Meditação sobre a Inveja
Com origem na zelotipia humana, na tríplice concupiscência e em algumas outras causas merecedoras de destempero encefálico, a inveja desde sempre provocou nos seres humanos um sentimento insano, traiçoeiro e ingovernável, sendo esse mesmo desgosto o responsável pelos maiores desvarios e pelas mais graves loucuras de toda a História da Humanidade. Por muito que as religiões e os filósofos tenham condenado a sua prática, ainda hoje a omnipotência da inveja continua a produzir insanidade e ainda hoje a inveja prossegue a sua reprodução ao ritmo da propagação das baratas e das ratazanas, por exemplo. E apesar de os grandes filósofos, ao longo dos tempos, terem rebatido a inveja de forma severa e poética, de pouco nos valeram todas essas suas palavras ajuizadas. Entre muitos outros que meditaram sobre a inveja, Virgílio poetizou-a desta forma: “A inveja, como o vento, açoita sempre os cumes mais altos.”; Horácio filosofou-a assim: “O invejoso emagrece com a gordura dos outros.”; Claude Helvetius disse que “A inveja honra os mortos para insultar os vivos.”; Camilo Castelo Branco escreveu que “A inveja é um inimigo inexorável.”; Ambrose Bierce traduziu-a deste modo “Inveja: emulação adaptada às capacidades mais mesquinhas.”; Ramón Campoamor y Campoosorio afirmou que “A inveja é a traça do talento.”; Ramón Cajal confessou que “A inveja é tão vil e vergonhosa que ninguém se atreve a confessá-la.”; François La Rochefoucauld garantiu que “O indício mais seguro de se ter nascido com grandes qualidades é ter nascido sem inveja.” E Jean de La Bruyère afirmou ainda que “Quem afirma que não é feliz, poderia sê-lo com a felicidade do próximo, se a inveja lhe não tirasse esse último recurso.”
E após todas estas grandes filosofias destes grandes pensadores, os Homens continuam a cozinhar a sua Inveja com uma pitada de Soberba, um raminho de Preguiça, dois decilitros de Ira, um punhado de Luxúria, muitos litros de Ganância e uma carrada de Gula, deixando incendiar todos estes pecaminosos condimentos, em lume brando, por tempo indeterminado.
Antes de cuidar da vida alheia,
devemos ter certeza de que é inócuo.
Se talvez não o fazemos por inveja
e por querer viver a vida do outro,
deixando a nossa própria vida no vácuo.
Enquanto Estados são independentes mas, a exploração continua.
Exploração cultural, económica e financeira.
Inseriu-se no pensamento deles a auto-negação, o pessimismo, a intriga, a inveja, a divisão e a incapacidade de pensar nas gerações futuras.
André e Mara se tornaram muito amigos de Ineida. Mas Ineida tinha outras amizades que não aprovavam o novo casal de amigos de Ineida. Aos poucos, ao verem Ineida desenvolvendo projetos com os novos amigos, os antigos, com medo de perder território, começaram a bombardear a cabeça de Ineida de dúvidas: ‘tome cuidado com esses dois porque sinto que vão te decepcionar’. E depois de um bom tempo de manipulação, Ineida deixou se convencer que o casal era perigoso. Começou então a própria Ineida a praticar atos desonestos contra o casal, e aquilo que ela temia neles, ela própria fez na direção deles. E as outras amizades, se sentindo empoderadas, comemoraram secretamente na alma satisfeita por verem que o plano de discórdia havia dado certo. Histórias assim acontecem todos os dias onde há ingredientes como paranóia, insegurança, autoestima baixa, inveja, conflitos psíquicos, carência e pobreza de alma.
"Seja a palavra positiva que é capaz de desarmar, toda e qualquer negatividade presente no olhar de pessoas invejosas."
---Olívia Profeta---
Esteja sempre satisfeito por todas as pessoas que prosperaram
e estão prosperando, para que, você também possa trilhar este mesmo caminho!
Posso falar de amor sem tê-lo, posso falar de amizade sem ser amiga, posso falar de alegria sem possuí-la, posso falar coisas bonitas sem ter nada de bom em meu coração, nada do que eu falar fará sentido se eu não viver de acordo com minhas palavras, falar em vão é triste, falar o que não deve mais ainda, mas o cúmulo é falar e dizer que é cristão, ou esbanjar que tem bondade e amor sem colocar na prática,sem perdoar, sem ponderar as palavras, e denegrir ou invejar as pessoas, o cúmulo dos cúmulos é fingir que vive o que não vive, ou fingir ser o que não é, no final das contas ás vezes é melhor nos calarmos diante de situações constrangedoras e deixar que colham o que plantaram.
O veneno que escorre nos lábios, emanam de uma alma suja, e pode encardir até mesmo as vestes puras de quem se arriscar a toçá-lo.
Por mais empolgado que esteja,
evite falar de seus sonhos e metas!
Poucos iram sonhar com você desejando a realização.
"Eles" deixam suas marcas; obducto pelo acolhimento e amor fortificam a comparação, competição e julgamento.
Se me desejas o mal eu agradeço,pois é o maior bem que vc está me fazendo. Contraditório né?simplesmente a verdade..tem uma explicação: quando vc me julga de uma forma faço de tudo para te mostrar que sou o contrário.A MINHA MELHOR ESSÊNCIA É DEUS,SE ME OFERECES O MAL EU LHE OFEREÇO O BEM!
Quatro coisas matam depressa: vento pelas costas, tiro pela frente, gordura no fígado e ódio no coração.
Não confunda pessoas curiosas com pessoas solidárias.
Curiosos se aproximam para sondar já os solidários sempre estiveram perto de você.
Diz a lenda, que a felicidade bate uma vez em sua porta e não insiste... Se você abrir ela fica, se você esperar ela bater novamente, ela vai bater na próxima porta! Mas se a sorte te sorri, a felicidade com ciúmes bate novamente em tua porta, pela segunda e última vez... Não deixe a felicidade passar, aceite-a de primeira, pois a sorte nem sempre sorri pra alguém!
Não se tem irmãos por acaso
Então nunca tenha descaso a quem deverias estender-lhe as mãos
Dores todos temos e sem querer nos vemos magoando os irmãos
Caim matou Abel fisicamente
Muito depois que a serpente matou a inocência de Adão
Antes de matar Abel, Caim morreu por dentro ao ter a recusa de sua oferta aos Céus
Sua oferta ao Pai não teve valor, sendo o desejo de vingança maior que o amor.
O ciúme do Pai que por conhecer bem a seus filhos, aceitou de bom grado
o agrado ofertado somente pelo bom filho
A ira cegou a lição que o Pai aplicava por amor
Não liberou o perdão e por isso se envenenou com seu próprio coração
Não há maior serpente que a mágoa que se instala no coração da gente
A serpente do paraíso destruiu de fora para dentro
A ira de Caim destruiu de dentro para fora
Tão letal quanto a serpente é a inveja da gente.
Os verdadeiros humildes estão escondidos nas mais baixas classes e nas profundezas da terra, enquanto que, os arrogantes são os pseudo-humildes.
- Relacionados
- Inveja: frases para se proteger da maldade dos outros
- Mensagens de Amizade com Inveja
- Frases para invejosos que são verdadeiras lições de moral
- Para Pessoas que Sentem Inveja de Mim
- O Meu Deus é Maior que a Inveja
- Sua Inveja faz a minha Fama
- Frases sobre inveja para refletir sobre esse sentimento
