Mar Liberdade
Sentirei falta
Do azul vivo em minhas raizes
Do azul do céu
Do azul do mar
Do azul do infinito
Do azul em meus sonhos
Até onde o meu olhar era azul, não encontrava limites…
Mas é partindo para sempre… que deixo para trás todas as minhas lembranças que um dia já sentir…
Aqui o sol está brilhando
o nosso mar azul celeste
e o vento vem soprando
de bombordo pra boreste
e é tanta gente visitando
que o Caribe vez em quando
tem inveja do nordeste.
Se tem uma coisa que eu amo, é o mar. Ele melhora um dia ruim e torna ainda mais perfeitos os dias bons. Alguns mares são tão calmos que o surfista pode até achar entediante, mas quem gosta de simplesmente se jogar, acha perfeito.
Em um mar formado por bacias, basta correr e mergulhar. A profundidade aumenta de forma suave e previsível, permitindo que cada passo seja sentido sem surpresas. Não há buracos inesperados na areia surpreendendo. A prancha de surfe pode não gostar muito, mas a de stand-up paddle não quer outro lugar.
Já no mar aberto, tudo muda. As ondas aparecem e desaparecem na linha do horizonte. Não dá para entrar sem cuidado—de repente, você pode estar andando e cair em um buraco, a mesma agua levanta e carrega o surfista, esconde os buracos que ela cria na areia —mas isso não é problema para quem está de prancha. Na verdade, quem gosta de enfrentar altos e baixos até se diverte com isso. Alguns podem achar cansativo remar do raso até o fundo, escolher a onda, dar mais algumas braçadas e alcançá-la. Mas tudo vale a pena: se equilibrou, curtiu o tubo... e acabou. Agora é hora de voltar tudo de novo e buscar a próxima emoção.
Há mares com bancos de areia extensos. Você anda, anda, e a água nunca passa do joelho—perfeito para se molhar e pegar sol. Que nada se compara ao mar com costões, onde é possível mergulhar e admirar os corais e a vida marinha. Claro, é preciso aprender a mergulhar e ter o equipamento certo.
Percebeu? O mar nunca é um problema. O importante é saber o que você procura e ir ao lugar certo. O problema não é você nem o outro—é só uma questão de compatibilidade.
O passado, meu mar
Hoje, a saudade veio me visitar.
E, na esperança de a encontrar,
roguei que ao passado eu pudesse voltar.
À noite, ela veio, viva e vibrante como o mar.
Entendi! Novamente, eu pude voltar a sonhar.
MAR SOFREDOR
Sobre mim navegam os maiores paquetes
Sobre mim nadam incansavelmente
É de mim que extraem os melhores alimentos
De mim sai o sal que está na sua mesa
E porque não cuidam de mim?
Por que vocês humanos tentam me poluir?
O que eu fiz de tão ruim que vocês querem me destruir
Por que persistir em jogar lixo em mim, sabendo que os alimentos que eu vos forneço vão se contaminar?
Por que macular a mim que só quero te ajudar?
Quando me enfureço, quando acontece algum desastre, vocês me culpam, mas não entendem que se vocês cuidassem de mim eu não faria tanto estrago assim
Tenham em mente que tudo o que vocês plantam vocês irão colher
Sou cheio, repleto
Sou largo, generoso
Sou grande, suficiente
Sou rico, inigualável
Sou pleno, inesgotável
Sou vida, eu sou o mar
O Peixe-Diabo e o Céu
No ventre escuro do mar profundo,
onde a luz não ousa morar,
um peixe sonhava com um outro mundo,
um horizonte que nunca pôde tocar.
Não queria frio, não queria sombras,
nem o eco sombrio da solidão.
Queria o azul das águas de cima,
queria o brilho na imensidão.
Sussurros vinham nas correntezas,
falavam de luz, falavam de cor.
E o peixe, inquieto, rompeu a noite,
nadou sem medo, nadou com dor.
A subida foi luta, foi quase presa,
foi fome, foi fúria, foi aflição.
As garras do abismo tentaram prendê-lo,
mas ele seguiu sua intuição.
Subiu, subiu, subiu, e o peso sumia,
o mar tornou-se quase ar.
E então, num salto, num último fôlego,
rompeu a linha, e o céu pode tocar.
E lá no alto, onde a luz brilhava,
sem forma, vasto e sem direção,
o peixe viu, sem nada a enxergar,
que o céu sempre esteve em sua escuridão.
Em teus olhos, um mar de azul profundo,
Onde a alma se perde, em sonhos sem fundo.
Em teu abraço, um aconchego sem fim,
Um paraíso a dois, onde o amor nos conduz.
Ass CÍCERO LYRA
Estou tão perdida, estou em um lugar no meio do mar, sem saber para onde ir, me sentindo com medo e sozinha, muitos barulhos na minha cabeça, não da pra concentrar, as ondas me levam, me puxam de um lado pro outro, as vezes acho que encontrei o caminho, mas ai me vejo perdida de novo, tudo dentro de mim esta barulhento e eu só quero que as coisas se acalmem, as vezes acho que nadar não é o caminho, mas outras é o único caminho, me sinto velha em um corpo novo e nova em um corpo velho, as vezes sinto que as pessoas a minha volta não me entendem, como se o problema fosse eu, me sinto como se as ondas fossem me afogar, como se o ar fosse faltar, não lutar, mas preciso lutar, quero viver, quero voar, tó perdida, não se como nadar o que pensar, luto contra a tristeza todos os dias, as vezes acho que não faço ninguém feliz, que não faço falta na vida das pessoas, não me sinto validada e ainda tenho que ser a mulher madura, que tudo aguenta e tudo suporta, mesmo sabendo que não sou obrigada a nada e ninguém também é....
Hoje aqui com lagrimas nos olhos, vejo o quão frágil eu estou, quanto tá sendo complicado lidar com essa onda de pensamentos que esta me inundando, me enchendo, me mal tratando, me deixando mais perdida ainda, não consigo me ouvir, lidar com essa pessoa que esta dentro de mim, queria que fosse mais fácil, queria que estivesse tudo resolvido, só queria saber a direção, se estou pelo menos tentando ir no caminho certo, as vezes parece que não, mas não pode deixar de tentar.....
Poema: "Murmúrios solitários de um marinheiro perdido em alto mar"
Autor: Diego Fernandes @devoidvessel
e como eu me sinto quando chorar se torna tempo de qualidade comigo mesmo?
tão dissociado, tão distante,
afastado de mim mesmo, nem eu sei como responder.
suas perguntas não me fazem encontrar respostas ou soluções,
me tornei incapaz de quaisquer decisões, e imprevistos que me façam mover
um palmo para fora de minha bolha,.
tão confortável,
onde tudo sei,
onde tudo tenho,
onde nada temo,
onde tudo que eu tenho é saber que eu já perdi tudo,
e que se não há nada a se fazer, então por que sofrer?
sei que o amanhã ainda está à espreita,
mas já estou pronto para atracar minha embarcação no meio do escuro e impaciente oceano,
e me afogar no eterno desconhecimento de tudo que um dia fui ou poderia me tornar.
"A vida é como o mar: águas calmas e ondas intensas. Mas é na navegação que encontramos nossa força."
"A vida é como o mar: tem suas águas calmas e serenas, mas também suas ondas violentas e intensas. No entanto, é na navegação dessas águas que descobrimos nossa própria força e resiliência."
"O rio só corre para o mar" dos antigos, foi um belo modo de falar: Pessoas que nascem com privilégios, acumularão mais privilégios e farão de tudo para que isso seja aceito como algo natural.
Dicionário Ambulante.
Carrego palavras como quem carrega o mar,
Em cada termo, um mundo a se desdobrar.
Para uns, um conceito, fechado e pronto,
Para mim, um universo que gira em confronto.
Dizem que sou só um rótulo a mais,
Sou buscador, artista, sempre a me refazer.
Na certeza do mundo, vejo contradição,
Pois onde há resposta, há outra questão.
Meu pensamento não cabe em caixinhas,
Ele voa, dança e traça suas linhas.
Se tentam me prender em definições,
Eu escapo, refaço, crio novas versões.
Sou mais que um nome, que um título dado,
Sou um enigma, sempre inacabado.
" Não é possível limitar Deus, na sua imensidão em quatro paredes, pois o Céu o mar é tudo que podemos contemplar é infinitamente belo e poderoso e não cabe onde o homem constrói com tijolos e areia".
Você surfa, fugindo do que não quer viver,
se afastando do que não sabe compreender.
O mar te chama, te leva pra longe de mim,
e eu fico aqui, esperando o fim.
Você surfa pra escapar da dor,
se perde nas águas, buscando o sabor.
Evita a tempestade, a verdade a esconder,
mas, no fundo, sabe que a onda vai te fazer ver.
O mar pode te afastar, te engolir,
mas é nele que posso, talvez, me redimir.
Quando o tempo passar e a força te faltar,
saberá que, em algum lugar, vou te encontrar.
Infelizmente, estou distante por um erro teu,
mas esperarei, mesmo que o mar seja cruel.
Continue na onda, siga sem hesitar,
pois sei que, mais tarde, minha onda vai chegar.
A maré pode mudar, o vento te guiar,
mas no fundo, sei que iremos nos encontrar.
Até lá, me mantenho firme, sem desviar,
pronto para, um dia, juntos surfar.
