Luis Fernando Verissimo poemas Sonhos

Cerca de 39738 poemas Luis Fernando Verissimo Sonhos

Solidão...

Poderá ser um flagelo, uma consequência dos tempos modernos, em que cada vez menos olhamos para o lado. Poderá ser um opção para combater o fardo demasiadamente pesado de uma má companhia. Na solidão, nascem coisas excepcionais ou morrem de uma vez por todas, a solidão não costuma ter meio termo e quanto mais gente tem à sua volta, mas cruel poderá ser. Mas é nela, na boa solidão, que também poderemos aprender muito sobre a vida e, principalmente, sobre nós próprios. Não há como dar a volta, será sempre de duas boas solidões que brotará a melhor das companhias.

Inserida por FernandoVentura

Saudade...

É a palavra mais portuguesa, cuja noção é muito difícil de traduzir numa língua estrangeira. Quanto a mim o que a saudade transmite vai muito para lá do que outra expressão consegue dizer. Na saudade, exprimem-se sentimentos de nostalgia e tristeza. Emoções, fruto de recordações e memórias, embrulhadas em papel bonito com um laço a condizer. A saudade deixa marcas, tira o fôlego, fruto da insatisfação e angústia. Mas a saudade também suscita alegrias e acelera o ritmo cardíaco, porque nos remete para aquilo que já se assistiu, já se viveu e já se conheceu: tudo o que se quer ter de volta. A saudade será sempre presença.

Inserida por FernandoVentura

Numa época em que todos os valores se questionam e se investe na sua subversão/inversão, numa época em que o vazio ideológico ameaça e a alienação impera...sejamos francos, o que está a fazer falta é alguma reflexão interior, uma introspecção consciente, uma eleição responsável dos valores fundamentais para a vida em sociedade, que saiba privilegiar um pouco mais o "ser" em detrimento do "ter", e não o contrário. Mas para isso é preciso tempo. Tempo no retorno de um dia cansativo de trabalho. Tempo (e coragem) para, entre as mil e uma solicitações da voragem da vida, se poder parar para escutar, e reflectir. Este é seguramente um dos males dos nossos dias, quiçá o pior, a falta de tempo!
Dir-se-á que são lugares comuns! São comuns precisamente porque são sentidos pela generalidade das pessoas que, no entanto, continuam a subir a calçada indiferentes a tudo e a todos! Não temos tempo para nós mesmos, quanto mais para os outros, (dizem alguns)!
Oxalá todos tenhamos algum tempo para, (e filosofando um pouco)) tal como as figuras mitológicas da milenária Índia, no caso, Sidarta e Vasudeva, em "o barqueiro"; e passo a citar; "sentarmo-nos junto das margens do rio, e escutarmos silenciosos o ruído da água, que não é uma água qualquer, mas a voz das coisas vivas, a voz do que é, a voz do eterno Devir".

Inserida por FernandoVentura

Perante as adversidades da vida ...

Escutemos apenas aqueles que nos querem bem, que estão connosco, que nos Amam, que usam a transparência e a lealdade como as grandes armas das pessoas íntegras, que são autênticos no bom e no menos bom, que têm a coragem de ser em vez de parecer, que querem partilhar vida connosco, que nos querem transportar até àquele território onde a felicidade pode ser possível, e que pode ser a felicidade deles também. Essas pessoas são raras, únicas, insubstituíveis, por isso devemos estimá-las e ficar agradecidos por fazerem parte da nossa vida. O tempo, esse, é escasso...a vida vai-se paginando a grande ritmo, sem grandes espaços para grandes demoras ou indecisões prolongadas; o passado ficou lá atrás apenas como referência, o futuro é só amanhã, e o presente não nos pode "fugir"...porque é ele que nos motiva e que nos impele a VIVER e a perceber que afinal a Vida é única e insubstituível ...

Inserida por FernandoVentura

Ser ou não ser imbecil...( that is the question) ?

Com o devido respeito e consideração por outras, na minha opinião a imbecilidade é, numa grande percentagem, resultado da (de)formação escolar mas também sócio-cultural de uma sociedade; e Portugal padece, ainda, as consequências de um tremendo atraso educacional de gerações. Depois, perece-me também que as novas tecnologias, como a Internet, vieram potenciar em alguns casos essa mesma imbecilidade (assistida). Tome-se por exemplo, a Wikipédia, que ao contrário do que seria suposto, presta um serviço deficitário e ás vezes falacioso ao cibernauta. A abundância de coisas que por vezes aqui registamos em rede é muita vezes pior que a falta de informação. Numa Democracia todos, sem excepção, têm ou deviam ter direito a opinar e a participar condignamente, ainda que possam emitir opiniões e sustentar posições pouco abalizadas, consistentes e que venham questionar os cânones jornalísticos mais elaborados. No entanto os mais atentos estão bem preparados para poder separar o trigo do joio. Assim, o único “busílis” dos pretensos “imbecis” será influenciar outros “tantos iguais a eles” e, desta forma apenas poder aspirar a ter um “doutoramento honoris causa” se forem nomeados pelos seus pares. No entanto, como não é expectável que “imbecil” proponha outro “imbecil” para doutor ou prémio Nobel, teremos a questão da dispersão da “idiotice", aparentemente controlada.

Inserida por FernandoVentura

"O campo é onde não estamos. Ali, só ali, há sombras verdadeiras e verdadeiro arvoredo". Bernardo Soares

(Em Aforismos e afins - de Fernando Pessoa)

Inserida por portalraizes

Eu acredito que perdemos bens materiais porque aquilo já deu seu tempo e não deve mais te pertencer.
Quando se perde algo é porque algo em troca está por vir e quando vem, vem melhor do que você já tinha.
Ninguém vive só de ganhos. Precisamos perder para que nosso "estoque" de bens nos dê espaço para outras coisas.

Inserida por FernandoVithor

Um louco, um vagabundo, digam oque quiserem,
Sou homem maduro e não um qualquer.
Minha vida tem somente um dono,
o velho pai no céu.
Aqui nesse mundo mesquinho,
Levo na garra, na bota e no chapéu.

Inserida por jamilFernando

We torture our brother men with hate, spite, evil, and then say “the world is bad”.

Torturamos os nossos irmãos homens com o ódio, o rancor, a maldade e depois dizemos «o mundo é mau».

(Aforismos e afins)

Inserida por carlosmachado67

Can anything be filthier, dirtier than a pig?
If you speak of external things, no.

Pode alguma coisa ser mais imunda, mais suja do que um porco? Se estivermos a falar de coisas externas, não.

(Aforismos e afins)

Inserida por carlosmachado67

Talvez o fracasso vem do seu medo
Então tudo que for fazer, faça sem medo
E faça certo, e talvez só assim você não irá fracassar.

Inserida por FernandoMascarenhas

Para poucos, a moda ainda é ser antiquado.
Poucos ainda sabem o que é viver com emoção.
Um abraço apertado, um beijo roubado e um sorriso de lado.
Valores estes que não aplicados e muito menos valorizados.
O antiquado de hoje é amar sem ver a quem.
Um abraço apertado, um beijo roubado e um sorriso de lado. Estes devemos permitir que somente a retribuição simultânea o pague.

Inserida por FernandoDantas

Sentada de canto calada, ela espera por algo que a traga felicidade.
Em meio aos seus devaneios, ela sonha, ela brinca, ela sorri esperando o amor perfeito.
Ela chora, canta e não mente o que sente.
A decepção já não a abala, pois o amor que ela tanto esperava chega e lhe desperta a alma.

Inserida por FernandoDantas

A Íbis, a ave do Egipto
Pousa sempre sobre um pé
O que é
Esquisito.
É uma ave sossegada,
Porque assim não anda nada.

Inserida por carlosmachado67

Somos um diamante bruto que no caso de uma relação afetiva precisa ser lapidado por nós mesmos.
Primeiro: porque ninguém é capaz de nos mudar;
Segundo: porque ser feliz é uma alternativa que deve partir sempre do maior interessado (ou seja, nós mesmos).

Inserida por fernandoguifer

Incógnita

Tenho que achar
Aquilo que alguém achou
E que fugiu por aí
E nunca mais voltou

Tenho que prender
Quando passar por mim
Aquilo que prenderam
Para nunca mais fugir

E se,não achar?
E se não passar por mim?
E como vai ser?
Será que voltará a sorrir?

A resposta será dada
Em questão de tempo
Se revelará a incógnita
E acabará o tormento

Que ao cingir das nuvens carregadas
Ouviu o seu lamento
Só os "leigos" entenderão
O que fala no presente,futuro momento!!

Inserida por fmns

Sentado no chão,
Sentimentos no coração.
Recordações virão...
Amor, amor amor,
Ponho-me a pensar,
Sentimentos, amor em amar.

Sentado no chão,
Peço seu perdão,
Deixo em paz meu coração,
Aos acordes que formei,
A melodia que armei,
Ponho-me a emplorar,
O teu amor vai me curar.

Sentado no chão,
Papel, caneta e violão.
Sentimentos no ar,
Ponho-me a falar
Apenas para dizer,
Na forma do cantar,
Eu amo você,
E sempre vou amar.

Inserida por fernandojb

A amizade verdadeira é aquela que vem do coração,
Mais do que isso, da alma, e isso não é uma coisa que
Simplesmente se conquista, ela é demorada, como uma obra
De qualquer artista, muitos já me chamaram de amigo,
Mas poucos ficaram comigo, com os falsos muito tempo eu passei,
Mas por sorte eu não me apeguei, já me fizeram sorrir,
Como tanto chorar, mas os meus verdadeiros irmãos,
Eu irei sempre eternizar.

Inserida por FernandoPrado

Muitas pessoas entram nas nossas vidas, mas só os verdadeiros amigos que permanecem para sempre em nossos corações.
Amigo de verdade é aquele que por mais triste que possa estar por dentro, nunca demostrará, para que assim possa estar sempre ao seu lado pronto para lhe ajudar, é também aquele que te aceita como és, aquele que celebra suas vitórias e conquistas, mas também aquele que compartilha suas dores e derrotas.
Amigo é aquele que diz, “ Amigo vai, que estarei logo atrás para lhe ajudar caso algo de errado”. Pois lhe falo, “ Felizes são as pessoas que tem amigos verdadeiros, pois serão através deles que terão sempre um lugar ao sol ”. Conte comigo para o que der e vier.

Inserida por FernandoPrado

Nós não estamos mais juntos, mas eu ainda te amo, como sempre amei, ou até mais.
Cada vez que eu falo com você, que eu penso em você, que eu te vejo, meu coração bate mais forte. Eu sinto falta dos momentos em que estive com você; e que hoje são uns dos momentos que mais dou valor, pelo fato de que talvez eles não se repitam.
Eu não sabia que amar alguém poderia me fazer sofrer assim, eu não sabia que saudade doía tanto! Por mais que me faça sofrer, chorar e me magoe... Eu quero te amar, eu não vou desistir de você. Eu te amo.
E as vezes, eu sinto que você também me ama; mas não sei se é essa minha esperança de te ter de novo que me faz sentir isso, ou se realmente você ainda sente algo por mim.
Por você eu faço tudo, faço o que você quiser, tento corrigir os meus defeitos, vou contra o mundo, enfrento qualquer obstáculo.
Desde que você volte pra mim, tudo bem.
Eu sei que eu posso esquecer tudo isso, e recomeçar minha vida com outro alguém. Por mais que demore, eu sei que posso.
Mas eu não quero mais ninguém que não seja você.
E eu não desisto de te querer, porque no fundo, eu sei, que a nossa história não termina aqui.

Inserida por eupaulofernando5