Nao Mereco tanto Amor
Passamos tanto tempo vivendo como se a vida fosse infinita, que morremos sem ter vivido quase nada.
Adiamo-nos.
Depois viajamos, depois amamos, depois perdoamos, depois dizemos o que sentimos, depois fazemos aquilo que realmente desejamos.
E, enquanto esperamos pelo momento certo, a vida vai acontecendo sem pedir licença — silenciosa, irreversível, indiferente aos nossos planos.
Talvez o maior engano não seja acreditar que nunca vamos morrer, mas agir como se ainda tivéssemos tempo para tudo.
Como se houvesse uma reserva infinita de amanhãs, abraços, conversas, encontros e recomeços esperando por nós.
Passamos anos acumulando coisas e adiando experiências; preocupados em garantir o futuro, esquecemos de habitar o presente.
Construímos agendas tão cheias que já não sabemos onde colocar a própria vida.
E o tempo, que parecia tão abundante, começa a revelar sua verdadeira face: ele não guarda nada.
Cada dia que passa não fica à nossa espera.
Vai embora.
Talvez viver seja, antes de tudo, compreender que não precisamos esperar algo de extraordinário para perceber o valor de um dia comum.
Há uma urgência muito discreta em estar vivo.
Urgência de olhar demoradamente para quem amamos, de dizer aquilo que sentimos, de rir sem culpa, de abandonar algumas prisões, de fazer as pazes com o que não podemos mudar.
Porque, no fim, ninguém lamenta ter vivido demais.
O que pesa é descobrir que poderia ter vivido mais — não necessariamente mais anos, mas mais presença nos anos tidos.
A morte não é apenas o fim da vida.
Às vezes, ela é também o resultado de uma vida que foi sendo adiada até que já não houvesse mais o que adiar.
Por isso, talvez a pergunta mais importante não seja quanto tempo ainda temos, mas o que estamos fazendo com o tempo que já nos foi dado.
A vida pode não ser infinita.
Mas pode ser inteira.
E talvez isso seja o suficiente.
Por que nos Incomodar tanto com os Pecados Alheios, se seremos Julgados só pelos Nossos?
Talvez uma das maiores contradições da vida espiritual seja a facilidade com que enxergamos o pecado do outro e a dificuldade que temos de reconhecer o nosso.
Somos rápidos para apontar dedos, lentos para compreender; severos com as quedas alheias e generosos demais com as nossas próprias desculpas.
Reparamos no cisco que está no olho do irmão, enquanto carregamos, muitas vezes, uma trave inteira diante dos nossos olhos.
Mas haverá um dia em que não estaremos diante de Deus para prestar contas da vida de ninguém.
Não responderemos pelas escolhas do vizinho, pelos erros dos amigos, pelas fraquezas dos familiares ou pelos pecados daqueles que passamos tanto tempo julgando.
Estaremos diante d’Ele com a nossa própria história.
E talvez a pergunta mais importante não seja: “Por que ele fez isso?”, mas: “O que eu tenho feito com aquilo que Deus colocou dentro de mim?”
Jesus não nos chamou para ocupar o lugar de juiz, mas para aprender a amar, corrigir com misericórdia e, antes de tudo, examinar o próprio coração.
Isso não significa chamar o erro de acerto, nem aceitar toda atitude como normal.
Significa apenas compreender que discernimento sem amor pode virar condenação, e zelo sem humildade pode transformar a fé em tribunal.
Há pessoas tão ocupadas fiscalizando a vida dos outros que acabam negligenciando até a própria alma.
Por isso, antes de apontarmos o dedo, talvez devêssemos dobrar os joelhos.
Antes de comentarmos a queda de alguém, talvez devêssemos lembrar das vezes em que também caímos.
Antes de exigirmos justiça para o outro, talvez devêssemos agradecer pela misericórdia que Deus tem derramado sobre nós.
Porque, no fim, não seremos julgados pela quantidade de pecados que conseguimos identificar nos outros, mas pela maneira como vivemos diante de Deus.
Que Deus nos livre de uma fé que enxerga tudo no outro e nada em nós mesmos.
Que nos dê olhos para reconhecer o pecado, mas também coração para oferecer misericórdia.
