Nao Gosto do que Vejo
Imagine seu país numa gurra, onde morre mais de mil por dia, e seu comandante atirando contra seus cidadãos, invés de atirar no inimigo.. Brasil, este país sem comando..Nem Saramago penso nisso em seus delírios criativos
Poema para tantas coisas
poesia pra isso e aquilo
rima de coisa tola
desejo de falar
o que de fato não se faz
não é o motivo que justifica o poeta,
é a obra, se for única, autêntica..
Amar não é arte nem fingimento.
Pela obra se conhece seu autor
a falta de zelo pela língua
o desleixo com a palavra
o exagero em adjetivos
não são motivos para representar algo singelo
como a beleza do mundo
que se encontra em ambos os sexos.
A poesia se expressa melhor em símbolos
na sutileza de quem deseja e não faz
na curva da estrada que dá medo
no olhar da mulher livre e sagaz.
TODAS AS CANÇÕES DEVIAM SER SOBRE AMOR.
Eu sempre vivi entre a música e a literatura, tive meus momentos de presunção, sobretudo com a literatura. Porque a arte de escrever, não raro faz com que o escritor, poeta ou filosofo pense que tem um poder supremo, e uma certa divindade. Contudo, a música tem uma força superior ao texto, a melodia invade a mente e o coração instantaneamente, o mesmo não ocorre com o texto.
Quando afirmo que toda canção devia falar de amor, digo com justa razão, pois penso que todos os afetos se resumem no amor, este sentimento que nos traz paz e segurança emocional.
Durante este ano de pandemia, foi a música que me manteve vivo, foi a música que me sustentou a lucidez. Produzi muita música, mas não fiz nenhuma que não fosse sobre amor, e revendo todas as outras que compus em 30 anos de carreira, percebo que o amor é o tema central das minhas canções. Embora eu tenha escrito mais de dois mil poemas, alguns romances, contos e outras formas de literatura, são as canções que realmente me representam. Quero ser lembrado pelo amor que semeei, na vida e na arte.
Sem amor nada somos, sem amor somos infrutíferos, estéreis, nunca o mundo precisou tanto de amor como agora, nunca vimos tanto sofrimento, e ao mesmo tempo tanta intolerância, então só arte pode nos redimir, especialmente neste tempo de isolamento, de falta de abraço e de afeto físico.
Amar, em ações, em pensamentos e atitudes é um desafio. Penso que as canções podem ser uma saída, um oásis, um porto seguro, para que possamos suportar as agruras dessa vida atual.
“Há um brilho e uma luz,
Que só o amor produz,
Nos olhos de quem descobriu.
Que o amor enche a vida de sentido
Enche riso de razão
Enche o amar e enche o rio
Transborda no coração.
O erro é do sistema, aparentemente democrático, que em tese, é o povo que manda numa democracia. Contudo, desde quando um povo tolo, alienando, manipulado por força econômica tem respaldo moral para eleger e determinar quem manda num país, como por exemplo dar poder para um presidente, que pode ser um déspota, um louco, para comandar as forças armadas, está armado o caos e a intolerância ditatorial pode reinar por décadas, em um sistema falido como é a nossa ilusória democracia...
O ingrato é sobretudo mau caráter,
tolo e auto sabotador,
com isso destrói a ponte
que o levaria a sair da mediocridade
Morrendo 4 mil por dia, numa guerra onde vulneráveis são linha de frente. O comandante ordena, "Avante, coragem, as baixas são poucas.. Que soldado em sã consciência aceitaria este comando? Cada um cuide de sua vida, família.. todos são responsáveis.
A poesia é mais doce que a loucura
de Dom Quixote,
mais afiada que a língua de Volraire, mais sublime que o verbo das crianças, mais fatal que a cicuta do Pagé...
A poesia, sem rima fere a alma sem disputa...
Dizem do amor, acertadamente, que é um sentimento que induz a pessoa a desejar
o bem-estar duradouro e permanente do ser amado. Quem ama se importa, cuida...Procura saber como está, o amigo,
o irmão de sangue e de fé, o pai, a mãe, o parente distante, se interessa verdadeiramente e procura demonstrar em ações que se importa...
A atitude de quem ama é querer fazer parte da vida dos que lhe são caros.
Respeito o artista que professa ideologia,
que luta por igualdade de gênero e de raça,
que fala e causa polêmica,
ativistas de toda sorte,
que defendem a vida,que condenam à morte....
Respeito ainda mais o artista que faz tudo isso
sem arrogância de verbo,
que consegue chegar ao coração
do homem simples, que sabe que
a dignidade humana compreende uma língua só,
a língua universal,do amor..
"Mesmo aos que têm muito talento, o reconhecimento do seu gênio artístico é raro e lento, pois a arte é eterna e o homem mortal efêmero"
AFRODISÍACA
Você pintou como o sol
Numa manhã de verão
E a luz do seu olhar
Acendeu meu coração
Que andava tateando
Na sombra da solidão
E calor dos lábios seus
Acordou o meu vulcão
Você não é vento fraco
Você é um temporal
Você é fruta madura
Que não precisa de sal.
O desejo de ser grande às vezes nos apequena.
"Já ouvi de um sábio guerreiro, que herói é aquele que faz o que precisa ser feito."
Quanto tempo se perde buscando algo que não pode ser achado.
Há, todavia, a ideia comum de que todo sonho precisa ser vivido, e que toda luta é válida para se alcançar o que se deseja.
Penso, com base na vida real, na minha própria experiência que sonhar é preciso, mas um pé deve ficar sempre no chão da realidade.
Saber o que se tem à mão ajuda a promover um pensamento positivo no que tange às nossas expectativas quanto ao que desejamos no campo profissional.
Um artista por exemplo, músico ou escritor, ou de outra arte qualquer, geralmente os artistas são de fato bons sonhadores, mas a vida prática tem mostrado que nem todos, mesmo entre os melhores e mais talentosos não conseguem o reconhecimento que merecem e desejam.
MEU SONHO
Eu tenho um sonho, hoje ficou mais no campo dos sonhos...Contudo, houve um tempo, antes da pandemia, quando me dedicava totalmente à literatura, esse sonho era como um projeto de vida, e muitas vezes o vi realizado.
Hoje tenho dedicado muito tempo à música, que é, de fato meu primeiro projeto de vida dentro da arte como um todo...
Ah, vocês querem saber qual era meu sonho-projeto? Tenho pensado nele ultimamente, parece um sonho, para alguns beira à loucura, mas há sempre razão na loucura, e a minha, nesse campo, é ganhar um Nobel de Literatura.
Você deve se perguntar: Que obra tem este cara presunçoso para almejar tão delírio?
Bem, procurem meus livros, mas leia-os com verdeira motivação, e, se for bom conhecedor de literatura saberá, desde já, que meu sonho é algo provavelmente factivo.
