Melhores Poemas

Cerca de 133505 poemas Melhores

No findar de cada dia
faça sempre uma oração.
A oração é uma carta de gratidão
que enviamos a Deus
pela nossa vida
e por cada benção recebida.

Sinceramente, sempre fui apaixonada pelo mês de Outubro. Não só porque é o mês do meu aniversário, mais por que o mês em si sempre foi muito bom, coincidência? quem sabe. Mas Outubro me encanta, me acalma, me renova, curioso não? Seria mais provável tudo isso em Dezembro não é? Onde dizem que é um circulo se fechado, e um ano novo vindo, com tudo novo, com sua fé renovada, enfim, todo aquele blá blá blá de sempre. Mas para mim, Outubro é o meu mês, onde eu ganho força, mudo-me em todos os sentidos. Como se fosse eu fosse um conjunto de "folhas" e que tivera chegado o momento de cair, e renovar-se. Tudo que fora seco, velho, sem vida, caísse ao chão, e "folhas" novas nascessem.

E que venha Outubro, porém, que eu faça à diferença. Porque nada muda, se eu não mudar.

Amor verdadeiro

O amor não pede nada em troca
Nasce, cresce, e ama
Ser amado...nem sempre
Mas ama porque ama
Sem nada pedir
Com muito a desejar
Nos sonhos e devaneios
Nem sempre realizados

É assim o amor
Inteiro e real
Amor de verdade
Que aguarda paciente
A entrega total
Que se não acontece
Não deixa de amar
Tão pouco de sonhar
Adormece silencioso
Guardado e aguardando
O amor florecer

O amor verdadeiro
Transpassa espaços
Segue infinito
Nos espaços da vida
Sabendo esperar
A hora do reencontro
Das almas escolhidas
E por "instantes" perdidas
Simplesmente por saber
Que é amor de verdade

Sempre estarei ao seu lado, por
mais que você caia eu estarei lá
pra ti ajudar a levantar.
Por mais que pense em desistir,
eu estarei lá pra fazer você
desistir de desistir.
Por mais que todos me jogue
contra você, nunca escutarei, pois
confio plenamente em você.
Por mais que ti julguem, por mais
que ti ofedam, sempre estarei lá
pra ti defender.
Conte comigo a qual quer
momento que precisar...
Se nossa amizade é tão forte,
nada irá nos afastar. Nada poderá
nos separar....
Amizade, é um amor pra vida
eterna...
Te amo meu amigo...

Difícil me definir em uma única palavra. Eu vivo de fases, assim como a lua. Estou sempre mudando. Mudando de ideia, de cabelo, de roupa, de estilo. Não sei se é indecisão ou se enjoo fácil das coisas. Talvez seja os dois.
Às vezes eu quero ficar sozinha, às vezes quero companhia. Mas a verdade é que toda vez que estou cercada de gente, é quando quero estar sem ninguém. E quando estou sozinha é quando daria tudo por alguém ao meu lado. As coisas são assim na minha vida, tudo fora de ordem, de hora. Tudo confuso, ou será que é eu que sou confusa? Ou será que sou eu que complico tudo?
Não conheço ninguém que muda de ideia tão repentinamente como eu. Talvez eu seja várias em uma só. Ou talvez eu não tenha encontrado nada que realmente me satisfaça. Ainda não sei. Mas eu acho que todo mundo muda, alguns mais rápido, outros mais lentamente e eu sou daquelas que muda todos os dias. Não sei se isso é bom ou ruim. Bom por que ninguém pode reclamar de rotina comigo, e ruim por que nunca ninguém sabe o que esperar de mim. Ainda não cheguei à conclusão de ser assim. Pode parecer falta de identidade, mas para mim é exatamente o contrário. A mudança é o que eu sou. Nunca gostei muito de coisas paradas, que ficam no mesmo lugar.

Bússola

Sempre perdida
Nessa floresta desconhecida
O brilho dos teus olhos
Sem que eu saiba me guia
Às vezes até pra onde eu nem pretendia.

Que coisa é essa que acontece
Entre a névoa tenebrosa
Dessa floresta que sempre me persegue?

Ah,se eu ao menos pudesse entender!
Sou confusa e contraditória,você me disse,
Mas eu também não sei a resposta
Para explicar esse sentimento impossível e insano
Que ronda a nossa mente
Desse jeito desumano.

Sempre perdida
Nessa floresta desconhecida
O brilho dos teus olhos
Sem que eu saiba me guia
Às vezes até pra onde eu nem pretendia

Sempre pela honra por amor e fé
Coração de vagabundo bate na sola do pé
Eu falo a verdade pra um bando de sequelas
Deus fecha uma porta mais abri mil janelas

Oração do Matuto

Ói Deus,
nóis tá sempre pedindo as coisas pro Sinhô.

Nóis pede dinhero
nóis pede trabaio
nóis pede pra chovê
e se chove demais
nóis pede pra pará
mode a coiêita num afetá.

