Liberdade para Thomas Hobbes
"Não recebo para dar opinião, opinar é um ato de suprema liberdade de expressão, onde o ser pensante revela seu caráter intelectual. "
Evan do Carmo
Sou escravo de uma ilusão de liberdade
Não sou,
nem nunca serei
escravo de ideologia
nem escravo do amor
nem da alegria...
Sou livre
assim penso e vivo
tenho um coração calmo,
ativo com muito defeito
um coração que ama
que ri, que chora e sangra.
Escravo do riso eu seria,
se não soubesse
como tolos são os que riem à toa
contudo, no meu universo
não há espaço para distração
de natureza humana.
Há contradição no meu discurso
e confusão no curso da minha epígrafe
enquanto escrevo e penso
outra ideia surge, no subterrâneo
onde o meu inconsciente
trava luta com minha lucidez
superficial.
Sou escravo de mim mesmo
dos meus servos-heterônimos
que conscientemente me guiam
quando eu divago sobre as suas teses
e admito que na obscuridade,
na verdade, são todas minhas.
Prisão Psicológica
“Qual será o preço da tua liberdade?... Não queira saber, é muito caro para as tuas posses".
O que pode ser concebido como liberdade para um homem pode variar de muitas maneiras. Há uma maioria entre eles que não percebe a diferença entre prisão e liberdade.
Contudo alguém deve dizer, ao ler este texto, que a liberdade é o direito físico de poder ir e vir sem que seja interrompida a caminhada. O fato é que só existe prisão mental, qualquer outra forma de prisão pode ser rompida por qualquer estúpido, carcereiro ou juiz. Já a prisão real, esta de que falo é muito mais difícil de romper com os seus grilhões.
Eu não tenho a pretensão de ensinar como se faz a ninguém. Mas acredito que foi pelas minhas próprias mãos, ou melhor, com meus próprios olhos que me livrei das amarras da ignorância herdada, especialmente das superstições religiosas, que representa, a meu ver, a prisão mais nociva e perpétua.
Uma frase genial de Espinosa deve indicar a chave àqueles que despertarem algum interesse por esta minha visão realista do que pode ser chamada de verdadeira prisão, a psicológica. !
“O Medo gera as Superstições..”
― Evan Do Carmo
Liberdade é a prova mais altiva do conceito humano, todavia, tê-la constitui haver a recíproca do mesmo conceito...
✍
No jardim da liberdade,
Regado com emoção,
nutro no meu coração
a mais simples e mais querida
flor que faz a minha vida
ser a mais doce paixão.
PedrO M.
Liberdade, prato que se come cru e sorridente...
Máquinas, gados, robôs e a tecnologia são exemplos primários do que podem e devem ser conduzidos, manipulados e direcionados pelo homem desde que sejam em prol e total benefício do seu grupo, da sua comunidade ou da sociedade como um todo.
No entanto, se expressar, poder ir e vir e debater coerentemente sem qualquer tipo manipulação ou aprisionamento de ideias é um prato da liberdade universal que se come cru e com muito prazer!
Talvez a falta de tempo ou a falta de interesse seja o motivo real do mundo contemporâneo na privação da nossa liberdade de pensar, do saber, agir, curtir, valorizar, enfim no direito e dever de cada um de poder exercer alegremente sua própria liberdade.
Cada mente é um universo pensante de incontáveis possibilidades criativas para o crescimento de si e da coletividade, uma sociedade consegue caminhar em direção a luz quando os seus iguais podem se posicionar ou gerir ideias inovadoras, a limitação pode causar impactos sociais irreversíveis.
"Ó Ar, sopro da vida e mensageiro dos céus, que trazes novas ideias e liberdade. Invoco tua leveza para expandir minha mente e abrir meu coração. Que a tua frescura revitalize meus pensamentos e que eu encontre inspiração nas alturas. Pelo poder do Ar, que eu respire clareza e inovação."
No silêncio
Quero a desejada liberdade
Como tem meus pensamentos,
De estar sempre com você
E não lhe esconder o que eu sinto.
Cuido dizer meus sentimentos
E afastá-la do meu ver,
Onde ao longe eu à cortejo
E tão de perto eu te sinto.
É breve no meu peito este bramido
De um grito intenso e contido,
Onde falo deste amor
No silêncio de um suspiro.
É intenso o meu amor
Como é grande a minha dor...
Por sonhá-la comigo
E não ganhar o seu amor.
Edney Valentim Araújo
Liberdade é poder se desprender do que se supõe possuir,
E buscar desvendar novos horizontes.
(Nepom Ridna)
Suportei por muito tempo alguns incômodos, mas quando conquistei a minha liberdade, não deu outra: tudo que me sufoca vou deixando para trás. Sinto-me livre!
A liberdade de expressão é garantida por lei, porém devemos usar as palavras com cuidado. Sejamos responsáveis e acima de tudo empáticos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp