Mario Quintana fim e Começo
Normalmente, as rimas acontecem nos finais dos versos. Ou no começo, ou meio de um e no final de outro. Tentei criar uma triangulação rimática, sem rigor, igual à disposição das plantas nos jardins que eu planejava, colocando rimas em versos e estrofes distintas, buscando uma discreta harmonia sonora.
A ver!
EVOLUÇÃO DAS FLORES
Jardim da infância!
Flores inocentes
Visões de arco-íris.
Ciranda do alecrim,
Madeira rachada,
Azaleia branca, margarida!
Limão bravo, limão cravo.
Rosa cheirosa,
Alegria da mão no chão!
Copo de leite, dama da noite,
Recantos de São Francisco.
Onze-horas encantadoras!
A fada entre vedélias!
Recinto sem defeitos.
Todo dia é dia santo!
Jardim da adolescência!
Flores igualitárias.
Íris, alamanda, amarílis,
Encostadas na costela-de-adão.
Hibisco e Malvavisco
Caídos no jasmim.
Porta sem tranca,
Deleite no leito!
Conchavo de delírios,
Egrégoras encantadoras!
Agapantos, jacintos, bromélias
Perdidos em um canto.
O amor-perfeito eclode!
Vaidade de narcisos,
Comigo-ninguém-pode.
Jardim da consciência!
Chuvisco no capim,
Guirlanda nos cabelos,
Enfeites em quase senhoras!
Espada de São Jorge
No tronco entortado.
Punho cerrado
Em luta franca.
Querida Primavera!
Generosa, com seu manto,
Terno acalanto,
Impera a fraternal era,
Frutos divididos
Lembram as flores libertárias:
Lírios, cravos, camélias!
Sérgio Antunes de Freitas
Junho de 2023
as vezes parece que estão me olhando e rindo de mim, eu começo a suar frio, meu coração começa a doer,como se fosse o meu último dia de vida, eu não gosto que me olhem e começam a rir,eu me sinto agoniada e com raiva eu só quero que parem...
Tudo tem começo e meio. O fim só existe para quem não percebe o recomeço.
Everything has a beginning and a middle. The end only exists for those who do not understand the beginning.
Luiz Gasparetto
O problema
É que eu relaciono pessoas com arte
E quando a pessoa vai embora
Começo a odiar aquela arte.
Se minha vida fosse um livro ela teria um começo tanto que triste com histórias animadas tanto com pequenos poemas e paragrafos de dificuldade,mas como um bom autor que eu sou o meu protagonista teria apenas o objetivo de um dia poder ser feliz.
Ter uma amizade apocalíptica não significa que ela trará o fim dos tempos, mas sim o começo de uma geração onde a experiência de vida terá sentido para aqueles que ainda descrobrem o verdadeiro significado do amanhã.
Hoje é um dia especial, um novo começo repleto de possibilidades e esperanças. Assim que abro os olhos, sinto uma gratidão incontida invadir o meu coração. Agradeço a Deus por mais um dia de vida, por me conceder a coragem necessária para enfrentar os desafios que possam surgir...
- Edna Andrade
VIDA: UMA VIAGEM DE ESTAÇÃO À ESTAÇÃO
A vida é assim: começo, meio e fim, também uma sequência, sem intervalo. Dada a partida, percorremos estação por estação até chegar à última, onde descemos para descansar, sem retorno.
Viagem fascinante onde percorremos estradas, lugares, vales e montanhas, vislumbrando paisagens e imagens encantadoras que só terminam na linha longe do horizonte. Os caminhos são planos, íngremes, retos e sinuosos. Os lugares com seus tons coloridos, seus sons e seus cheiros e sua gente. Os vales e montanhas com seus cimos e abismos, suas flores em cores e fragrâncias mil.
Nessas viagens percorremos diferentes estações efêmeras marcadas em todos os momentos por suas características específicas em que se faz necessário saber chegar, ver, aprender, ousar, conquistar a sobrevivência em ocasiões de calmaria e tempestade, de calor e frio, de dor e sofrimento, quando em cada uma as paisagens se modificam, as pessoas mudam, as necessidades se alteram, mas o trem segue adiante de estação à estação.
