Mulher com Rosto de Menina
ASAS DE APARIÇÃO
Roçavam no meu rosto cansado e pálido,
Penugens de ricos sentados em cadeirais
De ceias opíparas imitando as dos cardeais;
Não sei se ainda vivos ou balofos imortais,
Só sei que as penas das asas eram ao cálido.
Talvez mais ao negro e profundo esquálido,
Não do magro, quiçá mesmo ao imundo sujo,
Deste mundo chanfrado de efeito obtuso.
Por tal e demais conformes eu me escuso
A viver por muito mais tempo de uso
Neste planeta perneta por demais confuso,
Em que me dão a comer pão em desuso
Por algum castigo ou má-fé eu acrescento
Na esperança do direito pleno do julgamento.
Nunca palavras inúteis eu por saber esbanjo…
Se as asas não eram de aparição, então
Seriam por remédio ou alguma suposição
As asas aladas de um hipotético anjo!?...
(Carlos De Castro, in Há um Livro Por Escrever, em 12-09-2023)
Eu pinto o Rosto
Como fazem os índios
Para guerra,
Como faz o palhaço
Para o espetáculo
Minha maquiagem facial
Já me faz parte de um ritual
Esconde coisas profundas
E me faz parecer mais forte
Saio de casa pronta pra guerra,
Pra mais um dia, um espetáculo
Onde só sei eu e o espelho
Oque há atrás dessa maquiagem
O RATINHO PEDE SOCORRO
Era uma noite quente de verão quando notei um pequeno rosto peludo pressionado contra a janela.
Um ratinho, com olhos brilhantes, olhava para mim com uma expressão suplicante.
Ele segurava uma pequena placa com as palavras:
_ “não me mate, estou aqui porque tenho fome", escritas em letras miúdas.
Eu respondi:
_ “seu habitat deve ser na zona rural sem casas com moradores próximas, pois você transmite doenças para o ser humano.
Vamos fazer um trato?
Você muda para um bosque, na zona rural, onde poderá se alimentar, não é longe.
Se quiser eu levo você e sua família.”
O ratinho concordou, coloquei ele e sua família em uma caixa de papelão, levei para o bosque.
Eles saíram da caixa e me agradeceram sorrindo…
Ah, como é bom passear pelos campos, sentir a brisa no rosto, sentar em um banco e ler uma bela poesia de Cristina Gonçalves Farias.
Um rosto cansado, esgotado, fruto de um trabalho árduo. Fez de tudo para nos dar uma vida melhor. Não é vó? Quantas privações e necessidades já passou. Mas manteve a família firme, tudo isso com o seu imenso e inigualável amor.
Moça guerreira, sem eira nem beira. Para ela, não tem tempo ruim. Se chover, podemos plantar, se fizer sol, é hora de colher. Você é linda, sabia? Mesmo que a vaidade não esteja em dia e que um alicate de unha não seja sua melhor companhia, você é linda assim.
Você fica mais linda a cada dia. Cada ruga, foi uma luta, cada expressão marcada em seu rosto são lembranças de um passado bem vivido e batalhador. Você hoje reclama dos carros, das motos, da correria que está nas nossas vidas. E eu concordo. Não foi seu passado que te fadigou.
Foi essa falta do que fazer. É a falta do campo, do cheiro das flores, do contato com os animais, das prosas com uma “cumadi” e até dos amores. Vai falar que não adorava lavar roupa e ficar se banhando no rio?
Dos seus momentos de paz e sossego, sentada debaixo de uma árvore e pescando uns peixes para a janta? É, foi bom aquele tempo que a senhora era criança. Talvez não se recorde muito bem das brincadeiras e que pena que não consegue repeti-las, pois o corpo está cansado e o tempo castiga.
Ô minha velha! Ops! Desculpa! “Velho é o mundo.” Pelo menos é isso que diz ela. Espero ainda te dar um bisneto, me sinto nessa responsabilidade, pois sou o neto mais velho. Todas as avós são “mestres-cucas”, cozinheiras de mão cheia.
Quando vou a sua casa, já era! Acabou a dieta. Não conseguimos resistir e não da para comer uma vez só. “Comida de vó é a melhor”. Sem falar nos mimos. Quem nunca ouviu: "para de mimar ele, a senhora vai estragar essa criança".
Vó, é para se gabar. A senhora é a peça chave do nosso lar. Quem ainda tem o prazer de ter a senhora por perto, só tem elogios para te descrever e quem não tem, convive incessantemente com essa saudade.
Se acalme que é só vitória
autor: Ricky Poeta
As margens de um rosto vejo os traços de um retrato!
.
Em um detalhe na face escorrendo no canto dos olhos diz tudo o que acontece!
Se a voz embargada sonoramente tenta expor todo sentimento remoto de uma perda misturada com dor!
E por muitas vezes o temor de uma decisão e você ali meio que preparado?
Desesperado e achando que vai ter uma ótima solução??? E as cordas vocais afoitas latejando com as amídalas ressecadas pela secura da boca!
Em a louca gagueira, confusa e embaralhando com o desespero de quem perdeu o tesouro mais precioso da vida!
Ai pra acalmar e tentar manter a respiração e deixar sair sem pressão o choro desesperador avassalador.
A dor de quem sofreu perdendo um verdadeiro amor!!! Ei...Psiu você mesmo...
.
Se acalme e leia abaixo meu querido ou minha querida!!!
Já está escrito!!!
Essa prova é tua e tem que passar!!!
Se acalme que o impossível vem de Deus e não dos homens...
.
Apenas clame ore que no tempo certo o milagre virá para ti!!!
Esta prova é pra amadurecer e blindar mais tua vida e teu coração!!!
.
Tem que passar por ela e sem achar saídas pra encurtar a cruz que esta carregando!
Está cruz no final vai ser a ponte pra atravessar o abismo!!
E quando chegar do outro lado...
Vai ter azeite, leite e mel pra brindar.
Cantando e sorrindo pois a vitória cchego..
A prova acabou a luta foi embora!!! Agora é só Vitória!!!
Tu com os teus lindos olhos
de rosto macio e brilhante,
Teus lindos cabelos escorridos
beleza como um diamante.
Com amor escrevo estas palavras
porque poderei te amar cada segundo
Não me importa se escalavras
pois te amarei bem do fundo.
Com mil palavras se escreve um texto
com 100 palavras um poema
Tudo encaixa em um contexto
o amor nunca é um dilema.
Cadê o seu rosto lindo?
Cadê o seu abraço sem igual?
Cadê?
Cadê aquele olhar sem igual?
Cadê?
Cadê as nossas brincadeiras que juntos fazíamos?
Cadê?
Cadê você?
Cadê os nossos planos que juntos traçamos?
Cadê?
Saudades de tudo!
Grite e pule de alegria porque jamais quero ver lágrimas de tristeza no seu rosto, mas sim lágrimas de alegria.
Você foi só mais um rosto bonito que se destacou entre os outros e me chamou atenção. Por isso a culpa foi minha. Me importei com a beleza e não olhei o coração.
poema novo!
Um dia frio estranho e chuvoso, lagrimas rolando no meu rosto. E eu aqui parado na janela olhando para o nada. talvez vendo as gotas de chuva na calçada.
Pensamentos que me levam pra longe... Me perco no horizonte.
Lembro da minha infância. Eu parado do mesmo jeito que estou agora, vendo minha mãe chegando em casa... cansada, molhada, carregando sacola pesada. minha mãe é uma guerreira de fé... um exemplo de mulher.
Essa noite eu sonhei.
Sonhei um sonho com você.
Sonhei com o seu rosto.
Com o seu olhar.
A imagem da sua boca,
falando de coisas que eu posso realizar.
Traduzindo musicas pra mim,
que me faziam viajar.
Sonhei com seu jeito rebelde mordendo os labios.
Sonhei com você me pegando forte.
Eu tão tímida, mas você nem ligava.
Tirando minha roupa como se eu fosse sua.
Nem sabia que seus braços eram tão longos.
Que me pegavam inteira.
Quem disse que você não faz amor?
Você faz!
Selvagem, dominador e com palavrões.
E como você faz!
É amor com vontade.
Daqueles de cinema.
Amor de gostosura e liberdade.
Tipo daqueles proibidos.
Só pra maiores de idade.
Você me deixa louca.
Por que você faz isso comigo?
Você diz que é preciso entender sobre coisas sem razão.
Mas cada vez eu fico mais perdida.
Ser desejada é fascinante,
mesmo que só por um momento.
Então eu quero sonhar mais com você. Cada vez mais profundo.
E de alguma forma,
tentar entender
como você me realiza toda
de um jeito tão único.
No silêncio do meu quarto, sinto apenas as lágrimas escorrem em meu rosto, a espera de um amor que não sei onde está..."
Esqueci
Eu finalmente esqueci
Esqueci seu rosto lindo
Sua voz doce
Seu corpo perfeito
Seu cabelo sedoso
Suas mãos pequenas
Suas unhas pintadas
Seus pés fofos
Suas coxas grandes
Seu nariz pontudo
Seus lábios carnudos
Seu beijo alegre
Seus olhos felizes
Suas roupas lindas
Seu vestido favorito
Seu jeito cativante
Sua presença formidável
Esqueci você.
Respondam-me
Possível ou apenas imaginário, o que diria Sigmund Freud?
Consigo ver o seu rosto ele parece estar tão próximo, tão meu,
Engolido pela escassez daquele tal sentimento bom, as ilusões tem sido implacáveis com a minha dor, por vezes o meu melhor alimento,
Atravessando mundos sem tempo para lamentos, cheguei em meio a belos campos de girassóis, o vento está a sacudir o teu vestido a altura dos joelhos, o Sol é nosso grande amigo neste momento, pois através dele consigo enxergar a pureza no teu olhar,
Tocar tuas mãos me aliviam a alma, o teu cheiro me atrai como o cheiro do girassol atrai as abelhas, te ver caminhar é um show particular,
A cortina de girassóis esta se fechando, nuvens estão escondendo o graduado holofote, o teu belo rosto esta sumindo lentamente deixando o pingo do medo e do silêncio ganharem força.
Sem plateia, sem audiência, e sem bloqueios, ecoa o possível, o imaginário, ou os dois concomitantemente?
- Relacionados
- Seja sempre você mesmo
- Menina mulher: frases para abraçar sua delicadeza e potência
- Mulher Maluca
- Feliz aniversário, mulher guerreira: frases de parabéns para celebrar seu dia
- Frases para conquistar uma mulher e impressioná-la
- Frases de Menina Encantadora
- Frases femininas para celebrar o poder de ser mulher todos os dias
