Mensagem para Início de Ano Letivo
Esse contorno material não me diz até onde eu sou...Bom... Aprendi que se eu quiser mudar você, tenho que antes me dispor a ser mudado. Isso é inevitável. E pertenço a todos os lugares que me fizeram nascer de novo. Eu sou eu e minhas circunstâncias. Se não as salvo, não me salvo eu.
TRIBUTO AOS AMIGOS VIRTUAIS
Por uma tela, os conheci...
Aprendi a amar, a rir e a chorar.
Aprendi a acreditar, pois deles só posso "ver" os sentimentos.
Aprendi a gostar sem saber a cor, o credo, classe social ou algo mais,
coisas típicas de nossa sociedade material.
Doei...um pouco de mim, um pouco de tempo e até de trabalho também
Mas, recebi muito mais!
Recebi calor humano, carinho e amor de pessoas
que talvez, sem o computador, nem imaginasse existir.
Por força do hábito, os chamo de amigos virtuais.
Virtuais? Que nada!
São tão reais quanto eu...
Ah!...quem dera o mundo aprendesse essa lição, aprender a gostar sem julgar, sem buscar fatores externos ao amor e à compreensão.
Quando olho pra trás da minha vida, percebo que eu cresci e aprendi, me fortaleci muito mais nas horas que eu estava sofrendo do que nas horas que eu estava contente. Quando a dor chega eu vejo de outra maneira, não como um sofrimento, mas como uma oportunidade de aprendizado, toda dor é oportunidade de aprendizado, a gente aproveita ou não. Quem tem q dar a base a gente é o sentimento, então eu deixo o sentimento me comandar, passei ele a cima da razão, o sentimento me comanda e a razão se vira pra fazer o que o sentimento comandou. O sentimento percebe melhor que a razão, ele vai mais fundo, ele é mais humilde, ele é mais sensível, ele é mais humano... as pessoas tem medo de se arriscar, esquecem que liberdade é risco, querem segurança...
Aprendi que a opinião dos outros a meu respeito não me interessa e não faz diferença alguma. Só me interessa a opinião dos que estão a meu lado nos bons e maus momentos, dos que me ajudam, me apoiam e me fazem bem. O resto é resto.
É na simplicidade de um dia feliz que aprendemos a agradecer.
É o passar da tempestade que demonstra a preciosidade do mar calmo!
Que desapego vou ter que aprender?
O que é que mais vou precisar passar?
Quem mais vou precisar esquecer?
Ser humano significa ter limites. Eu aprendi uma coisa: quanto mais cuidadosamente você planejar, mais coisas inesperadas acontecem.
***Aprendi a destingir o meu lado profissional do meu ser, do meu “ EU”
Trabalhando, eu sou frio, calculista, pouco sorrio pras pessoas...
Meu ser, minha personalidade é assim, sou sensível, romântico, sem medos...
Assumo o que penso, o que sinto...
Se for pra me expor, eu pulo de cabeça de qualquer altura...
Basta eu acreditar que vai valer a pena...***
Existem dores que o tempo não cura, mas até a dor é um aprendizado. Eu perdoo, mas eu gostaria de esquecer boa parte da vida vivida.
Procuro despir-me do que aprendi, desencaixotar minhas emoções verdadeiras. Desembrulhar-me e ser eu...
Nota: Trecho adaptado de "O Guardador de Rebanhos", do livro "Poemas de Alberto Caeiro", de Fernando Pessoa (heterônimo Alberto Caeiro).
...MaisAprendeis vós a distinguir os sorrisos, pois muitos deles são motivados pela tristeza e indignação causadas aos nossos semelhantes.
A escolha
Um aprendiz se aproximou do mestre e disse:
-"Mestre, gostaria de ser um grande lutador de karatê mas penso que também devia me dedicar ao judô de modo a conhecer muitos estilos de luta. Só assim poderia ser o melhor de todos."
E o mestre respondeu:
-"Se um homem vai para o campo e começa a correr atrás de 2 raposas ao mesmo tempo, vai chegar um momento em que cada uma correrá para um lado. Ele ficará indeciso sobre qual continuará perseguindo. Enquanto decide, ambas fugiram...
Quem deseja ser um mestre tem de escolher apenas uma opção. E se dedicar, e fazer o melhor possível exatamente nessa que optou."
Quando seu "PRÍNCIPE ENCANTADO" cair do cavalo, ele vai te dar valor... Vai aprender que a "PEQUENA SEREIA" pode virar uma grande mulher, que a "BRANCA DE NEVE" tem sete caras pra escolher e que a "BELA ADORMECIDA" dorme de olho aberto!
Aprendi que a vida se apresenta exatamente da forma que a buscamos. Se quiser que seja leve, comece por si mesmo, tome sempre atitudes sábias e brandas... Se suas atitudes são rancorosas e carregadas de maus sentimentos, sua vida também será assim. Em outras palavras, pra que se tenha paz, por mais difícil que seja a situação: Sorria sempre.
Certas pessoas aparecem nas nossas vidas e mudam agente completamente. Aprendemos o que é amar, o que é carinho, o que é amizade, o que é paixão. Outras pessoas provam para você que são absurdamente diferentes, que merecem a sua confiança. Algumas pessoas aparecem nas nossas vidas no momento em que mais precisamos, para provar que nada está perdido, e ficar sempre ao seu lado, te apoiando. E com elas você aprende que existem pessoas que realmente valem a pena.
Quem deseja percorrer um caminho longo, tem que aprender que a primeira lição é superar as decepções do início.
- Relacionados
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
- 82 frases de segunda-feira com motivação para o início da semana
- Mensagens para o início de ano (reflexões sobre o Ano Novo)
- Com relacionamentos anteriores aprendi...
- Aprendendo a Gostar de você
- Um dia a gente aprende
