Juventude epígrafes
O Cardeal Guibert tinha também desde a juventude, em grau extraordinário, o amor aos livros. De família pobre, saboreava aqueles que lhe emprestavam, esperando algum dia realizar o seu sonho: comprá-los por conta própria.
Fruto Imaturo
Flor da juventude
De um ser que se ilude
Nos prazeres mais fúteis
A razão de aqui estar
Entre versos e linhas tortas
Soltos ao vento, postos sob a mesa
Esbanje a beleza
Em uma face entristecida
Inspiração esvaída
Pensamento complexo
Imagens de um plano, em uma forma convexa
Dor nula, emoções à mostra
Julga-se por meio das folhas
"Há de ser feliz?"
Em um cenário tão belo
De infinitas escolhas
"Inútil decisão"
"Existência instável"
Afagando a morte
A qual nunca desejou
Futuro brilhante
Mente vazia
A árvore que nos carrega
Mãe de um fruto imaturo
"Creio que a juventude existiu até a minha geração, pois era um tempo aonde não tinha-mos nada, mas ao mesmo tempo tinha-mos tudo.
Criado 10 de out de 2016
"Todo privilégio que nos é dado, também nos é retirado, a juventude, a força, a memória, a lucidez e até mesmo o saber. Talvez o propósito da vida seja apenas o de entender que existir a cada momento e ser capaz de se despedir em cada estação é a verdadeira jornada bem feita."
A juventude é a segunda estação da vida e nela os bens que são adquiridos e guardados para viver a ultima estação; a velhice.
A FONTE DA JUVENTUDE
Estou ficando novo...
Ao contrário das convenções, cada ano que fazemos mais um ano, pelo menos em meu caso, é um motivo esplendoroso para celebrar a tão cobiçada “eterna juventude”.
Houve uma época sombria — ou de aprendizado? — em minha vida que chegar aos quarenta era praticamente uma utopia.
Sem entrar em porquês, o fato é que, após completar o glamouroso tempo de vida terrena, percebi que a cada ano que passa, fico mais novo e tenho mais vontade de viver.
A fonte da juventude existe, sim. Está ao alcance de todos e não é através das cirurgias plásticas, cremes para a pele ou musculação. Essas coisas são complementos – para uns necessários, para outros, não. Mas isso não vêm ao caso.
A real fonte da juventude está no verbo sonhar! Sonhar e acreditar nos sonhos ou simplesmente ter fé. Sonhar nos deixa felizes e vigorosos. Sonhar, mesmo que não realize os almejados sonhos, já impulsionam o nosso viver de forma inefável.
Quem sonha, sobretudo com o bem — não só para si, mas para uma coletividade: da nossa espécie e de outras espécies que coexistem em nosso planeta azul conosco – já é essencialmente feliz e realizando, pois os sonhos são reais. ACREDITEM!
Todas as datas são queridas quando temos sonhos; sonhos são: propósitos, batalhas, vôos, mergulhos, trabalhos, cura, vida e fim de vida.
Nada é descartável para quem sonha. Nenhum ser vivo(ou morto) é descartável para quem tem a alma untada pelo verbo sonhar em todos os tempos e modos do verbo.
Sendo assim, se queres a eterna juventude, se preocupe com seus sonhos e deixem que os irmãos e irmãs sonhem! Aliás, se possível, faça parte dos sonhos alheios. Isso é viver jovem para sempre.
Estou um ano mais novo. E, se depender de mim(e dos meus sonhos que são coletivos), chegarei à infância, mais uma vez.
Luciano Calazans. Salvador, Bahia, 15/01/2017 mais novo, mais puro e mais determinado a sonhar!
Desde a minha tenra juventude sou agraciado a cada ano letivo com a presença da GREVE DE PROFESSORES! Será se nada mudou? E se mudou, por que ela ainda existe?
Essa juventude materialista ainda vai precisar escutar as batidas do coração para encontrar paz nessa vida. Porque o objeto não proporciona a real felicidade... Tudo descartável.
