Inteligência e Esperteza
As vezes o caçador abre a gaiola pra contemplar a beleza do pássaro porem,acaba tornando se escravo de sua própria contemplação.
Como é desgastante a tarefa de correr em uma esteira e não ter uma linha de chegada para cruzar.
Sem um pódio como prêmio e palavras de agradecimento.
Como é fria a natureza dos insensíveis e confusos, que lhe atiram na cova dos leões, enquanto outros fazem tão pouco.
Inútil seria persistir no sofrimento e batalhar contra moinhos de vento.
Ser um Dom Quixote solitário, que trava batalhas contra inimigos imaginários em busca de glória.
Apenas depois do desastre é que podemos ser ressuscitados.
Apenas depois de perder tudo é que você está livre para ser qualquer coisa.
Inclusive quem tu és.
É preciso entender que existem aqueles momentos para trocação de palavras - em que se protagoniza situações desgastantes para o repertório de paciência e sabedoria -, e outros somente a serem observados como um mero espectador que alimenta a inteligência emocional e o "No Stress" à la paz e amor - em nome da infalível (e velha) política da boa vizinhança.
A música deve ser usada inteligentemente
O cérebro humano está cansado e agredido pelo excesso de informações. A tv se encarregou de saturar, incessantemente, com sons irritantes; nas ruas, os motoristas buzinam estridentemente, e aceleram forte, produzindo barulho excessivo; os ruídos internos empurram o ser humano para o universo interior das cobranças sociais, e assim estressado pelo trabalho, ele se dirige aos templos para buscar a Palavra, a quietude, a reflexão. Quem não gostaria de orar silenciosamente ao entrar no santuário, ao som de uma musica suave? Quem não gostaria de ouvir um coral, ou cantar com a congregação um hino inspirativo, sem necessidade de tentar superar o barulho do que mais parece um “trio elétrico” de 90 decibéis, prejudicando a audição e a saúde?
Ainda há tempo de reverter o horror que se instalou nos templos durante o culto. Autoridades especializadas no estudo dos efeitos do som indicam que ruídos em níveis elevados alteram o comportamento humano e não preparam o cérebro para ouvir a mensagem, pelo contrário, interferem na química cerebral, que fica muito alterada. Com toda essa adrenalina a pessoa torna-se incapaz de gravar a mensagem.
A música é um poderoso fixador da memória: sensibiliza; emotiza (cria entusiasmo); prepara o cérebro para arquivar as mensagens; consola; tranqüiliza; desperta a atenção; estimula a produção dos hormônios que formam o padrão químico das inteligências.
A música deve ser usada inteligentemente, como recomenda um dos maiores músicos da antiguidade, Rei David:
“ Pois Deus é o Rei de toda a Terra; cantai louvores com inteligência.” Sl 47:7 .
A vida é criativa, surpreendente e tem a capacidade de oferecer realidades que são, em alguns momentos, muito piores do que poderíamos imaginar!
Entre os diversos dilemas modernos, destaca-se o receio de que as máquinas substituam os seres humanos. Este medo é contraposto pela esperança de que a automação possa solucionar a escassez de mão-de-obra em várias atividades que exigem habilidades motoras. Da mesma forma, há preocupações sobre a Inteligência Artificial (IA) suprimir certas funções, equilibradas pela expectativa de que a IA possa complementar as capacidades humanas, especialmente em áreas onde as novas gerações parecem enfrentar desafios, como interpretação, agilidade e foco.
É URGENTE SER INTELIGENTE
A única coisa realmente urgente para qualquer pessoa é se manter em vida. E para isso, precisa desenvolver e refinar a "intus legere", a capacidade de interpretação e leitura de movimentos, discursos e comportamentos.
Caso contrário, serás escravo da imagem, da ilustração, da voz e da aparência; agindo, crendo e vivendo, guiado pelas pulsões emocionais e com altíssimos níveis de cortisol, ignorância, ansiedade, obesidade e depressão. A sua inteligência ou a sua leitura interna dos cenários que te apresentam, sejam eles reais ou sensacionalistas, vai determinar o seu estado de saúde mental e emocional.
A realidade é uma constante construção pela percepção das experiencias e acções na vida do ser inserido na sociedade.
Eu admiro pessoas inteligentes que podem me ensinar coisas com gentileza e respeito, sem me fazer sentir mal por não saber algo.
E pertinente trocarmos a frase“ Deus é justo”
Por Deus é imparcial no que diz respeito as queixas das “pessoas injustiçadas.” Cada um julga-se injustiçado segundo o seu ponto de vista, e espera que Deus julgue sua causa baseada nele.
Acho linda e eficaz a lei de causa e consequência. Nós somos responsáveis por nossas atitudes.
No terreno de nossa existência ninguém, em tempo nenhum, colherá o fruto da semente que plantamos.
A Religião é semelhante a Política, se difere apenas por humanidade e divindade e algumas vezes nem nisto. Esta é a causa de alguns repudiarem e outros venerarem!
Ao criarmos um conceito sobre determinada coisa e, ao longo tempo sabermos que o que aprendemos é ou pode ser considerado maléfico para algumas pessoas na sociedade é constrangedor, mas elas não conseguirem convencer-nos de maneira inteligível, lógica e racional que devemos mudar é mais ainda.
É preciso o uso de muitas palavras para explicar ou entender algo quando envolve indivíduos com baixo teor intelectual, mas quanto mais culta a pessoa for, menos palavras necessitará para tal.
