O Homen que se Acha Sabio

Cerca de 25371 frases e pensamentos: O Homen que se Acha Sabio

⁠O tolo clama por respostas nas multidões; o sábio escuta o vento, pois nele sopra o conselho do Altíssimo.

Inserida por joemarro

⁠Considere um sábio meditando no topo de uma montanha. Ele está só, mas não está perdido. Sua solidão é a fonte de sua clareza

Inserida por UrbanoCardoso231

⁠Prefiro ser um sábio sozinho do que um tolo em multidão.

Inserida por UrbanoCardoso231

⁠Enquanto o mundo corre, o sábio respira — pois até no silêncio da brisa há um impulso para seguir em frente.

Inserida por joemarro

⁠A soberba é o véu que cobre os olhos do sábio; mas a humildade é o espelho que revela a face de Deus.

Inserida por joemarro

⁠Mais precioso que o ouro é o silêncio do sábio; pois quem guarda a palavra, guarda também a chave dos portais eternos.

Inserida por joemarro

⁠O tolo persegue riquezas com os pés apressados; o sábio planta ideias e colhe reinos no tempo certo.

Inserida por joemarro

⁠Se eu fosse um sábio — e talvez sou apenas um espelho
não discursaria com voz de cátedra,
nem ergueria templos de pedra sobre os homens.

Não pregaria doutrinas como torres,
nem mediria o espírito com réguas frias.
— Antes, abriria o Livro das Estrelas
e com os dedos molhados de silêncio,
tocaria a fronte dos que ainda dormem.

Se eu fosse um sábio — e há dias em que me sinto tocado —
não falaria das fórmulas dos livros mortos,
mas dos códigos ocultos nas chamas dos candeeiros,
nos compassos do coração que ousa ouvir o Vento.

Em vez de dogmas, eu ensinaria a escutar
o pulsar secreto da Criação,
— esse som que dança entre os glúons e os anjos,
entre o Templo e o Sonho.

Citaria não os filósofos que pesaram a verdade,
mas os visionários que a sonharam.
E entre todos os nomes, com reverência,
pronunciaria o Iniciado,
porque nele, o verbo se fez busca,
e o silêncio se fez ponte.

Pois se a poesia leva a Deus,
— este ser é poesia encarnada,
no santuário invisível dos que ousam
pensar, amar, e revelar.

E quem o ouvir com a alma,
há de perceber:
um poema também pode ser profeta.

Inserida por joemarro

⁠O palrador sofre com transtornos, mas o sábio é prudente.

Inserida por prwaldex

⁠O medíocre corre atrás do desejo; o sábio caminha ao encontro do que ainda não sabe que precisa.

Inserida por ninhozargolin

⁠MEU PAI

A despeito da física fraqueza,
Era meu pai um sábio, de alma mansa,
Sempre pronto a levar luz e esperança
A quem visse entre as sombras da incerteza.

Nunca foi homem de juntar riqueza.
Mas, onde agora está, em paz descansa
Por haver nos deixado, como herança,
Seus exemplos de honra e de pureza.

Se ele viveu num mundo corrompido
Por vícios, desamor e falsidade,
Seus atos de virtude foram tantos,

Que Deus o recebeu, já decidido
A deixá-lo passar a eternidade
Ensinando bondade e amor aos santos.

Inserida por memoriadekleberlago

⁠O tolo coleciona palavras, mas o sábio ouve o silêncio e decifra os ventos.

Inserida por joemarro

⁠O sábio deve falar o que sabe na língua do tolo, se ele quiser que o tolo o compreenda

⁠Percebi que neste mundo
o povo é muito astuto e sábio para fazer o mal e aplicar a vingança na medida...

...mais e extremamente
débil e lento para fazer o bem ou beneficiar quem de direito.

Inserida por Luizdavi

⁠Aprendi com um sábio mestre que todos somos aprendizes, e que a verdadeira missão do aprendiz é servir, jamais ser servido.
Benê Morais

Inserida por BeneditoMorais

⁠''O idoso não é sábio,sábio é quem ama.''

Inserida por RUBENSPARANHOS

⁠O ignorante tem certeza até do que não sabe; o sábio duvida até do que já aprendeu.

