Inteligência e Esperteza
Informação, conhecimento, sabedoria, não geram ordem e decência, se faltar obediência, disciplina, leis e regras;
Dizem que; "os pensamentos ruins costumam importunar durante a madrugada." Eu concordo! Mas as idéias boas também tem esse mesmo costume e elas são o principal motivo da minha insônia.
Luiz Gasparetto disse que; "Enfrentar preconceitos é o preço que se paga por ser diferente." De fato! Confesso que o diferente me incomoda, mais do que isso, ele me atrai, me interessa.
Nossas memórias, sejam elas boas ou ruins, são como forças auxiliares ao estarmos prestes a fazer algo que já fizemos antes.
Fazer da nossa dor, um aprendizado. Enão deixar que ela nos destrua, mas sim que nos transforme em um ser humano mais forte e sábio.
Só o desperto sabe, se você não é, não tem como ter uma visão. Você só pode ver o que você é.
Kairo Nunes 07/05/2023.
Não é você quem precisa crescer, são suas crenças. Cultive e amplie suas crenças, acreditando que cada desafio é uma oportunidade para se tornar mais feliz e sábio.
Entre Tolos e Sábios
Eram espinhos banhados de ouro,
mas não deixaram de serem espinhos.
O tolo enxergava apenas os quilates,
O sábio enxergava os espinhos.
Eram apenas fezes banhadas de ouro,
Mas não deixavam de serem fezes.
O tolo enxergava os quilates,
O sábio enxergava às fezes.
Eram dias de chuva, eram também dias de luta;
O tolo se protegia, deixando de sorrir por nublado estar.
O sábio regozijava-se deliciando-se á cada gota que caia,
Sorria e cantava junto aos pássaros e vivia.
Verdadeiramente próspero é o homem que edifica sua casa com sabedoria resguardando-se da ira e dominando o seu ímpeto, pois verá dias felizes e trará benefícios irrefutáveis para si e sua descendência!
Deus abençoe os seus passos pelos caminhos onde for.
Creia sempre Nele que tudo sabe, tudo vê e tudo pode.
Ele sabe o que faz.
Nem tudo que eu sinto eu revelo, nem tudo que eu vejo eu digo. Mas nunca digo o que não sinto ou o que não vi.
E às vezes me vinha a mente uns pensamentos tão profundos, que na hora me perguntava: por que não os escrevo? Mas não tinha naquele lampejo de luz caneta e papel em mãos, então, como minha mente trabalhava tão rápido, logo os esquecia. E ficava só a vaga memória, do momento em que recitava só aqueles pensamentos que até eu me surpreendia do quanto pareciam ser dito por aqueles considerados verdadeiros sábios.
Na busca pela perfeição, somente os sábios entendem que tornar-se-ão imperfeitos em diversas partes do caminho.
''As polaridades são dicotomias explícitas, porém ineficazes se vistas no aspecto da SABEDORIA. O sábio neutraliza suas percepções e compreende com maior facilidade a natureza de todas as coisas.''
KC. 2021
#AO #TEMPO
Perguntei ao tempo...
Por que você me beija e me abraça...
Entra em meu corpo...
E minha alma toca...
Me deixa frágil...
Tão vulnerável...
Tira de mim a maciez da minha pele...
E lentamente, me transformando,
Dobra-me à sua vontade...
Plateia meus cabelos...
Tira meu sorriso tão belo...
As rugas, obrigado, eu as aceito...
Faz minhas mãos tremerem...
Minhas pernas ficarem fracas...
Os olhos turvam...
E diante do espelho...
Perco a graça...
Me disseram que você cura tudo...
Porém nunca curou meu coração...
Ao contrário...
Trouxe-me mais decepção...
De você, eu corro
E fugindo, sempre me alcanças...
Levou de mim tantos e tantas...
Trouxe-me tantas lágrimas...
Deixando tantas lembranças...
É verdade...
Já me fez sorrir...
Me fortaleceu...
Deu-me razão...
Por isso ainda estou aqui...
Você voa...
Eu rastejo...
E sonhando...
Desejo ser feliz...
Vou vivendo...
Me ajeitando...
Nem sempre como eu quis...
Dizem que você é sábio...
E a tudo responde...
Por que ficas calado?
Não me dizes nada...
Por que me tocas?
Por que invade minha alma?
E O TEMPO RESPONDEU:
É PORQUE VC ME DESAFIA...
E NÃO COMPREENDES...
O QUE SOU EU...
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatoria.poemas