Nóis pede amô
nóis pede pra casá
pede casa pra morá
nóis pede saúde
nóis pede proteção
nóis pede paiz
nóis pede pra deslindá os nó
quano as coisa cumprica,
mode a vida corrê mió.

Quano a coisa aperta nóis reza
pedindo tudo que farta
é uma pidição sem fim
e quano as coisa dá certo
nóis vai na igreja mais perto
e no pé de argum santo
que seja de devoção
nóis dexa sempre uns merréis
e lá nos cofre da frente
nóis coloca mais uns tostão.

Mais hoje Meu Sinhô
bateu uma coisa isquista
e eu me puis a matutá
nóis pede pede e pede
mas nóis nunca pregunta
comé que o Sinhô tá
se tá triste ou contente
se percisa darguma coisa
que a gente possa ajudá
e por esse esquecimento
o Sinhô há de adescurpá.

Ói Deus nóis sempre pensa
que o Sinhô não percisa de nada
mais tarvêz não seja assim
tarvêz o Sinhô percisa de mim
Sim... o Sinhô percisa, sim
percisa da minha bondade
percisa da minha alegria
percisa da minha caridade
no trato c'os meus irmão.

Nóis semo o seu espêio
nóis semo a sua Criação
nóis num pode fazê feio
nem ficá fazendo rodeio
mode desapontá o Sinhô
nem amargá o seu sonho
que foi um sonho de amô
quano essa terra todinha criô.

Ói Deus, eu prometo
vo rezá de outro jeito
vo pará com a pidição
e trocá milagre por tostão
tarvez inté eu peça uma graça
mas antes eu vo vê direitinho
o que é que andei fazendo de bão
e se nada de bão encontrá
muito vo me envergonhá
e ainda vo pedí perdão.

Nunca tive medo da solidão. Ao contrário, acho que eu sempre soube lidar com ela e por muitas vezes, foi ela a minha maior aliada.
Eu nunca tive medo de ficar sozinha, porque na verdade eu sempre soube que enquanto eu tinha como companhia a solidão, eu me tornava cada vez mais capaz de suportar uma perda, eu aprendia a ser forte, eu me conhecia melhor.
E sinceramente, eu acho estranho quando alguém me diz que tem medo de ficar sozinho(a) porque me parece que as pessoas têm um medo incomensurável de passar um tempo consigo mesmas. São tão inseguras, tão covardes, que têm medo de ter consigo sua própria companhia.
Eu nunca tive problemas com a solidão, acredite.
Às vezes ela é tão necessária!

Chorei, um choro egoista.
Porque eu queria que fosse pra sempre
Porque eu queria você
E você não tinha o direito de não me querer.
Foi um choro frio, porque o amor já saia morto em cada lágrima.
Todo o amor que veio d'ocê foi embora
tão rápido
que até agora, eu ainda, não entendi.
Foi um choro egoista, porque eu chorei por você
que não pensou em mim.
Foi um choro sozinho
foi um choro sem abraços
é o choro do final infeliz
insatisfeito, pouco alegre
tão pouco o choro me segue
tão pouco, é, o que eu não vou fazer
a chorar por você.


B.

Sempre haverá alguém mais importante do que nós em nossa escala de vida.
Somos eternos estudantes e por isso devemos ser humildes para aprender a voltar atrás gentilmente quando errarmos ou acharmos que alguém errou em relação a nós.
Confie plenamente em sua capacidade, mas saiba abaixar a cabeça em qualquer circunstância e deixe seu potencial interior falar por você.

Você foi inesquecível
Meus versos são para você
Meu coração sempre vai te pertencer
Eu ainda choro por você

Tento te ver
Mas acho eu vou enlouquecer
Você me faz tremer
Sem ti não sei viver

Sinta-me com todo prazer
Estou a sua espera meu bem querer.

Segunda Opção

Sempre tive pavor só de imaginar que poderia ser segunda opção de alguém, até porque nunca soube implorar por amor, carinho ,afeto. E quando a pessoa decidir o que quer jamais pedirei para que fique. Mas e o meu coração como fica? Meu coração não é saco de pancada, dói para quem fica, não para quem vai. Passei por isso uma vez e prometi para meu coração que ele nunca mais se prestaria a este papel. Até agora não me arrependi. Desde então Se quiser entrar na minha vida, primeiro coloque a sua em ordem e não venha bagunçar a minha.

Lista de desejos pra hoje (e sempre):

Que a gente tenha sempre um abraço quentinho pra morar, uma poesia doce pra enfeitar e uma história bonita pra viver.
Que sejamos casa de sentimentos bons.
Que a vida nos jogue na cara todos os dias, mil e um motivos pra sorrir.
Que Deus, nos livre das más pessoas e suas más intençoes.
Que nunca nos falte inspiraçao, amor e afeto.
Que os pensamentos sejam sempre limpinhos.
Que a nossa vida seja sempre embalada por nossa trilha sonora favorita.
Que as lágrimas sejam de alegria!
Que a saudade seja medida com a distancia de um abraço.
Que o sol sempre brilhe lá fora (e aqui dentro).
Que as palavras sejam sempre afagos na alma do outro.
Que nunca nos falte colo de mae e carinho de pai.
Que a esperança faça morada dentro da gente.
E que a fé seja inabalável.

