Frases nordestinas carregadas de cultura e sabedoria popular
Carne de charque.
Isso é carne de primeira
nenhuma outra me seduz
ponta de agulha dianteira
é melhor que a de avestruz
gostosa com a macaxeira
e perfeita com o cuscuz.
Vida dura.
É sol forte que ele enfrenta
pra ter a carteira assinada
são dez filhos que sustenta
com a mão sempre honrada
mas quando o peão aposenta
o dinheiro não dá pra nada.
Discípulo.
Pode chamar de brasileiro
ou discípulo de Virgulino
não trabalha por dinheiro
e é fiel ao seu destino
ergue a cabeça vaqueiro
tu és um herói nordestino.
Vencedor.
É mais forte que a dor
tem sangue de Virgulino
na vida é um lutador
das batalhas do destino
se existe um vencedor
o nome dele é nordestino.
Descaso.
Por aqui a seca assola
quase nada se consome
o nordeste está de esmola
mas o governante some
deixa a criança sem escola
sofrendo e passando fome.
Guerreira.
No sertão essa é a sina
o povo vive sem direito
só tem a luz da lamparina
e a incerteza no peito
e a guerreira nordestina
ainda sofre preconceito.
Povo guerreiro.
O nosso povo é guerreiro
na luta desde de menino
sem chuva desde janeiro
mas sem temer o destino
semblante de brasileiro
coragem de nordestino.
O trabalho.
Trabalho não é tortura
pra essa gente tão singela
ninguém guarda amargura
por achar a vida bela
e ela só se torna dura
se você tem medo dela.
Crise nordestina.
Essa crise eu até acho
que ela não me contamina
faltar comida no tacho
sempre foi a nossa sina
o jumento é cabra macho
anda até sem gasolina
água eu pego no riacho
e a luz vem da lamparina.
Esperança.
Há dias que a gente chora
as vezes por desengano
dá vontade de ir embora
ou viver como um cigano
mas tudo tem sua hora
porque a esperança mora
no coração do ser humano.
Chapéu de couro.
É gente forte feito touro
não tem medo do destino
se falta água no bebedouro
sobra a fé no ser Divino
é respeito que vale ouro
e eu tiro o chapéu de couro
pra esse povo nordestino.
DE VOLTA.
Por qui ninguém tem nome
acharam que eu era ladrão
e assa tristeza me consome
e eu não fico aqui mas não
no nordeste eu passo fome
mas não passo humilhação.
SORTE
Eu agradeço ao destino
por não ter medo de nada
trabalho desde menino
puxando o cabo da enxada
não pedi pra ser nordestino
eu tive uma sorte arretada.
Pé de flor.
O sertanejo reza uma prece
pra Jesus nosso Senhor
pra ver se a chuva aparece
e diminua um tanto da dor
quem sabe na terra cresce
pelo menos um pé de flor.
HONRA.
Da terra sinto o aroma
ao toque da chuva fina
o trabalho é o que soma
o que a vida determina
e todo calo é um diploma
na honra da mão nordestina.
Se destina
A seca vem prematura
e a terra se contamina
no chão fica a rachadura
que da vida se destina
e fugindo dessa amargura
o sanfoneiro leva a cultura
da origem nordestina.
Povo carente.
Eu mesmo falo oxente
essa origem não se nega
aro a terra no sol quente
faço compra na bodega
moro num lugar carente
mas onde o povo é valente
sofre, mas não se entrega.
Minha amiga eu lhe digo
Do fundo do coração
Em tudo que falaste
Acredito que tenhas razão
Eu sou aqui do sudeste
São Paulo é meu torrão
Não sou contra nordestino
Não discuto religião
O que aconteceu domingo
Não foi uma divisão
Foi gente de bem votando
E impondo a posição
O nordeste elegeu Dilma
E eu não vou nem discutir
Eu votei em Aécio
Não canso de repetir
Mas, antes de terminar
Me diga uma coisa minha filha...
O nordeste elegeu Dilma
Por conta do bolsa família?
By Sérgio Luis
Luta.
Essa é a nossa conduta
nós somos um povo fiel
se a vida é uma disputa
nós jamais seremos réu
o nordestino vai a luta
não espera cair do céu.
