Natureza
O GUANACO
É parente do camelo,
Uns pequenos, outros grandes,
Come a relva da estepe,
Lá na região dos Andes.
Mas não chegue muito perto
Pra não levar coice certo,
Deixe que eles vão e andem.
►Vila Rica
Rejuvenesça, linda, cresça
Sorria, sem sutileza, à vida
Veja, sem importunos, sem mentiras
Paisagens, avenidas, colinas e jazidas
Minas, seja muito bem-vinda a minha vila querida
Visite a outrora Vila Rica, suba algumas ruas
Vire algumas esquinas, colonial será a sua vista
Eis meu mundo, de seixos ao chão,
E musas exalando beleza e paixão.
.
Tire algumas horas para contemplar
Um cafezinho na varanda, apreciando o Sol chegar
Não se desespere se ele atrasar, logo, logo acordará
Atente-se aos raios se repousando sobre os rios a frente
Guarde na mente a imagem bela da natureza
Aprecie, sem ambições, sua pureza.
.
O badalar adentrando o coração da montanha surpreende
A antiga locomotiva ainda queima o carvão, que estremece
Ferve calorento, arde e se liberta com o vapor, a fumaça
E, logo que o novo dia amanhece,
A viagem logo estará te levando para casa
Jamais se permita esquecer da modesta vila
Aquela, hoje tanto te fascina
Mas, volte algum dia para cá,
Para Vila Rica.
A CASINHA
Bem no meio da floresta
A casinha isolada
A luz é do vagalume
O som é da bicharada
Da terra vem a sustância
Do rio água para a estância
Natureza abençoada
Não espere que a humanidade lhe ensine a ser um guerreiro, pelo contrário, o sistema te ensinará a ser um cordeiro que obedece as ordens para ir direto para o abate.
Um jardim é uma experiência, uma biblioteca de percepções.
Uso água de fonte ou de chuva para pinta-los.
Nesta preparação me conecto e flui a poesia que a natureza inspira.
"Fazemos parte do ciclo natural da vida, com toda a sua plenitude. Num sistema complexo, interligado e correlacionado, administrado por uma força celestial. "
Eu tenho uma teoria muito "louca" de que o nosso planeta (assim como o nosso sistema solar e todo universo) é autossuficiente e autossustentável. Somos incapazes de destruir ou mesmo alterar (de forma definitiva) qualquer processo de todo esse sistema em perfeita harmonia da criação Divina, por mais que interfiramos. Isso não significa que estamos livres de fazer a nossa parte em todo o cuidado de preservação ambiental que aprendemos até aqui, pois a nossa interferência negativa pode sim "desequilibrar momentaneamente" o ecossistema, ocorrendo consequências como reação da nossa ação; uma vez que a forma de o ambiente responder e se reequilibrar é através das catástrofes naturais que conhecemos bem. Ou seja, a concepção que temos de que "estamos destruindo o nosso planeta" é equivocada! Não é a Terra que está sujeita a nós. Nós é que estamos sujeitos a ela.
O ser humano só pode de fato destruir aquilo que ele é capaz de criar e controlar.
"Na alegria ou na tristeza, na bondade ou malvadeza é que todos, sem exceção, mostram sua natureza."
De mim para os meus botões,
Digo-lhes que sei que o Inverno és tu,
Que quando faz vento corres o mundo,
E que quando chove talvez te sintas um pouco triste.
Também sei que és a Primavera,
Que as flores mais bonitas têm a tua cor,
E o arco íris o teu reflexão,
No Verão,
És a aragem morna que beija a pele,
Um calor que arde,
Mas nunca em demasia,
Inevitavelmente o outono,
Assim como as cores tu partiste com ele,
E se amargosamente nasceste caduca,
Era inevitável o teu partir.
Não entendo como você pode reivindicar a propriedade de um lugar e tratá-lo tão mal. Existem formas de conseguir o que deseja sem destruir a terra como uma matilha de cães selvagens.
Perceber uma paisagem por um momento, tranquiliza!
E o espírito volta a encontrar o seu equilíbrio.
BN1996
17/12/2020
Esse parque de Ubajara
No Estado do Ceará
Tem caverna e cachoeira
Lugar lindo pra se amar
Na trilha ou no mirante
É beleza a todo instante
Como não se apaixonar?
“O fato de o ser humano continuar acreditando que é superior aos outros seres vivos, será a causa de sua ruína.”
Que a solidão me leve em um punhado de estrelas cintilantes a viajar por todas as plêiades do espaço sideral.
Não quero dizer que valorizo a vida de um peixe ou de um pássaro da mesma forma que valorizo a vida humana, mas sua presença no mundo tem tanta validade quanto a nossa. Talvez mais: eles chegaram primeiro; eles são fundamentais para nós. Eles pegam apenas o que precisam. Eles são compatíveis com a vida ao seu redor.
