Livre para Amar
O homem é livre na exata medida em que tem o poder para existir e agir segundo as leis da natureza humana.
Nós temos o privilégio de vivermos em uma nação livre na qual podemos noticiar o evangelho sem barreiras. Ainda temos em nosso Brasil vários ministérios que são canais de Deus a nossos irmãos. Grandes líderes, até diferentes entre si em muitos aspectos doutrinários, mas com uma convergência maravilhosa, que é o desejo de ver nossa nação aos pés da cruz, de ver o poder de Deus sendo derramado em nossa nação.
Livro: Servir, o maior dos desafios
Um homem com fome não é um homem livre.
"Os pais inteligentes não fazem tudo para os seus filhos, para não lhes tirar o livre arbítrio e a parte da glória que lhes cabe"
Os conservadores preferem os arranjos não planejados do livre mercado, ao centralismo e o dirigismo estatal. Antes as agruras do trabalho livre, que o conforto artificial da escravidão.
Graças a Deus que sou LIVRE. Livre mesmo! Livre de pensar; livre para escrever; livre espiritualmente. Sobretudo livre para perdoar e para amar!
Seja livre; no fim, ninguém se importa com você. Liberdade é fazer o que se deseja, reconhecendo que, no final, o que realmente importa é estar em paz com as próprias escolhas.
Explicando a tal
livre-agência calvinista:
Você é livre para fazer o que não poderia fazer diferente! Nada poderia ser mais contradizente do que isso!
O livre-arbítrio compreende a razão; pois uma criatura que não tem
livre-arbítrio é desprovida de razão, não passando de uma criatura inerte, como pedra, pau, metal. Acho que todos concordam que o homem não é uma criatura inerte, a não ser os hereges que defendem que não existe
livre-arbítrio.
Nenhuma tradição cristã negou o livre-arbítrio! A Igreja primitiva, os pais da igreja, o cristianismo medieval e também reformado. Apenas as seitas heréticas como gnosticismo, maniqueísmo, estoicismo, islamismo, e outros hereges negavam o livre-arbítrio da vontade. Esses hereges eram acusados de colocar em Deus a causa do mal moral. Assim, se o homem não age livre e voluntariamente para pecar, ele é coagido a pecar, e Deus por ser a causa primeira de todo ser, é quem coage o homem a pecar, fazendo dEle o grande vilão cósmico do universo.
Quanto ao livre-arbítrio devemos entender que o livre-arbítrio compreende a razão. Assim, uma criatura que não tem livre-arbítrio é desprovida de razão e consequentemente de responsabilidade, pois ela é inerte, como pedra, pau, metal, etc... Já o homem todos concordam que ele não é uma criatura inerte, mais constituída de razão. Como dizia Agostinho: “o homem peca pelo mau uso do livre-arbítrio”.
