Frases nordestinas carregadas de cultura e sabedoria popular
Se o sorriso sumir
E a esperança esmorecer
Se o sol bater 40°
E o suor me descer
Se a labuta de hoje
Amanhã eu não puder colher
Se a chuva não vier
E a colheita definhar
Se os pássaros não voarem
Se a flor não desabrochar
Se o meu sangue precisar cair
Se a comida na mesa faltar
Se meu nome não puder dizer
Se minha voz eu tenha que calar
Em meio a tudo isso
A Asa Branca cantará
Quero que o mundo saiba
Que o Nordeste é o meu lugar
Somos.
Venho aqui só pra saber
porque tanto me ofendeu
já tenho a seca pra sofrer
e o destino que a vida deu
mesmo assim vou te dizer
não vejo nada em você
que seja melhor que eu.
Meu cuscuz.
Não tem vida sem destino
não tem fé sem ter a luz
não tem pipa sem menino
não tem amor sem Jesus
não tem pobre nem granfino
não tem um só nordestino
que não goste de cuscuz.
Oração da chuva!
Quando a seca se aproxima
devastando a plantação
o sertanejo se lastima
pede a Deus em oração
uma mudança nesse clima
e que derrame lá de cima
um pouco d'água no sertão!
Sabor de milho.
É um alimento Divino
a sua mistura é aparte
passa de Pai pro menino
da nossa vida faz parte
é um produto tão fino
que o cuscuz nordestino
virou uma obra de arte.
Decisão!
Tem os que desistem cedo
tem também quem se aproxima
tem quem não levante o dedo
outros que tem autoestima
os fracos fogem com medo
e os fortes partem pra cima.
Eu.
Sou filho de um plano
que ao destino pertence
nada é feito por engano
de Deus não há suspense
sou nordestino do tutano
do amor de um paraibano
por uma noviça cearense.
Se falta chuva o açude vai secar, mas a fonte do saber, jamais irá faltar pois tá sempre cheio, o coração do nordestino; de amor , de carinho e de cultura popular.
Agradecer!
É pouco mas é decente
mesmo assim me sinto bem
o nosso povo é carente
sem reclamar de ninguém
agradeço pelo presente
porque sei que muita gente
nem mesmo esse pouco tem.
A nossa dor.
Seca, sonho e desengano
vida que a fome destroça
nem parece ser humano
onde a lei faz vista grossa
e essa dor do africano
se confunde com a nossa.
Cuscuz de milho.
Eu como cuscuz com leite
com charque como também
com picanha no azeite
e carne de sol quando tem
com uma tripinha respeite
no coco ralado é enfeite
cuscuz com tudo faz bem.
Aqui nasci.
Este aqui é meu destino
é onde me sinto bem
tenho sangue de Virgulino
e desse orgulho sou refém
aqui nasci... sou nordestino
e não nego pra ninguém.
Não nego.
Meu banco é o da praça
meu shopping é na bodega
não tenho nada de graça
pobre que não se entrega
sou nordestino de raça
origem que não se nega.
Fartura.
A nossa fome tem cura
muito mais que imagino
se é feito com ternura
tem a benção do Divino
e que venha de fartura
pra mesa do nordestino.
Nosso valor.
Não me considero pobre
trabalho desde menino
quando o coração é nobre
não tem medo do destino
pois na luta se descobre
o valor de um nordestino.
Tem muito disso.
O cabra passa um mês no Rio
vai morar numa maloca
descobre que se iludiu
e volta falando carioca
chia mais do que pavio
e pergunta ô Thi Thiiio
tem cuxcuxx e tapióóóca.
Cada calo.
Na garupa de um cavalo
na enxada no sol quente
todo dia brota um calo
todo calo é diferente
mas a raiz do nosso talo
não se tora no batente.
Sem diferença.
Mesmo boa a vida é dura
reclamar não tem por quê
toda essa arquitetura
Deus fez com tanto prazer
pôs beleza e deu cultura
e fez cada criatura
do jeitinho que fez você.
Meu sertão.
É aqui que eu me empenho
na tristeza ou na alegria
levo cana para o engenho
lavo roupa na bacia
e pelo pouco que eu tenho
eu agradeço todo dia.
Saga.
Lugar de povo valente
de sangue de Virgulino
todo amigo é um parente
na vida de um nordestino
onde se planta a semente
das rédias do seu destino.
