O Homem que Nao se Contenta com pouco
Palavras da vida
A boca dos justos é um poço de vida. - Provérbios 10:11
Há pouco tempo, um amigo escreveu um longo relato de seus verões trabalhando em um resort de montanha durante seus anos de faculdade. Como também trabalhei lá, suas histórias de pessoas, lugares e eventos trouxeram uma inundação de lembranças maravilhosas. Foi só quando cheguei ao final de sua conta que percebi algo impressionante sobre o que ele havia escrito. Folheei as páginas e comecei a contar as pessoas. Ao todo, ele mencionou cerca de cinquenta de seus colegas de trabalho pelo nome e disse algo positivo sobre cada um.
Isso me fez refletir sobre o impacto de minhas palavras e me perguntar: “O que digo sobre as pessoas traz encorajamento e afirmação? Normalmente estou falando sobre o que há de errado com os outros ou o que é certo? Eu sou principalmente positivo ou negativo? ”
Provérbios 10:11 descreve a boca dos justos como "um poço de vida". O versículo 20 chama a língua dos justos de "prata de escolha". O versículo 21 diz que "os lábios dos justos alimentam muitos". As duas constantes são (1 ) uma pessoa que é justa - bem com Deus no fundo - e (2) palavras que nutrem e refrescam outras pessoas.
Como nosso Salvador, que falou palavras que dão vida, podemos encorajar e elevar o espírito dos outros hoje pelo que dizemos sobre eles.
Espírito gracioso, habita comigo;
Eu mesmo seria gentil;
E com palavras que ajudam e curam,
Tua vida na minha se revelaria. —Lynch
Uma palavra bem escolhida pode falar volumes. David C. McCasland
Distraído por servir
Marta estava distraída com muita porção. - Lucas 10:40
Há pouco tempo, passei duas semanas ensinando em uma faculdade cristã no exterior. Enquanto viajava, escrevi uma lista de oração que decidi usar todos os dias. Fiquei muito enriquecido ao manter esse compromisso de orar e voltei para casa confiante de que continuaria a prática.
Eu não fiz! Logo eu estava tão ocupado com a igreja, a família e o trabalho que orava apenas em pedaços. Eu havia caído em uma das armadilhas mais comuns de todas - escolhendo as boas e rejeitando as melhores.
Depois li a história de Maria e Marta em Lucas 10: 38-42. Vi que eu era como Marta, "distraída com muito serviço" (v.40) e negligenciando a Cristo. Eu precisava dizer não a algumas das coisas boas que estava fazendo e abrir espaço para o melhor. Eu precisava agradecer, louvar e adorar a Deus e interceder por minha família e amigos.
Mas mesmo os momentos de oração podem degenerar em legalismo, apenas mais um item de uma lista de tarefas "espirituais". A oração pode ser uma distração se se tornar uma obrigação em vez de um privilégio e uma parte essencial do nosso relacionamento com Deus.
Jesus louvou Maria porque ela “escolheu essa parte boa” (v.42). E as suas prioridades? Você está negligenciando Deus porque está muito ocupado servindo a Ele?
Deus está impressionado com os presentes que você traz?
Seu trabalho, suas habilidades, cada coisinha?
Oh sim, ele valoriza o que você faz,
mas o que ele quer é tempo com você. —Gustafson
Devemos passar um tempo com o Mestre antes que possamos ter o coração de um servo. David C. Egner
O pequeno inimigo
Um pouco de sono, um pouco de sono, um pouco de dobrar as mãos para descansar; assim tua pobreza virá como um ladrão. - Provérbios 24: 33-34
No final da década de 1960, testemunhei um bombardeio cuidadosamente planejado. Lembro-me de observar enquanto os aviões trabalhavam metodicamente nos céus da Flórida, na tentativa de acabar com o inimigo. Nesse caso, no entanto, o inimigo não era humano. Era uma criatura conhecida como formiga de fogo - de tamanho pequeno, mas causando um grande problema. Os aviões estavam espalhando um pesticida destinado a livrar o sul desse invasor.
Assim como grandes esforços foram necessários para acabar com a pequena formiga de fogo, também devemos enfrentar seriamente o que pode parecer um pequeno problema - a preguiça. O autor do livro de Provérbios fala dos tristes resultados de "um pouco de sono, um pouco de sono, um pouco de dobrar as mãos para descansar" (Pro. 24:33).
Quem está inclinado a ser preguiçoso sabe que é necessário um grande esforço para combatê-lo. Se não atacarmos, a pobreza (tanto espiritual quanto física) virá "como um predador" (v.34).
Então, o que pode ser feito com a preguiça? Você pode começar avaliando como gasta seu tempo. Se você descobrir que está desperdiçando, precisará desenvolver uma estratégia para combater o problema. Enfrente essas pequenas tarefas agora. Continue trabalhando diligentemente e esses pequenos trabalhos não se transformarão em grandes problemas. Você logo perceberá o quanto é melhor ter sucesso do que dormir.
Não adie até amanhã
O que você pode alcançar hoje;
Trabalhar duro até terminar Você
manterá a pobreza longe. —Sper
Quanto menos fazemos hoje, mais temos que fazer amanhã. Mart DeHaan
O simples fato de usarmos a expressão sangue-frio para denominar alguém pouco emotivo mostra o nosso preconceito inato de primata em relação aos répteis. Não julguem outras espécies pelas suas próprias normas sociais.
Um vapor que desaparece
Qual é a sua vida? É até um vapor que aparece por um pouco de tempo e depois desaparece. - Tiago 4:14
O evangelista DL Moody contou uma história sobre um ministro que estava preparando um sermão sobre a urgência de receber a Cristo sem demora. Depois de estudar por algum tempo, o pregador adormeceu em sua cadeira e teve um sonho estranho no qual ouviu uma conversa entre vários demônios. Eles estavam amontoados, tentando criar um esquema para levar as pessoas da Terra ao inferno.
