Machado e Juca Luiz Antonio Aguiar
Ele pensava em tudo, racionava emoções, expunha só o que lhe parecia de certo bom senso. Ela era adepta da loucura e agia pelos impulsos do coração.
Nas aventuras da vida, as pessoas sempre querem ser o mocinho
E sempre enxergam o bandido em vc
Sempre vêem os nossos defeitos,
Mais sempre haverá uma explicação plausível e racional para os defeitos deles
Quando o homem começar enxergar seus erros com os mesmo olhos que enxergam os dos outros aí poderemos acreditar, na evolução da humanidade
Sabe aquela criança que faz bagunça e a mãe chama à atenção,
Mais ele continua fazendo a mesma coisa.
Até ele quebrar algo, até levar uma surra?
É apenas uma prévia das besteiras que irá praticar na vida
Mais a diferença, é que a vida sempre será implacável, e pune sem a culpa de uma mãe machucando o próprio filho!
Cada vez mais pais sustentam ou ajudam filhos até mais tarde, que parecem buscar se livrar dos pais o mais cedo que podem.
Os baianos no Rio de Janeiro, no passado: "A Bahia é boa terra, ela lá e eu aqui".
Os petistas e afins no Brasil de hoje: "Cuba é um lugar maravilhoso e um dia haveremos de transformar o Brasil em uma grande Cuba, mas não desejamos morar lá de forma alguma e queremos ficar por aqui".
Lealdade é o que faz conhecidos se tornarem família; bons ouvidos munidos de respeito e lábios que transbordam honestidade.
Nem sempre as nossas ideias e vontades são as melhores, confie que você está indo para momentos incríveis e incomparáveis; nossa inteligência e conhecimento limitados sempre freiam as atitudes que necessitamos para elevar bons sentimentos ao auge.
A CORRUPÇÃO NO BRASIL E A POLÍTICA NOS TRIBUNAIS
A política nos tribunais todos os dias é manchete nos jornais,
Corrupção passiva, corrupção ativa e organizações criminosas;
Estão se institucionalizando como se fossem coisas normais,
A constituição e as instituições são ameaçadas por pessoas perigosas.
O fogo de uma operação ameaça e queima pessoas perigosas,
Legisladores tentam coibir esse fogo, utilizando-se de leis formais.
Quando perguntados sobre o caso, dizem se tratar de medidas caluniosas.
Instituições se enfraquecendo, professores mal pagos são manchetes nos jornais.
Mas os políticos não desanimam, porque a decisão vem lá de cima,
Por que o “mar” apaga o fogo, o “mar” suaviza;
O “mar” traz a brisa e tranquiliza quem sucateia.
O “mar” é bem fundamentado e está bem engajado nesta teia.
O “mar” foi plantado na última instância e suas decisões hipnotiza;
E o povo cansa, o povo briga, pois não há como suportar esse clima.
Partido político: instituição de caráter social com interesses privados que não podem vir a público.
O grande mal da maioria das pessoas é sempre visar o exterior e admirar a beleza de um rosto e as curvas de um corpo bem definido.
E talvez lhes falte discernimento
De dar uma chanse apenas de conhecer quem realmente somos, e observar nossas virtudes.
E quem sabe essas pessoas se apaixonariam
mais, ao perceberem nossas verdadeiras e boas intenções.
O único condenado injustamente que eu conheço foi Jesus Cristo. Pena que ninguém defende ele como defende os políticos.
O escritor menor precisa resistir, perseverar e ironizar a si mesmo. Ele sabe que só a posteridade lhe dará o reconhecimento que está certo de merecer.
"O objetivo maior das provas para crianças é provocar a leitura e diagnosticar a interpretação. A aprendizagem do conteúdo é, para a pedagogia, apenas a consequência.
Enquanto que o diagnóstico é, para o pedagogo, o passaporte para o planejamento, no sentido espiral, ação/reflexão/ação."
Profª Coraci Machado
Sonhos também fazem parte do narrar indígena, são histórias contadas por muitas gerações e fonte de grandes saberes passados...Por isso precisamos tecer os fios dos quais nascem nosso saber. As folhas não podem ser expostas e levadas pelo tempo. Mesmo sabendo que é preciso ser inciado em uma não linguagem que faz parte de uma leitura de vida plena nas curvas de muitos rios que andam pela terra e são invisíveis para as mentes civilizadas. Não é uma visão mágica ou romantizada do viver, é pura ciência da vida mas de um outro jeito de ver, outro lugar de fala, e se relaciona com as palavras, diferente dos signos linguísticos conhecidos e interpretados. É mais complexo do que se mostra aos desprevenidos e narcotizados pelos não sentidos.
Longe de ser um pequeno detalhe o verdadeiro significado na foma que nomeamos as coisas possui razões que colonizam, eurocentrizam e inferiorizam no cotidiano nossas formas de olhar e pensar sobre as coisas no mundo. Esta informação é desconhecida pela maioria pois acostumamos usar os nomes que todos usam sem procurar sua origem. Faz parte do adestramento do nosso pensamento e é sútil. Estamos nos despindo de muitos conceitos que vestiram na gente, isto requer um certo tempo e prática. Não é instantâneo.
Perceber o que está por trás das palavras impostas como únicas verdades sobre determinados pontos de visão, ajuda valorizar nossas próprias correntes de pensamento e encontrar as bases de nossas filosofias indígenas. Trazendo conceitos indígenas invisíveis para visibilidade da narrativa, criando metodologias originarias em nossa educação.
O que parece apenas poético para muitas pessoas é na verdade uma forte visão que temos em nossa ótica relacionada ao nosso lugar, relação com os elementos da natureza e origem. Nossos livros são orais e nosso diálogo ilimitado com todos os seres visíveis ou não.