A primeira estação é a infância, estádio de inocência e proteção; a segunda, a adolescência, época de intranquilidades, de mudanças e incertezas constantes; a terceira, período da maturidade, onde flutuamos entre estabilidade e instabilidade; e a quarta, a velhice, tempo de experiência e sensatez.
Além dessas quatro estações de passagem obrigatória, há as estações intermediárias, aquelas em que pensamos que a vida poderia ser outra e não somente outra, mas um número infinito de opções, como uma vida em outro lugar com pessoas diferentes, pensando e fazendo outras coisas. Então, descobrimos que a cada momento temos inúmeras possiblidades e aí nos damos conta que fazemos uma única coisa, que é aquela de percurso de rotina automática, operando de segundo a segundo, numa simplificação cruel, feroz, atroz, desumana ante as infinitas possibilidades de mundos possíveis e não uma única e rudimentar vida. Isso é como renunciarmos a todas as opões possíveis e optarmos por aquela que conseguimos encontrar como solução de vida melhor. Então, se é assim, sabemos o que queremos e onde queremos chegar. Ledo engano.
Em cada estação, o caminho nunca é em linha reta e não temos o controle total do tempo. Muitas vezes, chegamos fora do horário e, no espaço de alguns minutos, perdemo-nos no decurso da nossa estada, ficando inelutavelmente esperando numa determinada estação em que cada minuto é precioso e a vida passando inexoravelmente com seus mistérios profundos, sendo absolutamente impossível sabermos contar a nossa história por limitados que sejam os fragmentos em que nos dividimos.
Independentemente da estação em que nos encontramos, é importante lembrar que a vida é uma jornada em que cada dia o sol nasce e se põe em seu crepúsculo na linha do horizonte entre o azul do céu e o manto da escuridão clareada pela lua e pontilhado pelas estralas, quadra para aprendermos com as mudanças, seguirmos em frente e aproveitarmos em uma delas, se possível, sentados no trem, com as nossas amizades, amores, paixões e as saudades.
eu andei pensando sobre a gente esses tempos. pensei no quanto a gente se amava lá no começo, e no jeito que a gente se tratava, lembrei de como tudo era perfeito kk. mas essa fase já passou. e agr nós nem estamos mais juntos, e eu não sei se era que vc queria, mas deu a entender que vc nem ligou qnd terminamos kk. agr eu nem consigo dormir direito pensando em como a gente estaria se tivesse resolvido tudo aquilo na mesma hora. mas vc fez sua escolha né.. vc deicidiu não ligar para os meus sentimentos e seguiu sua vida. e eu continuo aqui, bolando um plano para nós voltarmos. mesmo que não dê certo, eu sempre te amarei, mesmo que vc tenha me esquecido, eu sempre te amarei, até mesmo se vc jogar na minha cara que me ideia e que não me ama mais... eu continuarei te amando. pq indepente de tudo vc sempre será a garota da minha vida. eu te amo tanto minha pequena.. eu nunca quis a gente tivesse se afastado, foi tudo tão rápido.. mas agr vc finalmente está conseguindo ser feliz de vdd kkk, mesmo que não esteja sendo ao meu lado, eu continuo torcendo por vc..
isso poderá ser um até logo, ou até mesmo um adeus. mas saiba que eu nunca deixei e nunca irei deixar te amar minha princesa.
Por que o amor acaba?
Por que tudo floresceu no começo?
Depois de um tempo esquecemos de regar o jardim e as flores murcham.
Por que?
Por que no começo tudo é doce e colorido, depois fica amargo e cinza!
Por que?
Por que promessas, palavras bonitas e juras de amor se tornam vazias com o tempo?
Estou curioso.
O amor realmente existe?
Se existe, por que não pode durar para sempre?
Existem muitas razões.
E continuo perguntando:
Por que?
Permaneço sem resposta!
Nós somos o começo, o meio e o começo. Nossas trajetórias nos movem, nossa ancestralidade nos guia.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp