Meio Ambiente e o Petróleo

Cerca de 68 frases e pensamentos: Meio Ambiente e o Petróleo

Chegou ao fundo do poço?
Não desanime.
Ainda há alguma chance de por aí existir petróleo.

Inserida por maurosergio

Além de poupar água, eletricidade, petróleo...
e zelar pelo planeta para o bem da sobrevivência
dos nossos descendentes,
precisamos zelar da nossa energia interior.
É nela que se inicia a ideia de Paz Universal.
É o chamado "ser humano" fazendo a sua parte
para a perfeita tolerância entre todos.
Cika Parolin

Inserida por CikaParolin

Não tardará o dia em que o litro de água custará mais caro que o litro de petróleo, culpa tão somente dessa sociedade hedonista.

Inserida por carcaradomar

Pré-sal


Petróleo, no final das contas, resulta em dinheiro e em gases poluentes na atmosfera. É a inexorável realidade.
Tamanha quantidade de carbono, alocada nas profundezas das camadas geológicas da costa tupiniquim, será trazida à tona, se diluirá no ar que respiramos... Se exportá-la, então no ar do mundo.
Há pesquisas sérias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), as quais comprovam indubitavelmente que a poluição atmosférica paulistana mata mais do que o trânsito, a diferença é que não é tão noticiada, nem dá tanto Ibope.
O mundo está pelejando, com boas iniciativas em vários países, para baixar os níveis de poluentes na fina e frágil camada atmosférica que abarca os seres viventes no planeta, pois vidas humanas estão em jogo, o futuro da espécie está em jogo, os animais etc. estão em jogo.
Como contrapartida à exploração petrolífera, serão feitos fortes investimentos em educação e saúde, pelo menos em tese é o que foi divulgado ao povo, eleitores implícitos...

Ora, um silogismo:
País evoluído tem educação de altíssimo nível; educação de altíssimo nível implica boa saúde da população e sustentabilidade (incluindo redução de emissão de poluentes).

Eis um paradoxo:
Investe-se em educação de altíssimo nível, a custas de emissão de poluentes (fruto da árvore petroleira); ensina-se aos alunos que a saúde da população e a sustentabilidade são antagônicas ao obsoleto petróleo como origem de combustíveis; portanto, investimentos assombrosos para pedagogicamente negar a própria origem dos investimentos...
Há de se pagar o preço? Para obtenção de recursos, para alavancar a economia (prioridade política), deve-se ir na contramão do que requer a combalida natureza (prioridade política secundária)? Vale o sacrifício? Ela tem um preço? Mas os valores a serem gerados pela exploração petroleira já foram calculados, com precisão e entusiasmo...
Investir em educação com recursos do pré-sal mas deixar como herança para a atual e as futuras gerações um meio ambiente cuja deterioração atmosférica já é apocalíptica? Não é investir, e sim cinicamente indenizar...
Já se investe alto em educação, o problema é a ineficiência, é o despreparo, é a herança de décadas de descaso com o ensino no Brasil.
Coreia do Sul, Finlândia e Suécia, por exemplo, não dispõem de pré-sal, são economias menos portentosas que a brasileira, no entanto, são o que denomino como "países-professores", que têm muito a ensinar sobre como se deve investir em educação. A Suécia tem um interessante bônus pedagógico, ou seja, lá, os políticos não têm salário, não têm regalias, não têm moradias luxuosas cedidas pelo governo, não têm as verbas de gabinete que no Brasil são tão polpudas, tantas vezes gastas de forma obscura...
É líquido (literalmente) e certo, petróleo é sinônimo de cadeia produtiva e consumo final danosos, desde o refino, até a sua saída nos escapamentos de veículos, dentre outras fontes de emissão.
Há também o especto de interesses da indústria automobilística, cujo lobby é fortíssimo, capaz de intervir nos rumos da economia do País. Automóvel é ambíguo, beneficia e prejudica ao mesmo tempo, dependendo de paradigmas se polariza mais para uma do que para a outra característica. Veículos elétricos indubitavelmente sobrepujam os movidos a combustíveis fósseis no sentido ecológico.
Cabe uma observação sobre derivados do petróleo como, por exemplo, o plástico. Assim como o automóvel, ele é ambíguo. Pode ser útil e perigoso, descartável e reciclável. Se a reciclagem não acompanhar o descarte, eis um problema. E se o uso desmedido e supérfluo prevalecerem, multiplique-se o problema. Como o petróleo é uma fonte esgotável, o plástico do futuro terá sua produção a partir de outros materiais, afinal, por exemplo, existe até o plástico biodegradável de origem vegetal.
Petrobras e Souza Cruz podem dar as mãos, uma é a poderosíssima empresa cujo ramo de atividade é lidar com produto poluente atmosférico, e a outra é uma empresa cujo produto polui os pulmões dos fumantes; e como elas geram lucros! O lucro é hediondo no paradigma que se denota.
Refrigerantes são venenos sutis à saúde pública, acidificam o PH do sangue, o que é potencial gerador de câncer e outros malefícios, pois têm uma formulação química monstruosa, e são consumidos até compulsivamente mundo afora, causam degradações inumeráveis ao organismo de quem os consome. Mas a indústria de bebidas lucra alto... A Coca-Cola por anos figurou como a empresa mais poderosa do mundo. Poderosa, poder... Poder e Lucro, divindades deste mundo, soberanas, veneradas pelas economias de mercado.
Atualmente, evidenciou-se na mídia a judiação que foi a situação de cães Beagle em laboratório de pesquisas de remédios na cidade de São Roque (SP). Remédios que curarão (tentarão curar...) doenças causadas em decorrência do consumo, por exemplo, de alimentos nocivos industrializados, como os refrigerantes; doenças causadas pelo cigarro; doenças causadas pela poluição, desde tumores a alergias, asma etc. E remédios têm efeitos colaterais, que demandam remédios para atenuá-los, assim, há potencial efeito dominó, sob risco de "passar o dia tomando remédios".
O narcotráfico quer lucro, dinheiro aos montes, ostentação, poder! Dane-se o dependente químico! Que se deteriorem pessoas, estruturas familiares, governos, o País! Eles querem lucrar! É um business, com requintes de estratégias econômicas, organização paramilitar, para superar os concorrentes e oponentes, dominar o mercado, ter gestão admirável e gerar admiração de jovens e adultos que são destruídos em bailes funk, cracolândias, morros e também em mansões e altos cargos. É democrático e generoso o público...
Há filantropias na seara criminosa do tráfico, os mafiosos assim também o fazem, chegam a fazer alguns "nobres" investimentos no social, na comunidade local! Também são irônicos, matam e mandam flores para a viúva...

