Frases nordestinas carregadas de cultura e sabedoria popular
Nossa culinária.
Tem coisa boa no Sudeste
no Centro Oeste também
pelo Sul onde se investe
churrasco é o que mais tem
mas a comida do Nordeste
não perde pra de ninguém.
Vida simples.
Minha vida não é precária
dinheiro nunca me ilude
se não tem reforma agrária
por aqui sobra saúde
não tenho conta bancária
mas sou rico de atitude.
Irmãos nordestinos.
Vem do berço do menino
no começo da formação
respeitar o seu destino
sem medo nem restrição
porque todo nordestino
tem o outro como irmão.
Esperança.
Minha terra ressecada
minha plantação perdida
minha mão tão calejada
minha alma tão sofrida
mas se a colheita não tem
eu espero o ano que vem
e Deus melhora minha vida
Agradecer sempre.
Do jeito que a crise tá
não tá fácil pra ninguém
é só Deus que proverá
o caminho do nosso bem
e na mesa o que botar
coma sem reclamar
e agradeça pelo que tem.
Agradecer sempre!
O importante é ter amor
ver o sol que irradia
sentir o perfume da flor
ter na paz a alegria
pouco ou muito como for
agradeço ao meu Senhor
pelo pão de cada dia.
Crie um caso de amor com você, seja o melhor que pode ser, e, no mais, plante suas melhores sementes para colher suas melhores laranjas.
(trecho da crônica "Crie um caso de amor com você mesmo", do livro "Matuto Poeta - Histórias Rimadas no Sertão", de Matheus Boa Sorte)
Nordestinos.
O nordeste é diferente
a começar por Pernambuco
terra de um povo valente
da peixeira e do trabuco
se alguém falar da gente
esse é um cabra é doente
tem inveja ou é maluco.
INJUSTIÇA!
O governo não representa
não respeita o vosso nome
o trabalho é até os oitenta
nesse sol que lhe consome
mesmo quando aposenta
o salário não lhe sustenta
e se parar morre de fome.
Meia chuva!
A seca tem maltratado
a chuva mal aparece
do pouco que é plantado
a metade quase não cresce
mas ninguém fica parado
e a preguiça é um pecado
que esse povo não conhece.
ACREDITAR.
Não aceite um castigo
sem antes lhe questionar
não desista de um amigo
não recue sem enfrentar
todo passo é um perigo
nunca diga eu não consigo
não se entregue sem tentar.
FÉ E ESPERANÇA.
O político tá no palanque
só pra defender seu posto
água aqui falta no tanque
sobra tristeza e desgosto
e não tem um que arranque
o sofrimento do meu rosto.
Um sorriso!
Como é bom ser verdadeiro
sincero, honesto e preciso
ser amigo e companheiro
não lhe causa prejuízo
sempre agradeça primeiro
mesmo que falte dinheiro
mas que não falte um sorriso.
Impressiono-me com tamanha felicidade do mais simples caboclo da minha terra, homem sem ambição, sem desejos supérfluos no qual aquele mais complexo civilizado é capaz de até perder sua vida em busca de tais desejos. Aquele caboclo de minha terra, carrega consigo valores, que jamais lhe poderão deixar-lhes corromper por coisas baratas ou bens materiais, ele sim, tem princípios, que aqueles hipócritas civilizados, se dizem conservador de tais. Vivendo em uma sociedade simples, e com pouca escolaridade formal, é um mestre professor nos assuntos sobre: moral, honestidade, ética e outros milhares de adjetivos. Orgulho-me de dizer, que minhas raízes são desse povo, o tão conhecido povo NORDESTINO.
Vivemos em um mundo onde não sabemos em quem confiar em meio a tanta falsidade e violência.
Pensando bem até que sabemos o que fazer mas achamos melhor virar as costa do que concertar os nossos erros e deixar a vida perecer mas um coisa é de fato que no futuro seremos cobrado