Inserida por darcicley

⁠Arthur Schopenhauer, citando o Sábio Demócrito, diz: "Veritas Est In Puteo"; ( "a verdade está no profundo"). Saudoso Professor e Pensador Olavo de Carvalho, comentando essas citação de Schopenhauer, extraída, por sua vez, de Diógenes Laércio, assim se expressa: "é claro que este provérbio tem apenas valor poético, não se devendo em hipóteses alguma aceitá-lo como verdade filosófica em sentido literal e estrito, malgrado todo prestígio do misterioso. Pois, como qualquer um sabe por experiência, a verdade pode estar tanto na profundidade como na superfície. Há verdades latentes e verdades patentes. Só a título de exercício, o leitor pode comparar essa sentença de Demócrito, com esta de Plotino, aliás, de igual valor poético: "A essência salta aos olhos, pois se revela na forma".

[Nota considerativa minha: embora não de forma explícita, Professor Olavo não transpareça refutação a Schopenhauer, latente e talvez inconscientemente, o faça! Mas vale uma ligeira observação quanto ao dizer de Professor Olavo, em defesa da citação Schopenhaueriana a Demócrito. Em que pese Professor Olavo não estar totalmente sem razão. Pois de fato, há verdades tanto profundas quanto superficiais. Isto é, verdades encontradas logo na superfície e não apenas nas profundezas abismais. Todavia, é preciso entender de forma um pouco mais intensa, a máxima de Demócrito. Porque certamente o sábio não quis dizer que a verdade se encontra apenas na profundeza, jamais também se encontrando na superfície. Pelo contrário! A verdade, para Democrático-Schopenhauer, estando TAMBÉM na superfície, só poderá ser realmente conhecida, fruida ou absorvida, se se aprofundar nela. E exemplifico melhor. Digamos que um jovem que sempre viveu recluso em seu apartamento, com severas restrições dos Pais, raramente consiga a permissão de ir passear num bosque. Não entendendo absolutamente nada de planta ( posto que sempre viveu recluso em seu ap) depara-se com um vegetal popular. Quando perguntado que vegetal verde era aquele, simplesmente diz não saber porque não entende absolutamente nada de plantas e vegetais. E alguém lhe diz: é Boldo Chileno! Bem, o fato dele não conhecer a fundo, não anulará o fato de que ele está diante de uma realidade - o pé de Boldo. Porém, para a fruição cabal ou seu aproveitamento total dessa verdade que se encontra diante dele, ele precisará se APROFUNDAR. Isto envolve saber seu nome científico, o porquê recebeu esse nome, donde vem a expressão Boldo, sua propriedade medicinal, vitaminas etc etc etc. Isso pode-se considerar como a PROFUNDIDADE de investigação sobre o Boldo. Única forma de se conhecer, de modo completamente proveitoso, qualquer coisa. Isso posto então, podemos, com segurança, afirmar que Demócrito estava completamente certo. Pois somente se poderá fruir melhor, qualquer verdade, com investigação APROFUNDADA da coisa a ser investigada].

🦉

Às 14:15 in 05.05.2025

Inserida por FabioSilvaDN

⁠Aprender com as dificuldades e com os obstáculos te tornam mais forte, mais sábio e muito mais capaz de enfrentar os desafios do cotidiano da vida.

Inserida por oliceamorim

⁠A Batalha Interior

Um guerreiro sábio sabia que precisava vencer três inimigos internos para alcançar a verdadeira vitória: a Ganância, a Ambição Desmedida e a Ignorância.

A Estratégia

Ele decidiu enfrentá-los um a um, começando pela Ganância. Com a espada da moderação, ele cortou as correntes que o prendiam à busca excessiva por riqueza e poder.

A Vitória sobre a Ambição

Em seguida, ele enfrentou a Ambição Desmedida, usando a armadura da humildade e a espada da sabedoria. Ele percebeu que a verdadeira grandeza vem da virtude e da compaixão, não da busca por poder e reconhecimento.

A Iluminação

Finalmente, ele enfrentou a Ignorância, iluminando sua mente com a luz do conhecimento e da sabedoria. Ele percebeu que a verdadeira sabedoria vem do autoconhecimento e da compreensão.

A Vitória

Ao matar os três vícios, o guerreiro sábio alcançou a verdadeira vitória: a paz interior, a sabedoria e a liberdade. Ele havia conquistado a si mesmo e estava pronto para enfrentar os desafios do mundo.

Inserida por Hiram_Abiff