Na juventude rege a intuição, na velhice, a reflexão. Dessa forma, aquela é a idade para a poesia, esta mais para a filosofia. Também em termos práticos somos determinados na juventude pelo que foi induzido e por sua respectiva impressão, na velhice apenas pelo que foi pensado. Em parte, isso se deve ao fato de que s[o na velhice ha casos intuitivos em numero suficiente para serem subsumidos a conceitos, ganhando, assim, plena importância, conteúdo e credito; ao mesmo tempo, ha moderação, pelo hábito, da impressão do que foi intuído. Por outro lado, na juventude, a impressão das intuições portanto também do aspecto exterior das coisas especialmente quando se trata de cabeças vivazes e fantasiosas, é tão preponderante, que o mundo é visto como uma pintura. Desse modo, preocupam-se sobretudo em saber como figurarão e se apresentarão nesse mundo, bem mais do que a respeito da própria disposição interna. Isso se mostra ja na vaidade pessoal e no exagero em cuidar da aparência, característicos dos jovens.
Aquela "fosforescência sensual
na qual se deliciava minha juventude"
jaz agora quase atrás de mim
como uma região de sonhos
onde um anjo
de hálito ardente
dança como uma diva
por veias estranhas
pelas quais o desejo
perscruta e lamenta
E dança
e dança ainda
e ainda avança
Vc não deve ficar parado em quando a juventude te acompanha,deixa pra quando envelhecer pq ai vc já terá feito tudo será compreensivo vc esperar a morte chegar..
Deus é fiel e tem poder de me dar tudo o que me foi tirado, inclusive o tempo,a saúde e a juventude,de fato, nem mesmo a morte é mais forte que Jeová.Se Jeová faz o ipê amarelo florescer, também pode transformar um galho quebrado como eu,numa sequoia maravilhosa...tudo é vaidade,hoje somos úteis, amanhã podemos ser uma eira, que não produz nem sequer um grão...de significado.ah a alma sem anáguas! sem mortalhas!sem o forro negrume de dúbias narrativas! A pele não cabe na pauta,nem na ata ou na palavra! A pele é uma musseline translúcida,por onde nos transpassa o reflexo desalinhado da dúvida! Nada para Jeová é impossível,como um Gazar de seda fino ou um cetim devore ,somos maleáveis e frágeis, estampados com abstrações inúteis ,o filósofo é vislumbrado,ele se questiona de onde vem,mas não sabe para onde vai! Jeová vê além das tramas,das nuancias,da textura e da gramatura,o problema nunca é o sujeito mas sim os verbos no imperativo.ah se entendesse os motivos dos meus caminhos ,talvez não perderia o seu tempo me vendendo mapas!
A juventude é uma oportunidade maravilhosa! É uma pena que tenha sido concedida somente aos jovens...
A juventude na atualidade é uma porcaria, não se interessam pela leitura. Eu ao menos em meados de 1994 jogava Mario, e nas horas vagas lia Mauricio de Sousa...
A juventude caminha hoje em uma maior busca por ser e viver diferentemente de todos os padrões tradicionais conhecidos de nossa cultura. E o pior é que em grande parte acelerada deve se pela falta de politicas publicas educacionais e falta de oportunidades profissionais que justifiquem como feliz ou ao menos uma possibilidade de ser segundo o antigo modelo de bem estar social.
Existe sim um confuso conceito entre a liberdade e a libertinagem de cada qual ser e viver diferente mas mesmo assim dentro de limites. Mas quando as roupas extravagantes ultrapassam todos os modelos de moda e vestuário, as múltiplas tatuagens passam a ser uma segunda pele multicolorida iconográfica e o próprio modos operandi de viver ultrapassam todos os limites do bem estar saudável provável e se encaminham para uma bipolaridade de assumir meia parte de um comportamento bizarro teatral, ou liquefação estigmatizante do mau gosto, uma barbárie da personalidade pessoal de certa forma é mais uma falência, uma triste eloquência que está a dizer, apesar de todas as esquistas diferenças mutantes impostas a mim mesmo, mesmo assim com tudo isto, ainda não estou e nem sou feliz para a vida de verdade.