E que, enquanto ainda temos tempo, façamos menos julgamentos sobre as vidas alheias e mais exames sobre a nossa própria vida.
Afinal, antes de perguntar “o que há de errado com ele?”, talvez a oração mais sincera, urgente e necessária seja:
“Senhor, o que ainda precisa ser transformado em mim?”
É tanto Conservadorismo Fabricado e Espremido que sai por entre os dedos.
Há momentos em que uma ideia deixa de ser convicção e passa a ser embalagem.
Ganha rótulo, slogan, pose e até uniforme.
Fala-se tanto em defender valores que, às vezes, pouco resta dos próprios valores por trás de tanta necessidade de demonstrá-los.
O conservadorismo, quando nasce de uma reflexão sincera sobre aquilo que se deseja preservar, pode significar prudência, respeito às tradições, responsabilidade diante das mudanças e apreço por princípios que atravessaram gerações.
Mas, quando é fabricada — sobretudo — às pressas para atender a conveniências políticas, transforma-se em outra coisa: uma identidade pronta, apertada à força sobre pessoas que talvez nem tenham tido tempo de perguntar o que realmente estão defendendo.
E quanto mais se espreme uma ideia para caber em discursos inflamados, mais ela perde substância.
Sai por entre os dedos aquilo que deveria permanecer: o diálogo, a coerência, o respeito ao contraditório e, sobretudo, a liberdade de pensar.
Talvez o problema não esteja em ser conservador, progressista ou qualquer outro espectro.
O problema começa quando o rótulo passa a pensar pelo indivíduo.
Quando a pessoa deixa de examinar uma ideia porque ela veio do seu lado e passa a rejeitar outra apenas porque veio do lado oposto.
Uma sociedade madura não precisa de cidadãos apaixonados por etiquetas.
Precisa de pessoas capazes de conservar o que merece ser conservado, mudar o que precisa ser mudado e, principalmente, reconhecer que nenhuma corrente política possui o monopólio da verdade.
Porque, no fim, quando o conservadorismo é apenas fabricado, espremido e exibido como identidade, talvez seja justamente aquilo que deveria ser preservado — a capacidade de pensar por conta própria — que acaba escorrendo por entre os dedos.
Com
tanto Humano latindo, muito em breve, dialogar será
privilégio dos Cães.
Vivemos tempos muito curiosos, em que muitos confundem ato de falar de qualquer jeito com a capacidade de se comunicar, o grito com o argumento e a agressividade com a razão.
Nunca tivemos tantos meios de nos conectar e, paradoxalmente, parece que desaprendemos a arte de nos compreender.
As pessoas já não escutam para entender; escutam para responder, rebater, diminuir ou vencer.
Cada opinião divergente se transforma em afronta, cada discordância em uma guerra de egos e cada conversa em uma disputa na qual o mais importante não é encontrar a verdade, mas impor a própria versão dela.
Há quem rosne diante de uma ideia, ladre contra uma opinião e mostre os dentes sempre que confrontado com algo que desafia suas certezas.
Gente que faz do volume da voz um substituto para a profundidade do pensamento e da intolerância, uma espécie de armadura para esconder a fragilidade das próprias convicções.
E o mais irônico é que os cães, frequentemente associados ao latido, talvez nos ensinem algo que muitos humanos esqueceram: a lealdade não exige humilhação, a presença não precisa de discursos e o afeto não depende de vencer uma discussão.
Eles sabem reconhecer o silêncio, perceber a tristeza e oferecer companhia sem exigir que o outro pense exatamente como eles.
Talvez o problema da humanidade não seja a falta de palavras, mas o excesso de vaidade.
Falamos demais sobre nós mesmos e de menos sobre aquilo que realmente importa.
Queremos ser ouvidos, mas muito raramente estamos dispostos a ouvir.
Exigimos respeito às nossas opiniões, mas tratamos as opiniões alheias como se fossem uma ameaça à nossa existência.
Dialogar exige algo que nem todos estão dispostos a oferecer: humildade para admitir que podemos estar errados, maturidade para conviver com as diferenças e coragem para rever aquilo que sempre julgamos incontestável.
Afinal, mudar de ideia diante de um bom argumento não é sinal de fraqueza; é prova de que a inteligência continua viva.
