Me Leve as Estrelas
O presente se torna leve quando o amanhã perde a tirania, o excesso perde o lugar e o passado perde o peso.
A Máscara.
E quando a mascara caiu,
Não se envergonhou.
Pelo contrário, sentiu se
Leve, livre das mentiras
Cotidianas em que vivia.
Ode ao Caboclinho da Mata
( Êre/Entidade da Umbanda)
Caboclinho da mata,
dança leve, passo ligeiro,
teu canto e brincadeiras
ecoam no meu peito
como sopro de vento e alvorada...
traz nos pés a batida da terra,
nos olhos o brilho das estrelas,
no peito a força que não se encerra,
mistério que o silêncio revela
na brincadeira com o arco e a flexa...
és raiz e és folha,
és tambor e és pena,
és canto que nunca se desfolha,
força que em vida plena
sustenta no meu caminho
a proteção...
Caboclinho da mata,
meu menino guardião,
tua dança é oração,
tua luz é ponte entre o chão
e os céus na mata de encantação
és sempre presente no meu coração...
✍©️ @MiriamDaCosta
'Diário da bipolaridade'
"Hoje eu acordei leve. Uma leveza estranha, daquelas que vem com uma loucura boa grudada no corpo. Dá vontade de sair abraçando as pessoas na rua, de inventar brincadeira, de rir até a barriga doer e depois rir de novo só porque sim.
Mas se você chegar mais perto, bem pertinho, vai ver que por baixo dessa alegria toda existe uma película. Fina, transparente, quase invisível. E embaixo dela mora uma sensibilidade em carne viva.
Ela sabe. Sabe que basta um olhar torto, uma palavra seca, um segundo de desatenção — e tudo desmorona. A leveza vira caco. E aí, 'a pessoa' chora. Porque é assim que funciona por aqui: festa em cima, vidro embaixo."
Eu achei que ainda não estava pronta…
mas talvez eu só não tivesse vivido algo leve o suficiente.
Ontem não teve jogo.
Não teve estratégia.
Não teve medo me guiando.
Teve presença.
Teve troca.
Teve verdade.
E pela primeira vez em muito tempo…
eu não quis acelerar, nem fugir.
Só ficar.
O Silêncio
A luz apaga
O sopro para
O corpo cansa
A alma lança
Um voo leve
Tão breve.
O frio chega
A vida nega
A terra chama
Quem tanto ama
Fica a saudade
A eternidade
A dor profunda
A paz inunda.
mas que exista
" Nem todo dia vai ser leve, mas eu
escolho não carregar o peso que não me
pertence. O que é meu , eu cuido . O que não é , eu deixo ir - e sigo em
frente com mais paz do que ontem ".
Beijos
No primeiro beijo sentimos o breve gosto do fim,
tão leve, tão doce e tão intensa
olhos fechados, viagens infinitas, sabor de não vá!
sensação de pertencimento, no engano do querer o saber do momento aventureiro,
nos beijos quentes a saudade grita, no relógio parado o repentino se apresenta e tão rápido quanto chegou os beijos são deixados nas sombras envolventes dos amantes que tão logo se separaram,
uma ida sem volta, com beijos que alimentaram sentimentos, revoltas e deixaram incógnitas.
Quero algo que me leve ao passado. Aos sentimentos explosivos, aquele amor que curava e matava. Quero algo que me leve ao passado. Aonde havia tanta ingenuidade, tanta inocência. Quero me sentir viva outra vez, com o vigor da juventude, e o meu velho estilo emo. Com a paixão que arrebatava e tirava o meu juízo, destruindo qualquer suspiro da razão.
Quero algo que seja como foi há tanto tempo. Antes de morrer ao ponto de perder o irrecuperável. Sinto falta de ser uma explosão de sentimentos, sonhos e ideias pro futuro. Sinto falta da melancolia e da alegria ao encontrá-la. Sinto falta de como cada acorde meu soava. Era o sentimento ganhando voz na canção.
- Marcela Lobato
Dia das crianças
Na festa das crianças,
num dia leve e luminoso,
lá estava eu, entre risos pequenos,
emprestando cuidado aos meus sobrinhos.
Senti três toques no ombro;
meu irmão tocava-me,
apontando,
como quem revela um segredo.
Ali estava ela
a mesma personificação do acaso,
surgindo outra vez diante de mim,
a poucos metros, próxima tal
como só esteve em meus pensamentos
Mais uma vez fiquei a observar:
estava com o cabelos soltos,
livre do icônico boné claro;
um vestido verde que parecia conversar
com a tarde que nos envolvia.
Havia no olhar
uma calma suave, quase tímida,
um silêncio que dizia mais
do que qualquer palavra ousaria.
Até então, o sarau
que era só para meus sobrinhos
virou uma festa para mim.
Não houve palavra trocada,
apenas o silêncio caminhando
entre balões, risos e canções infantis.
Em um mundo cansado, quem escolhe ser leve se torna refúgio.
Pequenos gestos, palavras certas e presença sincera têm o poder de transformar dias, curar silêncios e aliviar pesos invisíveis.
Seja alguém que chega para somar, não para pesar.
Amor de mãe - (Clay Werley)
Leve como uma brisa...
onda que quebra indomável,
lua que reluz inalcançável...
Tempestade que não me avisa.
Presença que cuida e realiza,
voz que ecoa incontestável,
constrói confiança inabalável,
sem ônus de contrapartida...
Da história és o começo...
Meu espelho de como ser,
dona de todo o meu apreço...
Consciência a resplandecer,
a me moldar desde meu berço!
Farol que guia o meu viver.
Quando somos genuínos, mesmo nas dores estamos com a alma leve, pois não nos corrompemos aos valores do mundo. Quando contrariamos nossa alma, mesmo no êxito nos tornamos sombrios diante de nós mesmos.
Hoje eu te diria algo leve, mas cheio de força:
Tem coisa boa vindo na tua direção… mesmo que você ainda não esteja vendo. Deus não esquece de quem tem um coração sincero como o seu.
Cada oração que você faz, cada palavra boa que você solta, cada vez que você escolhe ser alguém melhor… tudo isso volta pra você em forma de bênção.
Então hoje, levanta com essa certeza:
você não tá parado, você tá sendo preparado.
Coisas lindas ainda vão acontecer na sua vida… e você vai olhar pra trás e entender porque tudo foi do jeito que foi.
Fica firme o melhor ainda tá por vir.
