosa de uma obra de arte, realizada por um profissional competente e experiente, sabe-se que nem sempre o valor histórico de uma obra acrescenta na mesma proporção o seu valor comercial de mercado, mas em um local com cultura, memória, registros e identidade estes valores chegam a ser imensuráveis.
Atribuir um valor aleatório qualquer a uma obra de arte é relativamente fácil mas quero ver o avaliador falar sobre a trajetória do artista, saber em que fase a obra foi feita, qual a técnica utilizada e mesmo fazer uma projeção fiável de realização de venda e certificar. Logo existe sim um divisor super escancarado entre colocar preço e avaliar.
Todo aquele que avalia uma obra de arte, pelo metro quadrado da obra, na verdade não passa de um vendedor de tecido. Da mesma forma que quem avalia uma arte jóia pelo peso, não passa de um comerciante de metais.
Em curadorias, precisamos cada vez mais de mentes sensíveis e inovadoras para que com a obra de arte converse com uma nova linguagem e um novo sentido, com o mundo.
A obra de arte está sempre em estado virtual. Atualiza-se em cada olhar que a encontra. Instiga ao movimento, à metamorfose do possível.