Nao Consigo te Odiar
A mente é um enigma que sussurra no silêncio; quem escuta o que não cabe nos manuais encontra sentidos que nem sempre têm nome.
"Às vezes, não é o gesto em si..."
Às vezes, não é o gesto em si que fere.
É o que ele carrega nas entrelinhas:
Quem foi lembrado, quem foi ignorado.
Quem recebeu o cuidado, quem recebeu o silêncio.
Às vezes, não é sobre o objeto, a ação, o momento.
É sobre o olhar que passa direto.
A gentileza que escolhe destino.
O respeito que vira privilégio para poucos.
Em ambientes coletivos, o que nos une ou nos separa nem sempre são os grandes conflitos
mas as pequenas escolhas diárias que revelam quem enxergamos e quem invisibilizamos.
Que a gente tenha a coragem de ser gente que inclui, que reconhece, que considera.
Porque o que se constrói com respeito, permanece.
E o que se constrói com descaso, desmorona por dentro e por fora.
Na vida terrena, a plena felicidade não é missão, nem fruto da criação;
é sentimento em constante transformação.
Não deixe que essas palavras
obscureçam o seu caminho,
pois onde há vontade e esforço,
há um novo destino.
Acredite na sua força, no poder do seu sorriso.
E saiba que, nos momentos difíceis,
Deus está contigo.
O universo conspira a seu favor,
mesmo em silêncio.
Então erga a cabeça,
persista, tenha crença e paciência.
Livro: O respiro da inspiração
Na jornada da felicidade, compreendo bem, ninguém vive por mim,
nem sempre sorrio também.
Não há eterna plenitude, nem maldade infinita. Se o sol se esconde, na paciência a resposta habita.
Livro: O respiro da inspiração
Às vezes o voo se desvia do plano traçado, mas o destino é moldado por quem tem voado. Não se deixe aprisionar por dúvidas ou medos, mantenha a fé, esperança, no coração, segredos.
Livro: O respiro da inspiração
Se tudo fosse fácil, sem empecilhos a superar,
o esforço constante não teria onde brilhar.
Difícil não é o mesmo que impossível.
Veja bem, tudo, mesmo complicado,
tem solução visível.
Livro: O respiro da inspiração
Não brigue com Deus, há propósito e viés. A hora certa virá,
como o caçador e a presa ao revés.
Elogie, corrija com carinho e maestria,
valorize quem está ao seu lado,
com amor e harmonia.
Livro: O respiro da inspiração
Não espere a despedida para reconhecer. Honre e aprecie quem está a seu lado, sem esmorecer. Uma pétala presente vale mais que um jardim,
que floresce na ausência, sem fim.
Livro: O respiro da inspiração
Fama, poder, dinheiro, ilusões sem igual,
não compram a felicidade, nem valor real.
Corrompem, sim, quem não sabe bem usar. Personalidade e caráter podem se desviar.
Livro: O respiro da inspiração
Busque compreender as discrepâncias.
Eu não sou perfeito, e tampouco você.
Aceitando nossas imperfeições com diligência, perceberá que nenhum de nós é modelo a se ter.
Livro: O respiro da inspiração
Se fosse para eu escolher entre não te amar e te esquecer, minha escolha seria te esquecer, pois eu não consigo viver sem amar você.
Não vivemos o novo normal, vivemos a realidade híbrida.
Uma tecno-coexistência numa vida algorítmica que exige mais do que adaptação: exige consciência.
Mais uma vez, coloco em palavras sentimentos que não chegarão até você.
O tempo que compartilhamos foi tão breve...em comparação à dor que sinto.
Às vezes, me pego refletindo que preferiria não ter te conhecido.
Na minha angústia, convenço a mim mesma de que só conheci uma ilusão.
Assim, percebo que a verdadeira realidade é que
Minhas fantasias sustentam essa máquina
Da saudade do que não existe
Da saudade do que nunca aconteceu.
Essas emoções se acumulam e pesam sobre meu peito
Tão pesadas como o silêncio entre nós.
03/07/2025
Às vezes, não sei se o que penso é real.
Minhas ideias parecem simples devaneios — ao mesmo tempo me perturbam e me libertam dos meus medos.
Para quem observa meus textos, talvez pareça loucura. E tudo bem.
Me identifico com Raul Seixas:
“Prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.
Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes…”
O que eu era há um segundo já não me representa mais.
Esse “eu” que você viu passou.
Você conheceu o Tarin que morreu há instantes.
Se quiser me entender, tente conhecer o Tarin que está aqui agora.
Só assim suas conclusões farão algum sentido.
CONTRADIÇÃO (soneto)
Se eu peço a este soneto que compaixão
Não seja opoente ao coração enamorado
Tão pouco o fado rebelde e despreciado
Se versar com afeto traz branda sensação
De onde vem tão truculenta inspiração
Duns versos que se mostram obrigado
A causar no contrário, tão desesperado
Na ilusão, e feito a modo de divagação
Minha poesia inquieta e falante chora
Num prosar que está a cantar e, assim,
Tão encharcado de suspiro, vêm fora
Aparenta então que na rima sofrente
Minha poesia vive a chorar por mim
Só para ver a insatisfação contente.
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
03 julho 2025, 18’58” – Araguari, MG
