Nuvem
Quando eu te olho
Eu sinto que sou tão feliz
Eu tenho tudo
Que eu preciso bem aqui
Nuvem que passa
Mas não desfaz o elo ultra firme
Atingi em cheio
Tudo aquilo que eu pedi
Manhã tão clara que faz meu dia florescer
Perco a fala quando aparece sem dizer
Amor meu você me desarma
Amor meu quieta minha alma
Certeza rara completa a minha vida faz querer
Trazer pra perto tudo que lembra você
Manhã tão clara que faz meu dia florescer
Perco a fala quando aparece sem dizer
Amor meu você me desarma
Amor meu quieta minha alma
Te conhecer foi o melhor que me aconteceu
PROVOCAR (P)
A poesia que vem a calhar
É a dita pelo marulho do mar
Que faz a nuvem chorar,
O vento silvando cantar
E a passarada ouvindo calar...
Você jamais estará só na caminhada.
Mesmo achando que a nuvem negra esteja pairando sobre você, o sol sempre brilhará. Confie!
Nasceu no dia 07 de maio.....
Branca como a nuvem
Vermelha como o vinho
Pequena como a estrela
Chorava feito uma trombeta
Pesava como uma borboleta
Uma nuvem lá no céu, sozinha, perdida em uma imensidão que se quer existe, sem ninguém pra conversar, sem ninguém para tocar, sem ninguém a quem simplesmente pudesse olhar, sem mais opções, como única solução, conversa consigo mesma, entra dentro de si e olha para si, ao fazer tais, um espanto leva, como é estranha a maneira que nós nos estranhamos ao olharmos para nós mesmos e não nos reconhecemos, se surpreender por não sabermos quem somos.
A nuvem e a estrela.
Uma nuvem pode esconder uma estrela, mas a nuvem passa a estrela fica.
A vida nada mais é doque um simples momento, mas esse momento basta para empreender coisas eternas como a amizade...
Saudades nuvem que passa e que vem
sem importância sem ninguem
para o agreste esperança para a mata o alívio
meramente preságio de chuva desta se lembram
dela não há saudade apenas excitação pela chegada do temporal
de mal ou bem ela tambem deseja alguem
que sinta sua falta como o adorno a cabeça
o dedo do anel a mão de outra
a flor da abelha o beija flor dos dois
saudades simples lembrança que insiste em ser o mais importante dos sentimentos
não a amor sem saudades ou vice versa?
não há dor que não a faça presente
todos temos saudades do que vivemos do que tivemos e até do que seremos
isto traz uma dor doida uma lagrima escorrida um choro latente
não ser meramente coadjuvante ser importante
sonho do ansião sonho de quem já foi sonho de quem nem esteve aqui
desjando que alguem sinta apenas saudades
Vai alta a nuvem que passa
vai alto meu pensamento
que é escravo da tua alma]
como a lua o é do vento
Ambos á beira do poço
achamos que é muito fundo
deita-se a pedra e o que ouço
teu olhar que é meu mundo
todas as coisas que dizem
afinal não são verdades
mas se nos fazem felizes
isso é felicidade
Tu és fina branca nuvem ligeira?
tu és chama, brasa que cerras ligeira,
Mas que arde, que queima quem tocar..
mesmo que este toque dure pouco,
mesmo que esta chama logo se apague...
Ainda valeria a pena ve-la arder....
há coisas que duram para sempre.
há coisas que duram só um segundo...
e a coisas que não há meio ou fim...
qual é o nosso, que é você?
O que é eu?
O despedir de uma nuvem é sempre triste, ela sempre se disolve em milhões de lágrimas.
O despedir de seu amor foi triste, ele me despedaçou em milhões de lembraças.
Deslizando céus
Esperei pela nuvem maior
Num bater forte do coração
Entre águias, céus e azuis,
Surfei equilibrado na prancha da saudade.
Do outro lado, em redemoinhos de nimbos
Te via sorrindo e de braços abertos.
Gritavas em puro e suave silêncio.
-vem, vem, meu grande amor.
E deslizei respingado de gotas dos céus
Até ou teus braços, teus lábios, nossa aventura.
Jaak Bosmans 30-11-2008
Nas paredes as minhas pinturas tentam dar vida ao espaço, mas uma nuvem negra toma cada um dos visitantes e alguém entre eles lembra se de cobrir uma das minhas telas com um tecido negro o meu ultimo auto-retrato, que acabara de ser coberto.
No deserto o povo de Deus viu sair água da rocha, pao cair do céu, a nuvem que os protegia e os guiava de dia, e a coluna de fogo a noite.. e muitos milagres. Tinham tudo p crer em Deus, mas nao creram. Hoje é o dia da nossa escolha.
A alma é como a nuvem. Eloqüente, leve, translúcida. Nossos olhos inexperientes fazem-nos acreditar que vemos nela várias formas, mas sabemos que ela é sempre igual: sempre o mesmo amontoado de incertezas, que flutua céu afora transportado pelo sopro do vento.
Olho o céu e ao longe vejo uma pequena nuvem distanciar-se tomando a forma de um cavalo alado. Desvio o meu olhar para um ponto remoto e sinto uma lagrima gélida percorrer a minha face ao repousar os olhos nas minhas recordações de infância. Instantaneamente, de súbito, sou desperto do meu devaneio por uma cena habitual: pobres desta cidade que pela manha vêm aqui repousar na relva de frente para o Tejo, perdidos entre o espaço e tempo, onde suas memórias são sempre desordenadas. Sinto profundamente que entre mim e eles não existe nada que nos diferencie. Fato que me leva a indagar se também sou um deles ou apenas um moribundo em busca de uma essência que lhe traga o verdadeiro sentido de ser e existir.
