Frases nordestinas carregadas de cultura e sabedoria popular

⁠NORDESTINO DEU O TROCO

Este povo não se rende
Não se curva, nem se ofende
Com os proclames lá do Sul.

Que fala tanta besteira
Que é gente interesseira
Como xepa em fim de feira
Que se compra com angu
Basta lhes dar pão e bebida
Um unguento pra ferida
Que eles fazem a adoração.
São devotos do divino
São beatos peregrinos
Vivem a soltar rojão.

Que são tolos, pequeninos
Homens fracos, são meninos
Encantados por canção
Mas são eles quem de fato
Pegam a cobra lá no mato
Cortam a cabeça no tato
E da calda fazem um prato
Pra comer na procissão.

Mas se chega alguém sabido
Pelo estado promovido
Para lhes dar algum quinhão
Logo surge a pergunta
O que vão querer em troca
Nossos votos na eleição?

Não aceitam o logro fácil
Nem fingem que são de aço
Choram e têm um coração
Mas são nobres desvalidos
Pelos ricos oprimidos
Que nunca serão vencidos
Não importa o sofrimento
A altura do lamento
Ameaça ou opressão.

Nordestino não se vende
Nordestino só se ofende
Com quem não lhe compreende
E não lhe chama de irmão
Com quem se acha importante
Que pensa que pode tudo
Senhores donos do mundo
quando lhe faz distinção.
Entre branco, sul e norte
Nordestino é cabra forte
Que não se ganha por sorte
Luta e vence até morte
E dá o troco na eleição.

Inserida por EvandoCarmo

⁠Sina Nordestina

Sou nordestino,
feito de sol e poeira,
de mãos calejadas
e alma verdadeira.

Querem me afogar
em águas de secas,
mas sou raiz que resiste,
sou chão que não se entrega.

Minha sina é estrada,
vento que corta o rosto,
é lágrima engolida
no silêncio do desgosto.

Garota, se soubesse
o que carrego no olhar,
entenderia que o sertão
não se curva ao queimar.

Povo sem sensibilidade,
que julga sem conhecer,
não sabe que na seca
aprendi a florescer.

Inserida por pensadorposmoderno

⁠"Que Deus preserve em mim as duas principais características do povo nordestino:
a coragem e a perseverança."

Inserida por betosilveira

Todo nordestino é brasileiro.

Nordestino não faz tempo, bota tempo.
Nordestino não é exibido, é enxerido.
Nordestino não zoa, manga.
Nordestino não sorri, acha graça.
Nordestino não briga, quebra o pau(...)
Quem não é nordestino ou não tem raiz nordestina,
não é brasileiro!
-É estrangeiro fugido do seu torrão e, aproveita-se dessa inocência e desse grande coração nordestino que acolhe sem preconceito gente de todos os continentes. E essa gente depois de agasalhada e nutrida quer um Brasil dividido.
Como assim?
- Esqueceram que chegaram aqui e dessa vez nem espelhos trouxeram?
-Trouxeram uma cultura que não nos representa e nós respeitamos as lembranças de sua terra!
Mas, é só!
Pó parar por ai...
Nós ainda temos terra nas unhas para defender o que é nosso, e vocês estão aqui de favor!!!
Porque somos um povo de paz e de amor.
Exigimos respeito magote de cabra besta!
Senão, a gente apaga o candeeiro e joga fora o gás.
"Seus sobrenomes estrangeiros, cuidado com nós!
-Nós sabe fazer as coisa bem dereitin..."
☆Haredita Angel

Inserida por HareditaAngel

O teu amor é sopro leve

Que venhas logo

Te espero em breve



Traga o teu beijo nordestino

Delicioso colo de homem

Lindo coração de menino



No vem e vai da sanfona

Sensualidade completamente à tona

Que remexe com esta pomba



No bate coxa educado

Desfrutando do requebrado

Escolhi o meu namorado



O nordestino quando dança

Tem o balanço do mar

Eu tenho um nordestino para amar

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Cuscuz Nordestino
com ovo estalado
te celebro e não
te troco por pão,
Uma vez que provei
você passou a ser
dono do meu coração.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Sou NORDESTE sim sinhô!
Tenho orgulho de o ser!
Danço xote, xaxado e baião,
faço verso e visto gibão.
A minha cultura é plural e pura.
Desde Patativa ao Mestre Suassuna,
Luiz Gonzaga não hei de esquecer,
pois fez muito por merecer.
Aqui tem de tudo que você imaginar,
desde doutôr de jaleco,
até vaqueiro que vai o boi derrubar.
No sertão o sol é de rachar,
no litoral a brisa vem amenizar,
e na serra, ah! O frio é pra aconchegar.
Pode aqui se achegar,
pois nosso amor queremos dar.
E aqui vou finalizar
com um grito que hei de escultar.
SOU NORDESTE SIM SINHÔ!!!