Mulher. Olhar atraente
Sorriso carente.
Moça. Sempre presente
Discurso eloquente.
Garota. Desejo poente
Sonho saliente.
Menina. Sempre menina
Que me fascina
E sempre ensina
Com o que sente
Menina. Tudo
Em uma só visão
De olhos poente
Anoitecendo meu coração
Menina entregando-se
Fazendo-se coerente
Inocente nesta ilusão
Menina. Lua nascente
Amor dependente
de uma decisão
Mulher. Tão madura;
Mas polos opostos
E vejo em teu rosto
A pintura de uma paixão.
Menina. Sempre menina
Em noite sombria
Fazendo-se o meu luar
Privando-me da escuridão
Devo-te agora
O meu perdão
Como posso não amar?

Não se apaixone por quem fala que não lhe fará sofrer, por quem diz que estará sempre com você. Não se apaixone por quem lhe diz tudo será perfeito, que não existiram entre vocês dias ruins e ao lado dele você será a pessoa mais feliz. São promessas, é tudo que os contos de fadas gostam de nos fazer acreditar.
Todos um dia já prometemos isto a alguém, e ainda vamos prometer, são desejos que temos, mas sejamos realistas, ninguém é imune aos sentimentos sejam bons ou ruins.
Então vamos nos apaixonar pelas pessoas e não pelas promessas, assim, se um dia houver ilusão saberemos quem de fato perdeu.

Você pode por um momento
Me prometer isso
Que você ficará ao meu lado para sempre?
Mas se Deus proibir, o destino interferir

E nos forçar a uma despedida
Se você tiver filhos algum dia
Quando eles apontarem para as fotos
Por favor, diga a eles o meu nome

Conte pra eles de como a multidão ia à loucura
Conte para eles de como eu espero que eles brilhem


Viva às barreiras que atravessamos
Eu tive o melhor momento da minha vida com você

ILUSÃO

Ilusão eu achar que família é assim,
Um por todos, todos por um, sempre,
Sempre que preciso for, independente
Se o objetivo que une é de amor ou dor.

Afinal, foi pura ilusão eu achar que ao
Valorizar lar, que ao honrar a raça teria
A graça de igual ser tratada pelo homem
Que tem meu sangue e igual sobrenome.

Ah como eu quisera orgulhar-me agora de
Não ser anônima, de ser mais uma em uma
Família, dos tantos loucos uns pelos outros,
Do que menos uma numa família de poucos.

Ah! Que triste ilusão eu achar que por teres a
Mesma origem pudesses um dia evitar que eu
Tivesse vertigem e achar que porque viemos do
Mesmo ventre fôssemos mesmo gente da gente.

Mas, não, não foi ilusão quando usei a palavra
Mano e não vi a tua mão estendida, quando eu
Gritei a palavra irmão e não fui ouvida, quando
Toquei o teu coração e vi o teu trocado em vida.

Ah! Que desilusão senti quando não pude contar
Contigo como amigo, afinal vi o ledo engano até
Do cartório que registrou o igual sobrenome num
Homem desumano neste plano como meu mano!
Pedaços de Mim, página 46, 1999

Quero balançar no vento... da vida ...
As vezes silencioso...as vezes barulhento.
E que sempre anuncia a chegada de um novo tempo.

Palavras e classes

Substantivo, sempre, substantiva...
Quer seja concreto ou abstrato
Próprio ou comum, primitivo ou derivado
Dá nome para tudo, por todo lado.

E o adjetivo quando é sujeito...
Adora dizer: mudei de classe!
Fui substantivado pelo artigo
Pratico, agora, a ação na frase.

O bonito, aqui, é substantivo
Ser menino, uma qualidade
O amanhecer não é mais verbo
No português, todos mudam de classe...

Ó Língua maravilhosa, sempre justa!
Justiça que leva à igualdade...
As palavras podem ser o que quiserem
Não ficam presas em suas classes...

Tem pronome de tratamento...
Mais gentil do que muitos homens ogros!
Uns são demonstrativos, alguns indicam posse
Mas existem os que se põem no lugar dos outros...

Tem advérbio meio militar, de afirmação ou negação...
Os que só querem por e impor, modos e ordens
Eu prefiro os de lugar, de tempo ou de intensidade...
Mas são os de dúvida que nos tornam melhores...

Os artigos indicam o número e o gênero...
Algumas vezes definidos, outras, indefinidos
O grama? Neste caso, como podemos explicar?
O artigo é masculino, mas o substantivo termina em “a”!