Outro silogismo:
População brasileira com mais saúde (e mais esclarecida), costuma apresentar menos doenças; logo demanda menos remédios; sobrecarrega menos o Sistema Único de Saúde (SUS) e diminui o mercado dos médicos e clínicas particulares; logo a indústria farmacêutica precisará produzir menos remédios e usar menos Beagles como cobaias (deveria também pesquisar como não usar animais); logo os laboratórios, os quais possuem ações nas bolsas de valores, terão diminuição dos lucros... Epa! Veja só o lucro aqui novamente!
Então, mais doentes implica mais lucro! Mais petróleo, mais poluição, e mais lucro!
Lucro é relativo, se investir em educação e saúde de forma a implicar lucros escusos, maquiados, ilegítimos, que tenham como missão fortalecer a economia, mandato político, perpetuação do poder, a arquitetura da teia de beneficiários alheios ao povo como um todo, então isso soará como uma desculpa demagógica que sonega a nobreza do fomento nesses setores vitais.
É uma conta salgada a ser paga no futuro, e já é pré-salgada!

Inserida por autoraugustomatos

"Enquanto alguns se matam, outros tomam petróleo em taças escuras de cristal"

Inserida por marlonpl20

Se hoje o petróleo e seus derivados são um dos maiores poluentes, por que não substitui-lo por algo mais coerente?

Inserida por BernardoC

⁠Por que essa cara de tristeza? Há um oceano de petróleo debaixo dos nossos pés! Ninguém pode extraí-lo, além de mim.

Inserida por pensador

⁠“O sistema industrial angolano precisa ser espiritualizado. Não basta produzir cimento, petróleo ou tecnologia. É preciso produzir consciência, caráter e compaixão.”

Inserida por Guellor1996

⁠Tirar petróleo do chão é o trabalho mais perigoso do mundo.