Um dos espíritos malignos disse: “Vamos dizer às pessoas que a Bíblia não é a Palavra de Deus e que não pode ser confiável.” Os outros responderam: “Isso não é suficiente.” Outro falou: “Vamos dizer a eles que Deus não existe, que Jesus era apenas um homem bom e que realmente não há céu nem inferno. ”Novamente os outros responderam negativamente. Finalmente, um terceiro demônio disse: “Vamos dizer às pessoas que há um Deus, um Salvador, um céu e um inferno. Mas vamos garantir que eles tenham o tempo todo no mundo para serem salvos e incentivá-los a adiar a decisão. - É isso! - os outros gritaram alegremente.
Muitas pessoas passam a eternidade no inferno porque procrastinam, pensando que podem receber Cristo "amanhã". Mas para eles o amanhã nunca chega. Não fique entre eles. Receba Cristo hoje!
Venha ao Salvador, não demore -
Aqui em Sua Palavra Ele nos mostrou o caminho;
Aqui em nosso meio, Ele está de pé hoje, com
ternura dizendo: "Venha!" -Raiz
Satanás diz: "Procrastine!" mas Deus diz: "Não espere!" Richard DeHaan
Vida
Vivi experiências
É pouco eu sei
Senti muito e sonhei
Mudei drasticamente várias vezes
Escrevi dez mil vezes sobre amor
Sofri por começar a me importar
Chorei por não aguentar
Caí por não saber o que fazer
Renunciei as minhas paixões
Abandonei os pequenos prazeres
Acreditei em palavras proferidas
Fui enganado algumas vezes
Estou tentando construir um legado
Mas não é para ser deixado
Mas vivido por mim mesmo
Porém percebo , o quão distante
Sempre estive das pessoas
Eles vivem uma vida, já eu outra
Não conseguimos sentir o que o outro sente
E de repente eu não faço mais nada
Acabou minhas forças
... espero ter feito o certo
Renunciar minha própria vida
Para algo que não entendo completamente
Mas , é isso que acredito
Afinal , minha vida seria sem valor
Se o que aprendi não fosse
... meu tudo e plena convicção
Por onde andei poucos sabem,as vezes que tropecei e caí pouco viram,muitas vezes levantei sem ajuda,por isso não aponte meus joelhos ralados.
Impostergável
instante
mudar pedi atitude
onde solucionar
em pouco tempo
requer responsabilidade
Para resolver no mesmo dia.
Preciso.
Colo e cafuné,
Mãos dadas bem apertado,
Abraço de saudade,
Mesmo em pouco tempo sem te ver,
Não gosto de frieza,
Comigo o que vale é o calor,
Intensidade,
Gosto de grude,
Tipo chiclete no cabelo,
Longos beijos,
Noites em claro,
Entre conversas verbais e não verbais,
Quero colo,
Quero entrega,
Quero tudo,
Não sei me entregar pela metade,
Só aceito o tudo,
Se não,
Pra você é nada.
O CHORO
E o choro pouco a pouco secou com o vento da esperança que chegou cedo demais
Pedindo licença e avisando que a vida é tão efêmera quanto um dia feliz.
De vez em quando a gente se sente um pouco perdido mesmo. Temos medo de falhar, lembramos das vezes que falhamos. Temos mania de querer as coisas rápido, somos impacientes e vez ou outra quebramos a cara de novo. Essa é nossa vida. É assim. O que não podemos fazer é deixar esse medo nos impedir de viver. Não precisamos estar certos o tempo todo. Não precisamos querer tudo pra ontem, só temos que ser feliz com o agora. Veja o quanto você já andou, quantos dias piores já viveu e sempre encontrou forças para seguir, quantas vezes deu medo, quantas vezes você se sentiu sozinho e não desistiu, você escolheu seguir, mesmo doendo, mesmo com medo e isso te faz forte. Força não é aguentar tudo de ruim que acontece sozinho e sem demonstrar dor, ser forte é sentir dor e se levantar, seguir em frente e acreditar que o amanhã será melhor.
CALADO
Faço...
E fico calado;
Pouco ganho publicando.
Espio...
Reparo as reações;
Pedem-me mais.
Silencioso...
Calculo se crio miseráveis:
Gente de pernas, braços e olhos...
Descansados do nada...
O que fazem por mim?
Não esqueço nunca!
Mas, deixo pra lá...
O que aos outros faço, embaraços há no jeito!
Se não perco os dedos,
Vão-se os anéis.
Foi assim. Te conheci e o caminho se bifurcou (sempre bifurca; a gente é que pouco nota). Fui seguindo caladão mas com meu sorriso largo, meio achando que não era, meio sem saber porque ia. Mas ia.....
Veio chuva, vento forte, subidas difíceis. Eu ia. O sol apareceu; o tempo se mostrou incrivelmente bom. Por muitos anos escutei essa gargalhada (parecia G. Rosa) da sorte me empurrando pro seu lado....
Sabendo hoje do que se trata (do amor e suas ambivalências...) e porque caminho no seu caminho, a estrada virou lugar, o seu chão, meu horizonte. E o que se bifurcava, agora é um só amor em nós...
O primeiro passo de qualquer terapia é um pouco de autoconsciência. Quero que você pense no jeito como seus hábitos, suas crenças e seus traços de personalidade foram desenvolvidos para ajudá-la e protegê-la. Depois pergunte a si mesma se estão mesmo funcionando ou se a estão prejudicando. Por exemplo, quando sentir uma dor de cabeça começando, concentre-se em algo que estiver diante de você. Algo real, como a sua mão, para se manter presente no momento. Parece pouco, mas ajuda, juro.
