Jogral sobre o Meio Ambiente
Nem sempre a mudança depende somente de mudar a si próprio. Em alguns casos, a pessoa pode usar todo o esforço de mudança do mundo, contudo se não promover algumas mudanças nas circunstâncias, no ambiente ou nas “regras do jogo” nada acontecerá.
Com o mesmo amor e intensidade que Deus criou a Terra, o homem com sua ambição e ganância está destruindo-a.
Comece a ler um livro se não gostar desse, troque, mas não fique sem ler nenhum dia, não fique sem ouvir música, pelo ou menos uma vez na semana visite um ambiente diferente, Elogie os acertos das pessoas, tire um momento todo dia para conversar com você mesmo, minutos, fique em silêncio, ouça seu inconsciente, lá tem toda sua história passada...
Uma má inspiração,quando absorvida em ambientes ruins,produzirá uma obra das mais bizarras,jamais vistas por um ser humano!
Nada se perde, tudo se transforma! Mais triste do que ver o paraíso sendo destruído é saber que os destruidores estão destruindo a sua própria espécie.
Sobre a verdade, temos a minha verdade, a tua verdade e a verdade universal, que é independente do que racionalmente, espiritualmente ou mentalmente achamos, sentimos ou acreditemos. Está verdade habita no Domus e é bem diferente de tudo que aprendemos, doutrinaram e nos foi apresentado como aparência neste mundo de sombras, mentiras e ilusões.
A relação entre a crescente capacidade técnica e a degradação ambiental é evidente.
Os povos indígenas, dotados de menor avanço tecnológico, exerciam menor impacto ambiental, ainda que praticassem atividades como a queimada controlada.
Ademais, sociedades caracterizadas pela ausência de acumulação de capital e pela reduzida disparidade social tendem a causar menos danos ao meio ambiente.
O que caracteriza um indivíduo resiliente é seu afã de progredir e de lutar por seus objetivos mesmo em um ambiente hostil. Em vez de entregar-se à queixa, ele se empenha em construir o próprio futuro.
Se continuarmos dando mais importância ao capitalismo ao invés de preservar nossos recursos naturais, seremos devastados junto com nossas ambições.
Parábola do Futebol
Certa vez em uma vila rural do interior havia uma criança as margens de um campo, enquanto cortava toras de madeira utilizando uma faca, um homem aproximou e disse:
– Ei garoto o que está fazendo?
O jovem garoto de aproximadamente quatro anos respondeu:
– Estou construindo um campo de futebol, e estas madeiras serão as traves(gol) do meu campo.
Aquele homem que entendia muito de futebol, o indagou: O que você entende das regras de futebol?
E rapidamente ele respondeu:
– Sem traves não há campo de futebol.
Moral da história:
Em uma sociedade, composta de várias regras e leis, os governantes estão negligenciando o básico para a sobrevivência e sustentabilidade das gerações futuras. A ganância e a busca por geração de renda a qualquer custo está destruindo a sociedade, os princípios e a natureza.
Sem ação as leis são apenas papéis.
Discordo que sejamos frutos de nosso meio. Somos frutos de nossas escolhas. Por isso somos tão diferentes um do outro mesmo vivendo no mesmo ambiente.
Sonho em um mundo melhor, sonho de fazer com que alguma coisa, algum ser, alguma população, algum estado de coisas melhorasse neste ou em algum planeta, uma vez que pode haver um planeta ou um universo dentro de cada ser e cada ser tem de estar e/ou viver sobre um planeta.
(Tese de Doutoramento, 2014)
As instituições escolares possuem autonomia para agir de forma estratégica no desenvolvimento de ações que possibilitem ao aluno um olhar mais crítico para a realidade ambiental do país.
O sonho é algo de mais alta ordem, articulando memórias complexas na forma de enredos oníricos, verdadeiras simulações do ambiente e do sonhador.
É trágico ver um profissional responsável pela limpeza urbana jogar a embalagem de um canudo no chão! Precisamos de bons exemplos e todos somos responsáveis, a começar com a família. Vocês criam cidadãos ou só jogam lixo na sociedade?
Toda vez que te vejo, ah, eu tento me esconder
Mas quando nos encontramos, parece que não consigo deixar para lá
Toda vez que você deixa o ambiente
Sinto que estou murchando como uma flor
Você já se perguntou, porque algumas pessoas na sua empresa não gostam de você?
Você não acha estranho que no seu local de trabalho sempre existem pessoas que não convivem bem com você?
Você às vezes se acha um pouco excluído no seu ambiente de trabalho?
Se isso estiver acontecendo, provavelmente, o problema está em você.
Sempre colocamos a culpa no outro quando o outro não gosta da gente, mas temos que aceitar que no trabalho a culpa pode ser nossa, sim.
São as nossas atitudes que afastam ou aproximam as pessoas com as quais trabalhamos.
É o nosso comportamento diário que fortalece ou enfraquece as nossas relações no trabalho.
Quer ter uma convivência mais saudável com todos na sua empresa? Então adote alguns comportamentos:
Dê bom dia, agradeça, diga até amanhã, peça licença, dê um sorriso, elogie, ajude, seja gentil e realize o seu trabalho com competência.
Tendo essa postura diária, aos poucos, você irá encantar as pessoas ao seu redor e vai perceber que pequenos gestos podem aproximar grandes oportunidades.
E aí, você já desejou bom dia hoje?
...felizes são aqueles que já estiveram a margem da sociedade e souberam aproveitar essa oportunidade. Estar a margem sempre será uma forma de a sociedade te impor a necessidade de superação, pois se não existissem os preconceitos como existiriam as superações?
...triste fim daqueles que por ironia do destino ou medo de assumir o ambiente em que viveu, não souberam o sabor que é estar a margem social e se tornar o centro dela por via de seus próprios desafios, de sua própria força, forma e coragem...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp