Luis Fernando Verissimo poemas Sonhos
E nós não nos perguntávamos para que
era aquilo que não era para nada.
Nós sabíamos ali. por uma intuição que por certo não tínhamos.
que este dolorido mundo onde seríamos dois, se existia,
era para além da linha externa onde as montanhas são hábitos
de formas, e para além dessa não havia nada. E era por causa
da contradição de saber isto que a nossa hora de ali era escura
como uma caverna em terra de supersticiosos, e o nosso senti-la
era estranho como um perfil de cidade mourisca contra um céu
de crepúsculo outonal.
SEGUNDA. - Talvez por não se sonhar bastante. . .
PRIMEIRA. - É possível. . . Não valeria então a pena fecharmo-
nos no sonho e esquecer a vida, para que a morte nos esquecesse?
. . .
SEGUNDA. - Não, minha irmã, nada vale a pena. . .
Não sei o que é isto, mas é o que sinto. . . Preciso dizer frases
confusas, um pouco longas, que custem a dizer. . . Não sentis
tudo isto como uma aranha enorme que nos tece de alma a
alma uma teia negra que nos prende?
SEGUNDA. - Não sinto nada... Sinto as minhas sensações
como uma coisa que se sente. . . Quem é que eu estou sendo?
. . . Quem é que está falando com a minha voz?. . . Ah.
escutai. ..
Como um vento na floresta,
Como um vento na floresta,
Minha emoção não tem fim.
Nada sou, nada me resta.
Não sei quem sou para mim.
E como entre os arvoredos
Há grandes sons de folhagem,
Também agito segredos
No fundo da minha imagem.
E o grande ruído do vento
Que as folhas cobrem de som
Despe-me do pensamento:
Sou ninguém, temo ser bom.
Não seja alguem que ainda está preso ao cordão umbilical da maternidade existencial. A vida não te dará "comidinha a boca", não te dará "ombro amigo" e tampouco mamadeira ao chorar! Ou você se esforça, levanta cedo e vai a luta sem desistir, ou absolutamente nada acontecerá.
Ah, já ia esquecendo...se você é daquela pessoas que vivem pela fé, lembre-se que sem obras(ações), ela é simplesmente morta, sem efeito algum! Força, você consegue!
Vitimizacão é uma arma perigosa e nociva a própria alma. Muito mais quando é utilizada para obter massagens de ego.
Precisamos encarar quem somos, sem as máscaras e apenas os que nos conhecem sabem quem de fato somos de bom e de melhor.
Aprenda a extirpar o pior e cultivar o melhor em você, sem auto engano.
Que sejamos no outro a esperança de que será fácil vencer a luta do dia, mesmo que pareça difícil!
Excelente dia!
Há pessoas que me fazem bem ao passo que vão sendo quem são na minha vida, outras bastaram existir para me tornar melhor do que sou dia após dia, e nesta vida tento ser e fazer o mesmo e acabo percebendo que ainda sou um servo inútil. E você o que tem sido para as pessoas que surgem à você?
Penso nisso, pense nisso!
Bom dia!
Levante-se questionando sobre promessas que fez a si mesmo! Promessas que elevaria seu caminhar para o que fosse melhor! E perceba que por vezes a única barreira está em si mesmo, em sua mente e não fora!
Deus trabalhou enquanto voce dormia! Agora é hora de acordar, pisar no chão da vida e descobrir o que você é capaz de oferecer a este dia!
Vamos nessa?
É exatamente neste momento em que ela é despertada!
Parece barganha, mas para Deus o importante não é que você só tenha despertado agora no momento que mais precisa, não. Diferente de nós humanos, Deus não joga na cara porque negligenciamos a fé, o que importa agora é que, justamente quando suas forças e competências são colocadas em descrédito, que Ele diz:
Agora sim, a auto-suficiência dele, se esvaiu, eis a minha hora de agir!
Deus é bom o tempo todo, nós é quem oscilamos todo tempo.
Há uma enorme diferença entre amar e gostar.
Existem pessoas que amamos e gostamos. E existem pessoas que não gostamos mas amamos.
Acredite, o gostar depende do outro ter algo que nos motive a gostá-lo, é de bom convívio de companhia agradável, nos faz bem estar perto. Enquanto que o amor é incondicional. Ou seja, posso amar meu inimigo mesmo não gostando dele, discordando de atitudes que não seja pautada no bem.
Um dia a gente aprende.
Amar é deixar a pessoa livre, mesmo que esta queira seguir por um caminho mau!
Difícil digerir né? Pois bem, isso é tão antigo quanto o Edén!
Para que sua consciência esteja em uma razoável paz, alerte-a das possíveis consequências e esteja disposto a "ajudá-la" caso volte a te procurar mesmo que ela tenha "quebrado a cara"!!
Isso é GRAÇA!
Nossa casa deve, a priori, ser um lugar de repouso, descanso ou no máximo planejamento! Mas para fazer as coisas de fato acontecerem é do lado de fora, na rua!
Em provérbios 6:9-11 encontramos um texto que não alivia, e nos exorta neste sentido:
"Até quando você vai ficar deitado,
preguiçoso?
Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca,
cochilando um pouco,
cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá
como um assaltante,
e a sua necessidade sobrevirá
como um homem armado sobre você.
Ouçamos pois, este preciso conselho!
Preocupação e ansiedade lhe visitaram?
Calma, não desanime!
Eu sei, a noite chegou e mais uma vez você ficou sem a tão esperada resposta né?
Não estranhe, não se desanime! Ainda existe o amanhã lembra?
Agora, um conselho?
Atente-se para este momento que você está passando, lhe garanto que é impossivel você ser a mesma pessoa.
Você fica melhor a cada dia que passa, mais forte, mais humilde, mais consciente. Acredite!
Não perca sua esperança!
Deus é bom e sua bondade dura para sempre!
Orando por você agora!
Ele mostrou-me o quanto sou falho.
Por vezes um fingido piedoso.
De amores duvidosos.
Pensamentos maus.
Práticas contraditórias.
Todavia, me amou, revelando tudo que sou.
Sim, o evangelho desnudou-me.
Sua leitura apresentou-me o ser que sou, a quem Deus enviou o Amor.
Morri e renasci, ou melhor, estou renascendo, reaprendendo com aquele que agora habita em mim.
O evangelho
A sua leitura trouxe-me conhecimento, na prática o convencimento de que a única coisa boa em mim não me pertencia, era emprestado.
E por ser amado, o sopro da vida continua, dando-me a oportunidade de ser uma nova criatura.
Não sabemos o dia da volta ao Senhor a nós e nem a volta nossa para Ele, e por isso não entremos em paranóia de desesperos, confie e espere. Mas, espere...
Vencendo as angústias,
Vencendo os medos,
Vencendo as tentações,
Vencendo as dores
Vencendo a solidão
E como?
Acreditando que você tem a decisão hoje de poder trazer a sua memória o que gera em você esperança do que se é Eterno no ser.
Sei que pode, sei que consegue, sei que assim você irá fazer!
Vamos juntos!
Tenhamos um dia bom!
Se desnude, sem medo, encare a vida, com sua própria face, do jeito que é, justificada pelo reconhecimento de quem se é, honesto a sua propria consciência. Jogue as máscaras fora! Sim, está no plural, porque se concordar com Nietzsche, "ao passo que você tentar tirar a máscara, aparecerá outra, e outra". Constituindo assim uma falsidade menos falsa.
Que assim seja. Vá tirando, elimine-as desistindo de agradar à todos, sem que deixe de ser amoroso, cuidadoso, atencioso, moderado e tratável sem parcialidade e hipocrisia, livre de toda e qualquer pretensão redentora de salvar alguém. Aliás, este poder não nos pertence, foi e é exclusivo de Cristo, na cruz e ao Espírito (no tempo/espaço) para quem crer e ser convencido disso pela fé.
Para Nietzsche, usar máscaras para disfarçar quem somos é comum, estaria ligado a personalidade do indivíduo. E de certa forma, creio que assim é. Para Kierkegaard, "quanto mais bem enigmágtica for suas máscaras, mais chances de sucesso você terá".
Eu, todavia, penso que a respeito de ser bem sucedido na existência, naquilo lhe me parece bem comum fazendo uso das máscaras, durante boa parte de minha caminhada, afirmo que além de ser viciosa, ela exigirá de você cada vez mais uma melhor performace para melhor se adaptar ao papel social. E quanto mais sincera for a pessoa disposta a este modo de viver, mais dramática será a saga para se adaptar ao mundo de ilusão cujo fim é um caminho de morte, morte do ser. Ser quem se é!
Impossível, como em todos os anos que se renovam, não pensar nos que estão neste momento sozinhos, ouvindo o som dos fogos e dos raros risos de quase todos do outro lado da janela...
Talvez isso ocorra quase que sempre, mas por conta deste clima que escorre em quase todos, esse momento ganha um tom de tristeza, e por isso preciso lhe dizer:
Um dia alguém disse que você nunca estaria só, Ele disse que estaria contigo todos os dias até a consumação dos séculos!
Sim, Ele está aí agora, sinta seu abraço e como simbolo de amor, a lágrima que escorre do seu rosto!