Uma sociedade que perde a capacidade de dialogar começa a trocar argumentos por ofensas, ideias por rótulos e pontes por muros.
Quando isso acontece, o barulho cresce, mas a compreensão diminui.
Todos querem ter a última palavra, enquanto quase ninguém se preocupa em construir uma palavra que faça sentido.
No fim, talvez não precisemos ensinar os cães a dialogar, mas reaprender, entre humanos, a diferença entre emitir sons e compartilhar pensamentos.
Porque a verdadeira evolução não está apenas na capacidade de falar, escrever ou dominar tecnologias, mas na disposição de reconhecer humanidade até mesmo naqueles de quem discordamos.
E, se um dia dialogar se tornar privilégio dos cães, não será porque eles aprenderam a falar como gente, mas porque nós teremos desaprendido a conversar como seres humanos.
Dói tanto quando me olham sem me enxergar. Seus olhos varrem minha alma como vento frio, deixando-a exposta, nua, sem eco. Um joelho ralado sangra rápido, cura com band-aid e tempo; mas um coração partido? Esse fere devagar, sangra em silêncio, eternamente. Cada olhar vazio é uma faca cega, rasgando o que resta de mim. Prefiro a dor física, palpável, à essa ausência cruel que me apaga. Por que ver o corpo e ignorar a essência que implora ser notada?
Já vi prioridades
Sendo jogadas na lata do tanto faz,
O caminhão de recolha passando,
E arrependidos correndo atrás.
De tanto um apontar os defeitos do outro,
Um bilhete foi deixado na mesinha de cabeceira, com a frase...
Continue sonhado com alguém perfeito meu bem.
A relação entre a ciência e a Igreja Católica incluiu tanto amplo patrocínio e apoio institucional quanto períodos de censura e conflitos acirrados.
https://en.wikipedia.org/wiki/Science_and_the_Catholic_Church
A análise pode ser feita tanto por meio da decomposição de enunciados da fala quanto por meio da decomposição de textos escritos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_lingu%C3%ADstica
Alguns combatentes do patriarcado têm tanto horror às generalizações que reservam todas as suas para os homens.
... tanto
um notório saber,
quanto uma honesta
expressão de Fé, resultarão
em conceitos vagos, insípidos -
exceto, quando regularmente
abastecidos pelos
nutrientes da
sensatez!
... um homem
minimamente sensato
é aquele capaz de encantar-se
tanto com os grandes quanto com
os pequenos detalhes da vida...
Sejam os aparentes, sejam os não
revelados, que ele, centrado e
intuitivo, reconhece que
existem!
... a febre
da conveniência
esmorece tanto os abastados
quantos os desprovidos: recaindo
numa espécie de submissão - um
caminho, muitas vezes,
sem volta!
... o mundo ecoa
e nos devolve tudo que a ele
destinamos - salientando que tanto
a paz que buscamos quanto a desordem
provocada são crias das nossas escolhas -
e não, cortesia ou duro castigo
de uma entidade
suprema!
... um paradoxo
assaz curioso: quanto
mais me conheço e me aceito
como sou, tanto mais revisto-me
de força e razões para
mudar!
... decerto
que conquistar a virtude
demandará muitas vidas - um tanto
a mais de estradas a serem percorridas;
um íntegro somatório de fatos e experiências
por ambientes e mundos minuciosamente
desbravados - contudo, uma vez
manifesta, nos ilumina!
... as sagradas escrituras
exortam-nos a amar tanto os
pacíficos quanto os que, vez ou outra,
nos afligem; isto porque ambos, em
porções distintas, também habitam
nossa interioridade enquanto
espíritos!
... a mentira,
tão insalubres intrigas, tanto
quanto as famigeradas difamações
destiladas contra outremsão ingredientes
básicos a serviço de quem, por hábito
teima em desabonar a si próprio,
jamais o outro!
... tanto as
pertinentes reprovações
quanto as absurdas aceitações acerca
do que ocorre nos quatro cantosdesta Terra,
dizem muito mais sobre nós mesmosdo que
sobre esta amada esfera - uma vez que provém
de nós tanto as questões que a qualificam
eenobrecem quanto os fatos
quea desequilibram e
corrompem!