Landman (série)
1ª temporada, episódio 3.
Inserida por pensador

A base do desenvolvimento social de Angola, não assenta no petróleo, no diamante ou em outros recursos mineiras deste vasto País, assenta sim, nos grandes intelectuais desta pátria, que forjados pelo medo de um período sangrento que se conheceu na Pátria de Mandume, colocam à disposição o seu cérebro para que esta Nação se desenvolva.

Inserida por EdgarFonseca

⁠"A escravidão não acabou, nos dias de hoje temos os acionistas do petróleo e fornecedores de energia como: "capitão do mato". Por mais que fujamos dos preços altos economizando, vêm o governo "feitor" nos tirando qualquer possibilidade de solução."

Inserida por KalilSousa

Com o advento da tecnologia, a informação se tornou o novo petróleo. Mas, na verdade, é desde os primórdios, que a informação é uma moeda de troca.⁠

Inserida por tnscloss

Vou cavar teu coração tão fundo, que se eu não achar romance, no mínimo eu acho petróleo no fundo dele.⁠

Inserida por RafaelaPortilho

⁠BECAP
Me diz. Se apenas impressão.
Tem gente que , pretende extrair todo petróleo do planeta até a última gota,
E contrata cientista para dizer que não há perigo.
Para construir paraísos na areia.
Outro recolhe uma porção de tambor no fundo do quintal, solda, pinta:
E faz r míssil para soltar na cabeça do vizinho,
O pior; são parentes, imagina se não o fossem.
Outro transforma papel em dinheiro, e troca por galinhas e verduras
Dos mais pobres. Distribui espelhinhos. E cobra taxa mensal.
Outro fabrica armas para machucar pessoas. E cria uma linha imaginária,
E ainda quer continuar brincando de esputinique. Tão démodés .....
Outro, quer a derrubar arvores, sujar o oceano , acabar com a camada de ozônio.
Ê quer, que : tudo termine em carnaval.
Assim não há tatu que aguente.
Estou a favor, por fervor, por pavor do Planeta Terra.
Marcos fereS
( e essa merda de corona continua)

Inserida por marcosviniciusfereS

⁠A baixa do petróleo no Brasil é igual o Mundial do Palmeiras: nunca vi.

Inserida por edifrases20

⁠Você disse que a história parecia escapar por entre os seus dedos. Como petróleo. E o que percebo agora é que algo se partiu bem no meio daquela frase. Ou estou enganado e esse algo tinha já se partido muito antes.

Paulo Fehlauer
Extremo oeste. Recife: Cepe, 2022.
Inserida por pensador

⁠Após décadas no exército, você deveria entender que amizade se baseia em campos de petróleo. Especialmente os não explorados num país atrasado que nunca aproveitou seus recursos naturais.

Comando das Criaturas (série)
1ª temporada, episódio 1.
Inserida por pensador

O mundo do Petróleo.

⁠É praticamente impossível pensar o dia a dia sem a participação de algum produto obtido a partir da indústria petroquímica. Essa indústria, que utiliza derivados do petróleo ou do gás natural como matéria-prima, nos traz conforto e praticidade, sem que imaginemos quanta tecnologia e conhecimento estão envolvidos nas coisas mais simples. Existem produtos oriundos dessa indústria em roupas, colchões, embalagens para alimentos e medicamentos, brinquedos, móveis e eletrodomésticos, carros, aviões e até nos xampus e cosméticos. Isso se deve em parte à petroquímica, que transforma o petróleo refinado em produtos que são a base para grande parte da indústria química.
Eu agradeço a Deus por nesse exato momento estar fazendo parte da vida de milhões de pessoas indiretamente
Estou numa unidade de produção de petróleo a 250 km da costa longe de amigos e familiares.
Mas perto de alguma forma em algum produto
Triste! eu ? Jamais muito pelo contrario muito feliz por fazer parte da equipe de profissionais que fazem o mundo girar.
Como podemos ver o petróleo é muito mais que gasolina e diesel precisamos aprofundarmos mais em combustível não foceis e sim nos mais sustentável e menos no ouro negro, pois se ele acaba as consequências catastróficas são imensuráveis.

Inserida por AndersonSanttos

⁠Disse Lucius:

Deus, meu Pai, o Grande Nume do Mundo, é o Dono absoluto de todo poço de petróleo Cósmico, os buracos negros, que estão situados em todo Espaço da Terra Universal.

🕳️🕳️🕳️

Inserida por FabioSilvaDN

Só uma coisa vale mais do que petróleo: água.

Inserida por pensador