São todos Nordestinos.

Djavan e Jorge Amado baiano
Don Helder Câmara e Lampião
Câmara Cascudo e Graciliano
Conselheiro e Padre Cíço Romão
Patativa e o nosso eterno Ariano
Zé Ramalho e Luiz Rei do Baião

Os fascistas na Alemanha colocaram a culpa nos Judeus, os fascistas do Brasil colocam a culpa no Nordestino.

Eu vim do interior e carrego em mim orgulho e amor por ter nascido onde nasci.

Aos de bom coração, Deus fecha pequenas porteiras para abrir porteiras maiores.

No orgulho do meu passado, não me importa o que você diga agora, pois você só tem história trazida de fora, já eu seu moço, eu trago no sangue que corre o cheiro do Brasil de outrora!

Orgulho de SER Nordestina!
Perguntaram-me uma vez por que quando falamos de nosso orgulho ou de nossas belezas registramos com fotos da triste seca, da terra rasgada de sede, dos animais que Chico levou para os jardins do Céu, dos veios trombóticos de seca, das árvores retorcidas de agonia, e nao com fotos das nossas belezas, tais como praias, cachoeiras, flores, comidas saborosas, serras, pensei.... não é verdade, é na seca impiedosa que reside nossa beleza, nossa história de fortaleza! Talvez a resposta seja melhor explicada em quem abandona o lar sertanejo, deixando tudo para trás: amores, famílias, costumes, lar, e se aventura por outras paradas, outras terras, mesmo sendo vitima de preconceitos, fome e frio, mas assim que faz OU não riqueza volta correndo para seus confins de mundo, este retirante sabe o que é trazer no coração a imagem permanente da beleza pura do sertanejo a paisagem rica em tons diversos de marrom e vermelho, os galhos que teimam em resistir a ventos e sol inclementes, e a um aqui e outro acola tons de verde teimosos, aos veios que ficam apenas a esperar a um 'tiquim' de chuva para dançar sinuosos entre a terra, que lhe abre desejosa a passagem para aquele líquido de vida, na beleza de uma flor do mandacaru, no canto do acauã, e no por do sol rico em cores, no Céu cheio de buracos de uma renda luminosa à noite, e no luar que não há em outro lugar, neste peito sertanejo reside meu orgulho nordestino de ser!
8 de outubro , DIA DO NORDESTINO.
Prazer seu moço e dona, sou a Irene

Acho que essa vida urbana acabou que matando um pouco da minha inocência poética, quase lírica, que eu tinha antes de vir para cá. São Paulo é uma cidade contagiante, traiçoeira e extremamente envolvente. Não tem como viver distante de sua realidade. Ou você acompanha o seu ritmo avassalador de megametrópole ou sistematicamente é esmagado, deixado para trás, sem nenhuma compaixão. Salve-se quem puder! O tempo por aqui anda mais depressa, não há espaço para um poeta sonhador, feito eu...

⁠...malandro não vale as calças que veste. De fato, como diriam meus conterrâneos nordestinos, “cachola oca é terreiro do coisa ruim”.

Contos de uma Terra Prometida,
p. 32

⁠Mamãe sempre me disse
Que temos que sorrir
Pra não chorar...

⁠A vida é um quebra-cabeça e eu testo as peças uma por uma, independente do formato.

A seca no sertão.
A vida do sertanejo
É um misto de sonho e desejo em cada coração
Do berço ao túmulo, a ferida que amargura é a sua vida dura a cada passo do dia no sertão.
No Nordeste brasileiro, a vida do sertanejo é embalada pelo enredo de viver uma vida sem medo diante da seca do sertão.
Sua fé em nosso Senhor o faz suportar a seca e o calor que lhe trazem morte e dor, devido à falta de água que lhe angustia a alma em uma vida de horror.

Inserida por fernando_sylon_roy

Minha manhã.

Assim começa esse enredo
depois do cheiro de Afrodite
por entre o verde do arvoredo
que o nosso Senhor permite
e um cuscuz de manhã cedo
para abrir nosso apetite.

Inserida por GVM

Se as coisa desimbestar
Deus apruma as falhas.
O desejo puxa coisa boa
Por favor, traga.

Inserida por wilianneri