Namorar Liberdade
No filme Um Sonho de Liberdade, o personagem do “velho" após 40 anos de prisão, ganha liberdade e sai da cadeia. Depois de 15 dias no mundo “livre” sem saber como agir, falar e se comunicar com as pessoas, sem emprego também, pega uma corda e se enforca. No livro Chico Xavier em sua biografia, foi perguntado por que ele gostava tanto de tratar as prostitutas. E, Chico respondeu aquilo que sabia: - Elas, por toda a vida, só sabem fazer isso, o que esperar das pessoas? Que elas não sejam elas mesmas?
Iris é uma mulher jovem, mais ou menos 33 anos, uma pessoa que frequenta muita a sua igreja. Ela já atentou contra sua própria vida em um passado remoto. Luta entre a balança e a criação de seus filhos. Todos os dias ela posta e agradece à Deus qualquer coisa que aconteceu no seu dia. Menos os dias ruins...
Costuma muito valorizar seu trabalho, divulga que trabalha incansavelmente. Um fato verdadeiro, mas por quê?
Na sua igreja, o pastor disse: “– Devemos valorizar e agradecer tudo à Deus”.
Ela executa esse mantra com muito esmo. Más, não muda a sua vida. Não muda os sentimentos ruins, quando volta para casa. Não muda nem mesmo seu temperamento irritadiço de responder atravessado, brigar por qualquer coisa, assim como chorar e se entristecer fácil.
Dizem os sábios, que é falta de fé! Minha vida toda, e a sua que leu até aqui, deve ter ouvido isso também. Ensinaram-nos que quando tudo já foi tentado, sobrou então à falta de fé para ser resolvida. Assim como “agradecer por tudo” é a resposta padrão para todos os males; alguém determinou que para todo o resto, a falta de fé explica.
Se fossemos carros em linha de montagem, até poderia ser... Crer ou não crer em Deus ou em algo, não nos faz pior ou melhor. Nem menos inteligentes. Nem menos capazes de resolver os próprios problemas. Pelo contrário! Pode virar uma bengala emocional tão forte, que nunca pensaremos mais sozinhos. Alguém terá o direito de responder por nós e nos dizer o que fazer. Assim como Iris, somos bilhões no planeta que faz o “padrão” para não decepcionar ninguém. Age como se aprendeu, para que ninguém venha dizer que foi falta de fé. Contudo, não resolve o vazio interior. Angustia de não saber ser mestre da própria vida. Eu mesmo não sou capaz de dá rumo a minha quiçá a dos outros. Mas, pelo que pouco sei, dizer que está tudo bem, não estando – não funciona! Nem mesmo publicar, gritar e repetir o nome de Deus, todos os dias. As igrejas não estão preparadas para as pessoas que não sentem a fé tão decantada. E não tem nada a ver com Deus. Para mim existe sim Deus! Más a fé não habita o coração de quem se sente preso. Se você de alguma forma não se encontrar em equilíbrio com aquilo que é por dentro, e aquilo que pode ser de melhor, habitando e confluindo-se – entendendo e aceitando suas fraquezas, corrigindo-se, mas não se punindo. Nada! Absolutamente nada, vai dá certo!
Segurar o casamento falido porque alguém disse que era para sempre.
Terminar o curso de direito, porque a família é da área.
Amar alguém porque não tem mais saída
Não aceitar sua sexualidade
Não aceitar que tem problemas. Vícios. Culpas. Medos. E que como qualquer um precisa se curar de dentro para fora e não de fora para dentro.
Nunca achei que Deus precisasse da gente. Nunca achei que ele precisa de orações ou fé. Deus é um ser que compartilhou de sua estima conosco. E acho que você é o que é, porque ele decidiu que seja assim. Até que você não queira mais ser assim, e passe a querer ser melhor ou pior. No livro que vai virar filme em 2017 – A Cabana, Mackenze discute isso com Deus ( velha negra ). “Quem disse que eu preciso que creia em mim?”
Antes de tudo é primordial que creia em si primeiro. Sem o qual toda fé é vã e seca.
E não me venha com pensamos de arrogância! Autoestima não é isso, nem mesmo pretensão de ser alguém grande e poderoso. A gente tem é que se sentir em paz dentro da gente. Só isso.
A verdadeira "liberdade de expressão" é composta por dois lados e quatro verbos, um que pensa e fala, outro que ouve e cala.
Somos livres até o momento em que a nossa liberdade não interfere na vida do próximo.
Respeito , é o nome dessa fronteira .
Pátria amada
Comemoram-se tantos anos de liberdade
Com tanta gente passando fome
Isso não pode ser verdade
Que será das criancinhas
Que estão para chegar
Se não tirarmos os corruptos
E alguém a ti salvar
Está passando da hora
De mandar para escola
Toda criança que anda
Por ai cheirando cola
Onde há tanta violência
Não pode caminhar mais de mãos dadas
Que poderemos nós fazer
Pra ti salvar, oh Pátria amada
Eis o nosso desafio
Pra salvar a Pátria amada
Caminhemos de mãos dadas
Busquemos nosso ideal,
Pra dizer de coração:
Adoramos-te Pátria amada!
Precisamos substituir aquela gente malvada
Que está nos corroendo, sufocando o sentimento
De dizer de coração:
Chega de morrer por ti!
Queremos viver aqui
Oh Pátria amada...
“o maior homem do, morreu
De braços abertos “pra salvar a humanidade
Seguindo seu exemplo, abrimos também os braços
Ajudando um ao outro
Pra sermos livres de verdade.
01 Setembro 1998
Djanira do Carmo Lopes
Livres (?)
A liberdade
Vaga
Pelos corredores da vida
Entre os nobres
Entre os servos
Entre o bem
E o mal
Liberdade:
pura,
autêntica,
intensa,
profunda,
verdadeira.
Sobretudo,
libertadora!
Liberdade
De viver
De sentir
De sonhar
De amar,
E ser feliz
A liberdade
Colore sua vida
Abre sua mente
Expande horizontes
Liberta
Voe
Como um pássaro
Liberte-se
Feito um prisioneiro
Porque
A vida não espera
E o tempo não para
Seja livre
Livre!
O fio da espada da justiça e da liberdade
São afiados na procura abnegada pela verdade
Para que seu brilho seja sempre um vivo guia
Dos corações que não se curva às tiranias.
''A parti do momento em que se apoia um opressor, não tá apenas jogando fora sua liberdade;está contra os oprimidos. Nenhuma autoridade tem que se colocar em primeiro lugar, você tem que impor sua autoridade''
Talvez nunca encontre uma equação que possa simplificar o sentimento de liberdade, ou de como ser realmente livre. Talvez não voe tão alto quanto os pássaros no céu, ou talvez não seja tão veloz, quanto o tempo que arranca os melhores dias de nossa existência nesse plano. Talvez viaje para os confins do universo e encontre a paz que tanto busco.Talvez mesmo assim o mesmo não encontre a liberdade da qual desejo, Mais quem sabe encontre a metade da liberdade que mereço e anseio.
CADEIRA CATIVA
O ser humano diz amar liberdade.
Tanto, que sua perda é punição.
Mas muitos de nós, na verdade,
Arquitetamos nossa própria prisão.
É que “ser livre” para você
Pode não ser o mesmo pra mim.
Há prisões que não se vê
Que também são agonia sem fim.
Há prisões cheias de bandidos.
E muitas prendem homens de bem.
Mas os cárceres mais escondidos
Tomam sua mente refém.
Não sei qual tipo é pior,
Mas na mental não terás um vizinho.
Mesmo cercado de gente ao redor
Estará profundamente sozinho.
Nada mal se apiedar do apenado.
Mas antes, siga um pequeno conselho:
“Reconheça o prisioneiro acanhado
Que você enxerga no espelho”
Pois o que você e eu percebemos,
Há tempos em que é tão rara!
A liberdade, que há muito perdemos,
Para ter de volta, ela é cara...
É irônico, pois cabem fisicamente
Numa só prisão, muitos párias.
Mas nos domínios da mente,
A prisão não é uma, são várias!
Tentei encontrar a chave
Para ser livre entre os mundos,
Mas essa clausura é tão grave
Que adentrei a níveis profundos
Cansado e sem mais a fazer,
Minha própria chave inventei:
Criatividade para mim é lazer.
Então minhas prisões adornei.
Pois tal como passarinho,
Por muito tempo fechado,
Se liberto, está fora do ninho.
Prefere não ser libertado...
Podes experimentar a condicional,
Repousando em sono profundo.
Mas a liberdade total,
Lhe garanto não ser deste mundo.
Então nas boas prisões,
Me enclausuro por hora.
Tentando aprender minhas lições,
Por que das ruins, estou fora!
O que é o amor?
O amor, antes de tudo é liberdade,
É como um pássaro que insiste em bater asa,
É caminhar na contramão da diversidade,
E dentre mil escolhas, decidir voltar pra casa.
O amor é enxergar ao chegar o defeito
É compreender com prazer a qualidade,
É descobrir um mundo perfeito,
Na imperfeição daquela realidade.
O amor é a calmaria em alto mar,
A maré que se vai e reaparece,
Amar é esperar alma se acalmar,
É a paciência que o coração nos oferece.
É a decoração mais linda e deslumbrante,
São as luzes que iluminam o anoitecer,
É a canção mais atraente e radiante,
É o primórdio de um futuro amanhecer,
Mas... O amor... Não existe,
Não é natural feito às águas e os vulcões,
Ele é cultivado por dois corações,
É cuidado com magia e serenidade,
É a unção da junção na equidade,
O amor é o que somos, e o que fomos,
É o que vemos e o que cremos,
É o que ouvimos e falamos,
O amor é um grito quase sem voz,
O amor... O amor somos nós!
"O Coração é feito Passarinho.
Precisa de liberdade, e seu próprio
entendimento para Viver."
marcos fereS
A felicidade está diretamente ligada ao respeito a liberdade alheia,infeliz e aquele que precisa de aceitação e submissão forçada para viver
A doutrina que não dá liberdade ao espírito pensar é prisão; e a que ensina a destruir-se ou eliminar outro ser vivo não é religião, é seita homicida.
Liberdade
Livre és
Nas asas tua vida voa...
Nos cânticos teu coração jubila
E na natureza tu és rei e dono teu sentir...
Do teu amar do teu viver...
Do teu cantar...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp