Nao Alimentar Esperancas
Um grande treinador é aquele que inspira pelos valores, não importa se é técnico, professor, chefe, pai ou mãe
SOBRE A DINÂMICA DOS ACORDES-PAISAGENS]
Não é senão através de uma música repleta de dissonâncias que se encadeiam, por vezes, algumas das mais decisivas mudanças no acorde-base de uma região. Eis que então, sob o peso de uma nova estrutura de produção, ou na enxurrada de uma nova onda de especulação, pode ruir ou se revolver de modo mais ou menos rápido um acorde de longa duração que já perdurava há muito em uma certa paisagem. E não são raros os casos em que uma estrutura econômica nova se instala contra a Natureza. Foi o que ocorreu, do século XVI ao XIX, no litoral do nordeste brasileiro, com a implantação da monocultura do açúcar. Jamais poderia imaginar Pero Vaz de Caminha o destino daquele acorde-paisagem que, desde épocas imemoriais, era perpassado pela exuberância da Mata Atlântica. Não tardaria muito para que aquele acorde “que tudo dava”, e que se impunha aos olhos através de muitas tonalidades de verde e de todas as outras cores, começasse a ser substituído pela monodia imposta pela Cana – a princípio demandando queimadas para a abertura de clareiras com vistas ao cultivo; depois, com os clarões se espraiando cada vez mais até a quase-extinção de toda uma estrutura harmônica que um dia fora a da floresta litorânea. Como um câncer, ou como uma doença de pele que encontra poucas resistências, a Cana se alastrava.
Ao final de um processo de apenas dois pares de séculos – extensão de tempo algo modesta em comparação com os milênios precedentes – a Cana já tinha devorado silenciosamente toda a Música anterior. Uma melodia rica e perpassada pelas mais variadas sonoridades naturais havia sido substituída pelo seu implacável e monódico canto gregoriano. Se um novo Pero Vaz de Caminha acaso pudesse contemplar a paisagem que agora se oferecia aos olhos viajantes, teria talvez de se referir àquele monótono verde de um mesmo tipo que a tudo recobria, estendendo-se horizonte adentro, para oferecer um único produto: o açúcar de exportação.
A.história desta transição acórdica é também a da asfixia de uma diversificada policultura antes estabelecida sobre este solo de grande riqueza mineral, que era o do litoral nordestino, de modo a permitir a instalação do Engenho monocultor. Assim se substituiu o acorde-base da paisagem litorânea de quase todo o litoral nordestino. Uma nova melodia se anunciava, com sonoridades trágicas
[trecho extraído de 'História, Espaço, Geografia'. Petrópolis: Editora Vozes, 2017, p.114].
A RESPOSTA NÃO ESTÁ NA PERGUNTA
" Ao invés de perguntar você me ama? Simplesmente diga olhando nos olhos:
Eu te amo.
Imediatamente saberá a resposta à pergunta, sem tê-la feito. "
POEMA À MORTE
Estava nascendo
Podia sentir a sua respiração!
Não sabia ainda se seria um poema alegre
Ou triste,
Mas já percebia que seria intenso
Faltava pouco, muito pouco
Apenas algumas palavras
Encontrar a rima ou o ritmo final
E dar alguns retoques
Ah desgraça sem graça!
Musas implicantes,
Senhoras da pirraça!
Quase nascendo,
O poema não encontrou a rima
Quebrou o pé de maneira infame
Antes de dar o primeiro passo
Olhou-me, triste,
Entre envergonhado,
E lamentoso
E foi puxado para o inferno
Das obras não realizadas
Enterrei-o de maneira singela,
Com honra
mas sem grandes funerais ...
E chorei pela sua alma
Durante toda uma semana
Às vezes, mesmo hoje,
Tão longe no espaço-tempo,
Posso ainda vê-lo à morte
Com a respiração ofegante
Diminuindo pouco a pouco
Coberto com o manto negro
Das palavras que apenas mancham papéis
Sem frequentar a boca das pessoas,
Ali está ele - entre as frias paredes da memória
soltando seu último suspiro
[publicado na Revista da Academia Lagartense de Letras, vol.1, nº7, 2021]
" Amar não é um esteriótipo da sociedade...
amar é fazer aquilo que lhe faça bem...
com quem lhe faça o bem...
e que não prejudique ninguém. "
Releia
Relembre
Recorde sempre…
Que eu não tenha medo de tentar.
Que Deus abençoe as minhas escolhas e que me console quando eu perceber que algumas escolhas foram erradas.
Mas que eu tenha a consciência de que nada é em vão.
Que se Ele permitiu, é porque eu precisava. Que ninguém me tire do foco e que nenhuma turbulência me tire do meu objetivo.
Que independente de qualquer circunstância eu jamais esqueça.
Preciso continuar seguindo em frente. TODOS OS DIAS
Re Pinheiro
Eu não sei se falo, ou se me calo
Se corro, ou se caminho
Se grito, ou se ignoro tudo
Se ajo, ou se reajo
Se quero ganhar, ou se quero perder
Só sei que diante de grande congestionamento psicológico eu fico neutra.
" Quer correr o risco de ser plenamente feliz?
Seja quem goste de ser.
Não mude, se não for para melhor.
Aquele que ficar ao seu lado
terá reconhecido o seu valor. "
Ela viaja e quer conhecer o mundo
As vezes o mundo vira uma pessoa, mas as pessoas não são como os estados.
Estão em constantes movimentos e mudanças, vários quereres e não quereres, por isso vive querendo ir embora.
Você é astroblasticamente bonita. Eu não vou usar essa palavra em vão, realmente tem um significado de algo muito intenso. Mesmo que não confie em mim, quando se sentir insegura, venha aqui. Seu nariz foi desenhado a mão, seus olhos me fazem derreter.
Sua boca, meu deus, só me dá vontade de beijar e nunca mais parar. Tudo em você é perfeito.
Seu corpo é realmente uma divindade, nunca me perdi em curvas como me perco nas suas. Você é uma perfeição.
-plr
" A pior surdez que existe não é aquela que não se ouve;
e sim aquela que se ouve tudo e não se escuta nada. "
" Se cada fofoqueira plantasse uma árvore não estaríamos vivendo este calor...
...estaríamos é morando numa segunda Amazônia. "
🍃
Não seja uma folha perdida
na tempestade.
Seja a folha que dança
suavemente com a brisa do mar.
🍃
" O mais importante não é saber o quanto foi amado(a) em sua vida, e sim ter se sentido amado(a) pelo menos por um segundo. "
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp