Mensagens de Silêncio
A muitos escritores (dentre eles Autores e Poetas, se não todos) deve ser considerada a necessidade de se passar algum tempo sem escrever. Sem falar. Sem nada dizer. Apenas a produzir silêncio – do melhor e mais intenso tipo. Ou em diferentes níveis (não lineares, por falar nisso). Saber que o Silêncio é elemento essencial à sua obra é um sinal de maturidade.
No mundo barulhento como o de hoje somos incapazes de ouvir a som do silêncio. O silêncio é essencial para nos conectarmos com o Todo.
Em situações conflituosas silencie para evitar um mal maior. Mas, nunca silencie por medo, covardia ou injustiça.
Talvez não se possa falar em uma "Literatura do Silêncio" pensando-se em leitores mudos, escritores ausentes e obras marginais. O conceito ainda é obscuro, dada sua subjetividade. Transita pelo incógnito e pelo insólito (note-se uma não-casual rima que se aproxima/faz ver). Todavia, a locução adjetiva "do Silêncio" não é nada silente. Se faz ouvir. Por poucos. E ali cria sua morada. Nicho, ghetto, comunidade marginalizada. Estradinha paralela. Ponto de resistência.
O silencio é um dos melhores amigos dos poetas, pois nele conseguimos ler o que as palavras não dizem.
Silêncio, só música
Estar só, em silêncio
Escutando minha alma
Olhando em vão,
O estado de morte desse lugar
Vivendo, compreendendo
Levando cada dia de forma natural.
Na esperança de encontrar
O lugar de minha paz.
Há quem opte pelo silêncio... Há quem prefira falar o que não pensa… Há quem mais-queira que os outros não falem… Há quem exija falar pelos outros… E há todos aqueles que falam as coisas que são ditas com tempo…Tempo há ainda enquanto as coisas precisam ser ditas.
Não nos ensinaram a ouvir o que do silêncio emana, e a nossa pobre curiosidade se inclinou ao fugaz. Andamos pobres e miseráveis pelo saber que nada mais é do que gratuito.
Nem sempre a resposta está na ponta da língua. Às vezes, ela está no silêncio e, não raras vezes no desprezo.
Minha amizade com Deus é consolidada, quando, eu falo, O ouço e também entendo o Seu silêncio, não importando o momento que eu esteja passando, amigo também tem o seu direito de ficar calado.
Ah, o amor?
Não se explica...
E diz-se que não se precisa.
Confuso?
Sempre se espera,
Esperando se busca
Encontrando se fica alegre
Demorando se fica triste...
Não se amar sem falar,
Pois o amor não cabe num silêncio.
Traindo-se, cicia-se o nome do amado.
Régis L. Meireles
"Ame em silêncio mesmo que, por dentro, um coro de mil vozes esteja dizendo: eu te amo, eu te adoro, você é o meu vício.
O olhar dele tinha todas as palavras que precisavam serem ditas. Então, ele me olhava e, em silêncio dizia coisas que não ousava falar.
Um espelho, um olhar
onde me ver;
um silêncio onde escutar
as minhas palavras; algo como uma vida para viver
Meu silêncio é meu melhor amigo e companhia, pois através disso tudo tenho contemplado o conhecimento divino...
Algumas pessoas são pequenas Chernobyls, brilhando no silêncio e espalhando veneno: chegue perto delas e cada respiração que você fizer lhe destruirá de dentro para fora.
Há momentos em que, diante do evidente orgulho, teimosia e ego de outrem, a melhor de todas as opções é o silêncio. Mais tarde, quando tudo passar e o bom senso imperar novamente, as palavras farão mais sentido.
Às vezes o silenciar é cura
Com o silêncio contido na alma
É possível ouvir melhor o coração
Em outras vezes, é o contrário
Sentir o silêncio no coração
Deixa claro o clamor da alma
